EM PIRACICABA (SP) 30 DE ABRIL DE 2019

Atividades em centros culturais contemplam 2.000 pessoas por ano

Vereador Jonson Sarapu de Oliveira utilizou a tribuna na 23ª reunião ordinária




Toque na imagem para aumentar

Vereador destacou ações de centros culturais da cidade

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




Aproximadamente 2.000 pessoas por ano são contempladas com as atividades nos centro culturais da cidade, localizados nos bairros Paulista, Parque 1º de Maio, Mario Dedini e Santa Terezinha. A importância das iniciativas para a população foram elencadas pelo vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), na 23ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (29).

Os projetos, administrados pela SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), são direcionados a jovens, adultos e idosos e oferecem diferentes atividades culturais como dança, teatro, pintura, artesanato, tecelagem, dança urbana, judô, entre outras, de forma gratuita. “Os centros culturais têm um papel importante para a educação de nossos jovens, adultos e pessoas de terceira idade”, disse o vereador.

Maestro Jonson, incialmente, falou sobre os centros culturais Antônio Pacheco Ferraz e Maria Dirce de Almeida Camargo, da Estação Paulista, que funcionam em um prédio histórico inaugurado em 2008 e tombado pela prefeitura. De acordo com o vereador, entre o projeto Guri e os projetos da SemacTur, são atendidas, neste centro, aproximadamente 500 pessoas.

O vereador comentou também sobre o projeto Guri que, este ano, sofreu ameaças de corte. “Vale lembrar que nesse espaço da Paulista funciona o projeto Guri, projeto esse que o governo tinha dentro dos seus planos de corte para remanejar recursos na área da cultura, mas a força popular foi maior e o governador reviu isso”, disse Maestro Jonson.

Em seguida, Jonson falou sobre o Centro Cultural Nhô Serra, inaugurado em 2006, no Parque 1º de Maio. O vereador comentou que a criação do centro ocorreu após a “luta da comunidade”, que reivindicou a utilização do espaço para realização de atividades culturais. Além dos moradores do bairro, o centro atende também a população dos bairros 1º de Maio, Astúrias e Ipanema.

“Esse espaço foi inaugurado ali em homenagem a Mário Chorilli, um grande artista de música da nossa cidade”, disse o vereador. O Centro Nhô Serra disponibiliza, aproximadamente, 180 vagas para atividades culturais, por ano.

O vereador falou também sobre o Centro Cultural Izaíra Barbosa (Zazá), localizado no bairro Mario Dedini, que atende a população dos bairros Bosques do Lenheiro, Vila Industrial e Altos do Piracicaba.

Maestro Jonson também apresentou as atividades do Centro Cultural Pedro Carradore, em Santa Teresinha, que atende as regiões dos bairros Balbo, Parque Orlando, IAA, Vila Bessy e toda a região. O centro oferece, anualmente, 200 vagas para cursos.

O parlamentar também citou o projeto da Estação do Idoso, que funciona em parceira com a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e a Afascom (Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília).

“Lembrando que, em todos esses centros culturais, todos os anos, a SemacTur abre em torno de 1.400 vagas. Esse ano foram 1.402 alunos e mais 500 alunos rematriculados, o que dá aproximadamente 2.000 pessoas”, disse.

“Em um mundo tão violento, com tanta coisa ruim, você pode colocar seu filho nessa infraestrutura, que é gratuita para você e para toda a família”, convidou o vereador.

Legislativo Jonson Oliveira

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas