Em discurso, vereador agradece por três mandatos
Agricultura: Comissão defende política de desenvolvimento sustentável
Presidida por Nancy Thame, Gilmar Rotta (relator) e Trevisan Jr. (membro), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural se reuniu hoje (7)
Agricultura: Comissão defende política de desenvolvimento sustentável
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, integrada por Nancy Thame (PSDB) - presidente, Gilmar Rotta (MDB) - relator e Trevisan Jr. (PR) - membro, na manhã desta quinta-feira (7), às 10h00 utilizou as dependências da sala "Euclides Buzetto", terceiro andar do prédio anexo para prosseguir em estudos que devem nortear a revisão do Plano Diretor, com foco no setor rural, em políticas que visam os próximos 10 anos da gestão de Piracicaba.
O vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP) também participou da reunião, sob coordenação da vereadora Nancy Thame (PSDB), que ainda contou com a presença do relator da Comissão, vereador Gilmar Rotta (MDB).
Na oportunidade foram analizadas propostas que serão apresentadas pela Comissão, com o apoio de técnicos e especialistas, na indicação de caminhos a que a gestão municipal possa colocar Piracicaba no rol de cidades como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, onde o fomento ao pequeno agricultor e outras ações na defesa e proteção territorial da zona rural, desencadeia uma série de benefícios a que a população é contemplada diretamente, além de representar economias de dividas e proteção ambiental, em ações que mudam paradígmas sobre a ocupação do homem no campo.
Os vereadores também reiteraram o papel d papel de instituições como a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) em discussões sobre a regularização fundiária, com reflexo no Plano Diretor de Desenvolvimento Rural, onde especialistas e técnicos da área agrícola poderão contribuir na edificação do Plano Diretor.
A vereadora Nancy Thame avaliou o resultado da reunião, com foco no Plano Diretor, enfatizando a necessidade de inserir a área rural não apenas como território, mas que possamos ter estes avanços como um carimbo, para depois, por ocasião da discussão sobre o plano setorial, se possível, garantir uma abertura para o desenvolvimento regional sustentável, onde várias instituições já contribuiram para este processo, a exemplo do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Regional).
A expectativa é pela introdução da temática, que traga o conceito de território com políticas estruturantes para a parte rural.
Nancy também considerou o potencial do pequeno agricultor em Piracicaba, da riqueza e da contribuição que estes cidadãos poderão contemplar o futuro da cidade. A parlamentar entende que Piracicaba tem muita coisa valorosa e, que cabe ao poder público fomentar isso, em programas de ações e na busca de recursos, com aproximação, ao diminuir a distância entre o produtor e o consumidor, onde demanda várias ações.
Nancy Thame citou várias ações internas que Piracicaba já tem, a exemplo dos varejões, sendo que o nosso produtor deveria ser mais valorizado ao participar destes locais, o que depende de cronograma e de produção.
Citou instituições como Copi Horti, Copi Mais e organização de pescadores, onde tudo isso viria num contexto global, a exemplo de alguns municípios, que em pouco tempo estão conseguindo ativar.
"A visão não pode ser de apenas uma cidade. A cidade come, ela se alimenta. A cidade tem produto à mesa", destacou a parlamentar, que também considerou que estes produtos podem ser advindos da área urbana, pois a agricultura urbana é bem vinda.
A parlamentar também considerou a participação da Comissão, na defesa do produtor e consumidor, em várias políticas, a exemplo de trazer mais produtores.
Sobre o salto de qualidade e visão de futuro que cidades como São José do Rio Preto e Riberão Preto deram, a parlamentar considera a sensibilidade que elas tiveram no fortalecimento através da Secretaria de Agricultura do Município, colocando todas as políticas condizentes, relacionadas à alimentos nesta gerência e com programas municipais.
"É incrível o resultado que tiveram em dois anos. Até emociona a gente, de ver que é possível sim esta transformação", concluiu a parlamentar.
Notícias relacionadas
Associação dos Engenheiros e Arquitetos receberá moção de aplausos
Vereador entrega moção a professor e pesquisador da Esalq
Medalha de mérito destaca empresa referencial na América Latina
Ativistas pela preservação do Rio Piracicaba são homenageados
Quatro votos de congratulações são aprovados na 76° Reunião Ordinária
Autor de livro com história do XV de Piracicaba recebe moção da Câmara
Vereador destaca segurança pública e ações de combate ao narcotráfico
Santa Teresinha: Câmara aprova inclusão de festas no calendário
Requerimento pede informações sobre contratos de asfalto e concreto
Vereador tece críticas com ‘resumo’ do atual governo
Câmara aplaude escritor por lançamento de livro em homenagem ao XV
Requerimento cobra melhorias de rua no Mario Dedini
Grupo Vocal Celeste Porvir é homenageado pelos 10 anos de trajetória
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025