
Em resposta a vereador, Prefeitura destaca excepcionalidade do Refis
Gilmar Rotta (PP) reuniu-se na manhã desta sexta-feira (15) com o prefeito Luciano Almeida (União Brasil)
Reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira (15)
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499O Refis (Programa de Regularização Fiscal) será prorrogado por mais 180 dias. O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta (PP), reuniu-se na manhã desta sexta-feira (15) com o prefeito Luciano Almeida (União Brasil), que declarou que irá publicar o decreto que permite a prorrogação do programa.
Aprovado pela Câmara em dezembro de 2021, o Refis permite o refinanciamento de débitos tributários e não tributários, junto à Prefeitura e ao Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), de pessoas físicas ou jurídicas, inscritas ou não em dívida ativa, em cobrança amigável ou judicial dos contribuintes, cujo fato gerador tenha ocorrido até dezembro de 2021.
Em vigor desde o dia 1ª fevereiro de 2022, o Refis tem o prazo de 180 dias (6 meses) para adesão, prorrogável por mais 180 dias. Gilmar Rotta relatou que, desde 2019, fez várias solicitações para implantação do Refis e que somente na gestão atual o programa foi instituído no município. “Nós temos inúmeras pessoas físicas e jurídicas que estão na dívida ativa e por isso não conseguem fazer um financiamento, comprar uma residência e nem um eletrodoméstico para sua casa”, afirmou.
De acordo com o presidente da Câmara, após seis meses em vigor, muitas pessoas ainda não conseguiram aderir ao processo do Refis e por isso ele entrou em contato com o prefeito Luciano Almeida e pediu a prorrogação por mais 180 dias. “Hoje ele confirmou que vai acatar o pedido da Câmara e das instituições constituídas (Acipi, Afocapi, Simespi, Coplacana, CDL, Sincomércio e Sindicato Rural Patronal) para que o Refis seja prorrogado por mais 180 dias”, afirmou.
Diferente do que foi informado no ofício do presidente da Câmara, que solicitou a prorrogação do Refis, a vigência do programa é até 1º/08/2022 e não 17/07/2022. Portanto, a prorrogação será de 2/08 deste ano até 2/02/2023.
Rotta ainda destacou que o pagamento dos débitos faz com o cidadão tenha novamente o direito de compra, o crédito de volta no comércio e, com isso, faz com que o dinheiro possa circular novamente na cidade, aumentando as vagas de emprego e a arrecadação das lojas. “As pessoas voltando a ter crédito, faz com que o dinheiro volte a circular novamente”, afirmou.
O prefeito Luciano Almeida declarou que o decreto será publicado ainda nesta sexta (15) ou no máximo na segunda-feira (18). Para ele, a prorrogação é importante para que as pessoas tenham mais oportunidade de “ajustar sua vida”. “Esperamos que mais pessoas façam a adesão ao programa para que possamos ajudá-las a retomar as suas vidas e voltar a retomada econômica de Piracicaba”, declarou o prefeito.
Leia mais
Presidente da Câmara pede que prefeito prorrogue Refis por 6 meses
Câmara derruba vetos e mantém bônus a servidor afastado por Covid
Solicitado pela Câmara desde o ano passado, Refis é protocolado
Sistema de Facilitação Tributária pode ser criado em Piracicaba
Pelo segundo ano consecutivo, Gilmar Rotta pede Refis Municipal
Em resposta a vereador, Prefeitura destaca excepcionalidade do Refis
Moradores do Algodoal reclamam de alagamentos ocasionados por erosão
Moradores do Água Branca pedem intervenção devido a abandono de bosque
Vereador sugere criação de programa para pessoas em situação de rua
Vereador destaca demanda de recapeamento no bairro Vila Monteiro
"Arte Delas" define calendário de feiras e traça diretrizes para 2023
“Arte Delas”: encontro busca fortalecimento de feiras na Câmara
Presidente e secretária falam de agricultura e conservação de estradas
Executivo atende pedidos de vereador para a Praça do Parafuso
Vereador verifica mato alto nos fundos do PSF Costa Rica
Vereador acompanha serviço de poda de árvores no Altos de Piracicaba
Vereador solicita poda de árvores próximas da ‘curva do S’
Indicação encaminha ao Executivo demanda do bairro Santa Rosa Ipês
Artemis comemora 87 anos neste domingo
Em reunião, Mesa Diretora e Acipi apontam desafios da cidade para 2023