EM PIRACICABA (SP) 24 DE MAIO DE 2022

Atleta surdo será homenageado por destaque no futebol

Representante do Brasil nas 24ª Surdolimpíadas pela Federação de Desportos Surdos, Alan de Oliveira Santos receberá voto de congratulações




Toque na imagem para aumentar

O vereador Gilmar Rotta (PP) é o autor do requerimento aprovado nesta segunda-feira (23)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O atleta Alan de Oliveira Santos será homenageado com voto de congratulações, conforme requerimento 396/22, apresentado pelo vereador Gilmar Rotta (PP), presidente da Câmara, e aprovado na 20ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (23).

A propositura traz a trajetória do jogador de futebol, que é surdo e recebeu destaque ao representar o país na 24ª Deaflympics, ou Surdolimpíadas. O atleta, cujo sonho de criança era se tornar jogador profissional, começou jogando com colegas na rua de sua casa. Depois, foi estudar em uma escola de futebol e chegou a treinar no XV de Piracicaba e jogar pelo Sindicato dos Metalúrgicos. 

Segundo o texto, em sua adolescência, Alan de Oliveira Santos foi aprovado em seletivas de times de ouvintes. Contudo, pela falta de intérpretes de Libras nesses clubes, os pais não lhe permitiram ir, preocupados com a dificuldade de comunicação do garoto, que precisaria, além de tudo, mudar de cidade. Ao conhecer a Associação dos Surdos de Rio Claro (ASRC) o sonho de jogar profissionalmente em um time de surdos pôde se concretizar.

O requerimento afirma, ainda, que o jogador participou de vários campeonatos, conquistando títulos de artilheiro do campeonato e melhor jogador. Em 2021, ganhou duas vezes a Copa Paulista e venceu o campeonato pela Federação Desportiva de Surdos do Estado de São Paulo - feitos que possibilitaram a ele chegar até as Surdolimpíadas. 

O texto da propositura ressalta a garra e determinação do homenageado, que hoje faz parte da seleção Brasileira pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).

Legislativo Gilmar Rotta

Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas