
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Projeto de lei é de autoria dos vereadores Pedro Kawai e Silvia Morales.
Projeto é de autoria de Pedro Kawai e Silvia Morales
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946O papel que Vilson Mileski teve na saúde em Piracicaba ficará eternizado na denominação do anexo à UPA (unidade de pronto-atendimento) do Piracicamirim. De autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB) e da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua, o projeto de lei 197/2021 foi aprovado em duas discussões na noite desta segunda-feira (6), quando foram realizadas a 50ª reunião ordinária e a 40ª sessão extraordinária.
Nascidos em 21 de agosto de 1969, em Laranjeiras do Sul (PR), Vilson migrou para Piracicaba no final de 1985, quando deixou o seminário para se formar em técnico de enfermagem. Como funcionário da Prefeitura, trabalhou no antigo posto de saúde central, na UPA da Vila Cristina e na Central de Ambulâncias, terminando a carreira no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
"Foi durante um dos deslocamentos efetuados pelo Samu que Vilson conheceu sua esposa, a médica Letícia Helena Castilho Abe, com quem constituiu família", lembram Kawai e Silvia, citando os filhos do casal: Gabriel, Maria Eduarda e Geovana.
Em razão da paixão pela área jurídica, Vilson tornou-se bacharel em direito, pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e, como advogado, participou de diversos movimentos sociais ligados à habitação popular, como o projeto "Habitat para a Humanidade Brasil", de combate às desigualdades.
"Em momento algum Vilson deixou de contribuir com a área de saúde, exercendo dupla jornada, buscando sempre atender aos interesses da população e dedicando-se, inclusive em seu escritório, a atender os profissionais de saúde que, por qualquer motivo, tivessem necessidade de buscar a Justiça", comentam Kawai e Silvia.
Vilson morreu em 25 de maio de 2021, aos 51 anos, em consequência da Covid-19. "Seu falecimento precoce foi uma grande perda para todos que, de alguma forma, puderam conviver e compartilhar a vida ao seu lado. Sua morte não será em vão e seus atos estarão sempre na memória da população piracicabana, a quem tanto ajudou. Ele representa e simboliza todos os profissionais da área da saúde que perderam suas vidas no combate à pandemia da Covid-19, bem como aqueles que ainda se dedicam na luta diária contra esse vírus que ceifou milhares de vidas", acrescentam os autores do projeto de lei.
Na tribuna, nesta segunda-feira, Kawai e Silvia destacaram a figura de Vilson. "A maioria de nós conheceu ele, profissional da mais alta competência, que se entregou de corpo e alma aos problemas de saúde da nossa cidade e, principalmente, da Covid. Para vocês terem uma ideia da força e do carisma desse ser humano, foi feito um abaixo-assinado com quase 800 assinaturas em favor deste projeto. É uma alegria muito grande reconhecer um profissional da saúde como o Vilson", comentou Kawai.
"O Wilson era um grande amigo, de juventude. Eu o conheci na década de 1990 nos mutirões da habitação. Ele era um defensor das causas sociais. Faço questão de estar junto. Estamos prestando essa pequena homenagem para deixar o nome dele nesse lugar tão especial. Ele trabalhou tanto tempo na Saúde e no Samu e militava em várias áreas. Quando recebemos a notícia da morte, recebemos com muita tristeza", disse Silvia.
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II
Requerimento pergunta quando se iniciará o fornecimento de carteirinha para PCDs
Câmara aprova projeto que regulamenta abstenção de voto em plenário
Requerimento questiona situação da dívida ativa municipal