
Audiência pública em Limeira discute Novo Código de Defesa Animal
Propositura reconhece o trabalho de Guilherme Aparecido de Jesus Chiquini, que já foi office boy, segurança, professor e supervisor censitário antes de advogar
Pedro Kawai é o autor da propositura aprovada nesta quinta-feira (21)
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou na noite desta quinta-feira (21) o projeto de decreto legislativo 35/2021, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), e que concede ao advogado previdenciário nascido na cidade de Joanópolis - SP, Guilherme Aparecido de Jesus Chiquini, o título de "Cidadão Piracicabano".
A honraria que é concedida pelo Legislativo municipal a pessoas não nascidas na cidade, mas que atuam e desenvolvem atividades no município, como é o caso de Guilherme, que, desde 2016, possui em Piracicaba um escritório dedicado ao direito previdenciário, atuando "sobretudo com concessão e revisão de benefícios do INSS (aposentadorias, auxílios, pensão por morte, BPC – LOAS)" e outros, traz a propositura.
O texto que substancia a justificativa para a concessão do Título destaca a trajetória de Chiquini que, aos quatorze anos, começou a trabalhar como office boy para ajudar nas despesas de casa. Ainda segundo a propositura, o hoje advogado também já foi guarda noturno e trabalhou no setor de administração e finanças da prefeitura de Joanópolis.
Concomitante ao trabalho, Guilherme Chiquini também conseguiu estudar, concluindo sua Licenciatura plena em História em 2006. No ano seguinte, foi aprovado em processo seletivo para exercer o cargo se supervisor censitário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, na sequência, obteve a aprovação em outro concurso público, desta vez para lecionar história no município de Pedra Bela - SP.
Ainda enquanto era professor, o homenageado iniciou uma nova graduação, desta vez em direito. "Concluiu o curso de Direito em 2011 e, em 2015, recebeu o convite de um familiar para trabalhar numa empresa que estava abrindo em Piracicaba. Aceitou o convite e se mudou com a família para a cidade. Logo surpreendeu-se com as belezas do município, com a estrutura urbanística, com a qualidade de vida ímpar e principalmente com a calorosa receptividade do povo piracicabano", traz o texto da propositura.
No ano seguinte, em 2016, Guilherme Chiquini monta um escritório de advocacia na cidade, passando, então, a atuar no setor previdenciário. Foi essa atuação que o levou, inclusive, a já ter sido presidente da Comissão de Direito Previdenciária da Subseção da OAB Piracicaba, comissão da qual, atualmente, é membro.
A concessão da honraria foi aprovada por unanimidade dos votos dos parlamentares presentes à 40ª reunião ordinária de 2021.
Audiência pública em Limeira discute Novo Código de Defesa Animal
Vereador solicita recapeamento de via pública no bairro Castelinho
'Doador de Sonhos': programa de doação de livros infantis é aprovado na Câmara
Câmara reconhece atuação da Guarda Civil em caso de cárcere e sequestro
Câmara aprova audiência pública para discutir a LDO de 2026
Vereador destaca ações positivas em emprego, saúde e educação em Piracicaba
Câmara aprova moção de aplausos pelos 70 anos do Policiamento Feminino
Vereador apresenta demandas para a região de Santa Terezinha
Câmara aprova entrega do título Piracicabanus Praeclarus a nutricionista
Câmara fará solenidades para homenagear Caterpillar e Bombeiro do Ano
Fechamento da farmácia municipal no bairro Cecap motiva requerimento
Vereador destaca importância da Festa das Nações para entidades locais
Requerimento aponta questionamentos sobre o serviço ‘Cata-Cacareco’
Vereador defende contratação de guardas antes do novo Estatuto
Projeto autoriza a abertura de créditos suplementares no Orçamento