
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Projeto de lei foi aprovado em primeira discussão pela Câmara nesta segunda-feira
Redação do projeto altera a descrição das áreas a serem desmembradas
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Área de propriedade do município poderá ser doada ao Governo do Estado de São Paulo para a implantação da Delegacia de Defesa da Mulher. É o que prevê o projeto de lei 143/2023, de autoria do Executivo, que a Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em primeira discussão nesta segunda-feira (4), na 48ª Reunião Ordinária.
O projeto de lei precisa ser submetido novamente ao plenário da Câmara ––portanto, ser votado em segunda discussão–– e, se aprovado, segue para a sanção do Executivo.
A área institucional no loteamento Portal do Astúrias está localizada na avenida Professor Alberto Vollet Sachs com a rua Santa Catarina, no bairro Nova América.
No texto enviado à Câmara, o Executivo altera o artigo 2º da lei 9.521, sancionada em 16 de dezembro de 2.020 e também alterada pela lei 9.741, de 30 de maio de 2.022. A redação estabelece autorização ao município para desmembrar e doar ao Governo do Estado de São Paulo a área e traz ainda planta, memorial descritivo e matrícula. Segundo o prefeito Luciano Almeida (PP), na justificativa do projeto, era necessário alterar a descrição das áreas a serem desmembradas, como forma de atender a uma nota de devolução do Registro de Imóveis.
A iniciativa foi discutida em plenário pelos parlamentes. Gilmar Rotta (PP) definiu como “um tiro acertado do Executivo”. O parlamentar disse que no último sábado (2), quando a Câmara recebeu audiência pública sobre o orçamento estadual, pediu que a Comissão de Finanças da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) incluísse recursos para a construção da nova sede.
Paulo Campos (Podemos) lembrou que a sede atual não é apropriada para o atendimento e disse que também fez dois pedidos em Brasília, a dois deputados, de viaturas caracterizadas.
Rai de Almeida (PT) lembrou que a doação ao terreno aconteceu na gestão do ex-prefeito Barjas Negri e que o novo texto votado nesta quinta sofreu alterações no memorial descritivo. Para ela, além de condições físicas, a DDM carece de melhoria de mobiliário e no número de servidores que prestam o atendimento. “É uma luta de 20 anos ou mais. Queremos uma DDM que funcione 24 horas.”
Laércio Trevisan Jr. (PL) citou que também tem buscado recursos no orçamento estadual desta e outras áreas ligadas à segurança, com a colaboração do colega de partido e deputado estadual Alex Madureira, relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024.
Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é sua, disse que foram necessários três anos para retificação do texto originalmente apresentado pelo Executivo. Mas, para Silvia, continua a luta para que o Orçamento para a construção da unidade “realmente venha”.
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM