EM PIRACICABA (SP) 20 DE MAIO DE 2025

Abril será o 'Mês de Conscientização e Prevenção à Hipertensão Arterial'

Proposta do vereador Marco Bicheiro, de inclusão da campanha no calendário oficial de eventos do município, foi aprovada em primeira discussão na 27ª Reunião Ordinária




Toque na imagem para aumentar

Projeto de lei de Marco Bicheiro foi aprovado em primeira discussão

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)





Abril passa a ser o "Mês de Conscientização e Prevenção à Hipertensão Arterial" dentro do calendário oficial de eventos de Piracicaba. A inclusão está prevista no projeto de lei 80/2025, que foi aprovado em primeira discussão nesta segunda-feira (19), na 27ª Reunião Ordinária.

A proposta partiu do vereador Marco Bicheiro (PSDB), que também é médico. "A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado", diz o parlamentar, na justificativa do projeto de lei.

Marco Bicheiro lista os sintomas da hipertensão arterial. "Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta. Entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial."

Entre as principais causas da condição, estão obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento. "O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até dez anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados, também colabora para o surgimento da hipertensão", diz o vereador.

"A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal e prática de atividade física regular, além de não fumar e de moderar o consumo de álcool", aconselha Marco Bicheiro.

"Os dados são alarmantes. É uma condição crônica que afeta cerca de 1,28 bilhão de pessoas no mundo e 30% da população brasileira, chegando a 10 milhões de mortes por ano em todo o planeta. É o principal fator de risco de doenças cardiovasculares, como infarto agudo no miocárdio e acidente vascular cerebral. Mas podemos diminuir os impactos da hipertensão arterial através da conscientização e da sua prevenção", comentou o autor da proposta, ao justificar voto na tribuna.

Também comentaram a importância da iniciativa os vereadores Gustavo Pompeo (Avante), Pedro Kawai (PSDB) e Zezinho Pereira (União Brasil).

Legislativo Marco Bicheiro

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas