EM PIRACICABA (SP) 05 DE OUTUBRO DE 2022

Alunos do Barão do Rio Branco participam de visita guiada na Câmara

Documentos anteriores ao surgimento da Câmara Municipal de Piracicaba (SP) foram mostrados aos estudantes




Toque na imagem para aumentar

Visita dos alunos da escola estadual Barão do Rio Branco no setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


“Aqui é bem cuidado." A observação é da aluna Letícia Berretta Custódio, de 17 anos, que participou, ao lado de mais nove estudantes da escola estadual Barão do Rio Branco, localizada na rua Ipiranga, 924, área central, da visita guiada ao setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba (SP), na tarde desta quarta-feira (5).

Orientados pelo professor da disciplina de História, Eduardo Filleti Spoto, eles foram recebidos pela arquivista Giovanna Fenili Calabria, responsável pelo setor, e pelos servidores Dayane Cristina Soldan, Michelle Santin Pecorari e Bruno Didoné de Oliveira.

Os livros de atas mais antigos do município foram mostrados aos alunos, que puderam ver o conteúdo por meio de cópias disponibilizadas, com o objetivo de preservar o original, já que o manuseio exige luvas e máscaras.

Giovana apresentou exemplos de como é feita a catalogação do material, separados em “fundo ou coleção”. “Nós temos uma seleção de documentos que chamamos de fundação, anteriores ao surgimento da Câmara Municipal, que se deu em 1822”, explica. São manuscritos que narram, ainda, os acontecimentos da então Vila Nova da Constituição, nome da cidade antes de virar Piracicaba.

“Os grandes objetivos e funções do departamento são a divulgação do material histórico e do que Piracicaba tem em termos de memória documental”, acrescenta Giovanna. “É muito bom saber que tem gente interessada nesse assunto e saber que podemos receber essas pessoas para mostrar o nosso trabalho”.

Foram apresentados aos alunos os processos pelos quais os documentos passam, desde a sua identificação, transcrição, criação de índices, restauração, digitalização, preservação e, por último, a inserção no sistema de consulta on-line da Câmara, com a utilização do software Atom e, consequentemente, a divulgação. Parte desse trabalho é feito por Gabriel Tenório, estagiário do curso de História, da Uninter.

“Além do conhecimento sobre a história do município, também é um exercício de cidadania”, reflete o docente Eduardo Spoto. Piracicaba, na opinião dele, tem muito a contribuir, pois tem uma história significativa não somente no Estado de São Paulo, mas no Brasil. “A preservação do patrimônio cultural é fundamental e as novas gerações são as próximas protagonistas da conservação da memória do município”, concluiu.

MEMÓRIAS – Por meio do camarapiracicaba.sp.gov.br, no link “Acervo Histórico”, é possível a visualização de documentos e fotos, além de notícias que marcaram a cidade, a exemplo do funeral do ex-prefeito Luciano Guidotti.

O setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara está situado no quarto andar do prédio anexo do Legislativo, com acesso pela rua São José, 547. Outras informações pelo 3403- 7130.

Legislativo

Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas