
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Através de PL aprovado nesta quinta-feira (29), Prefeitura poderá optar pela entrega imediata de imóvel ao proprietário, que será responsável pela reforma
Projeto de lei 176/2022, de autoria do Executivo, foi aprovado nesta segunda-feira
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Nesta quinta-feira (29), durante a 46ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, foi aprovado em segunda discussão o projeto de lei 176/2022, de autoria do Executivo, que autoriza o município de Piracicaba a optar pelo pagamento de indenização aos locadores de imóveis particulares ao término do prazo de locação ou rescisão de contrato.
Quando sancionado e tornado lei, a Prefeitura poderá realizar o pagamento de indenização aos locadores dos imóveis particulares para que os proprietários, em plena posse do bem, “contratem diretamente a execução das reformas necessárias destinadas a corrigir a deterioração de seu imóvel”.
Segundo o texto do projeto de lei, da maneira como é hoje, o município mantém a posse do imóvel até que todos os reparos necessários sejam realizados; ou seja, a Prefeitura segue realizando o pagamento dos aluguéis e demais encargos mesmo sem utilizar o imóvel, uma vez que precisa realizar o processo de licitação para contratação dos serviços de reparo e aguardar a execução dos mesmos.
Com a mudança na legislação, uma vez aceita a indenização pelo proprietário, as chaves deverão ser entregues imediatamente, com o imóvel nas condições em que se encontrar no momento. A partir de então, todas as responsabilidades pela reforma do imóvel serão atribuídas ao proprietário-locador.
O texto do projeto de lei declara, no parágrafo 3º do artigo 1º, que o ressarcimento será aplicado obrigatoriamente nos contratos de locação futuros e que um "aditivo contratual amigável" deverá estipular a indenização nos contratos assinados antes da promulgação da lei.
Discussão - O projeto foi aprovado com 18 votos favoráveis e 2 contrário, da vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo “A Cidade É Sua”, e do vereador Cássio Luiz, o Cássio Fala Pira.
Quando foi votado em primeira discussão, na segunda-feira (26), a parlamentar justificou o voto contrário citando a lei federal 8245/1991, conhecida como a Lei do Inquilinato, que já estabelece as obrigações contratuais de locadores e locatários. “Houve uma preocupação, pois (o projeto) está interferindo, inclusive, nesses contratos que já estão em andamento. Esse projeto dá poderes ao município de fazer a negociação com os locatários, rasgando o contrato de locação existente”, pontuou a vereadora.
O vereador Josef Borges também justificou seu voto, fazendo a leitura de trecho do projeto de lei. “Esse projeto vem para que a Prefeitura economize verbas do erário”, defendeu o parlamentar.
As falas dos vereadores podem ser conferidas no vídeo disponibilizado nesta página.
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II
Requerimento pergunta quando se iniciará o fornecimento de carteirinha para PCDs
Câmara aprova projeto que regulamenta abstenção de voto em plenário
Requerimento questiona situação da dívida ativa municipal