
Câmara apoia ações de combate ao abuso sexual de criança e adolescente
Projeto de lei 218/2021, do Executivo, será debatido na tarde desta quarta-feira (27), com transmissão ao vivo pela TV Câmara.
Audiência pública sobre o Orçamento 2022 acontece no Plenário "Francisco Antônio Coelho"
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A Câmara Municipal de Piracicaba realiza nesta quarta-feira (27), a partir das 14 horas, audiência pública para analisar o projeto de lei 218/2021, do Executivo, que trata da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2022. O evento é aberto ao público, com limite máximo de até 25 pessoas na Galeria do Plenário “Francisco Antônio Coelho, e também será transmitido pela TV Câmara e nas mídias sociais da Casa.
Na ocasião, também serão discutidos ainda os projetos de lei 216/2021 e 217/2021, que alteram e compatibilizam com a LOA o Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2022.
A audiência foi convocada pelo requerimento 920/2021, da Comissão de Finanças e Orçamento, que é presidida pelo vereador André Bandeira (PSDB), presidente; vereador Acácio Godoy (PP), relator; e vereador Paulo Campos (Podemos), relator.
Foram convocados, como representantes do Executivo, o procurador-geral do município, Fábio Dionísio, o secretário de Finanças Artur Costa, assim como os secretários Filemon Silvano (Saúde), Gabriel Ferrato (Educação), Euclidia Fioravante (Assistência e Desenvolvimento Social), Adolpho Queiroz (Ação Cultural), Alex Salvaia (Meio Ambiente) e Maurício Oliveira (Semae).
A discussão em torno do orçamento público municipal está prevista na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), em que define a previsão de receitas e despesas dos entes federativos – entre eles, as prefeituras – no médio prazo, com o PPA e no curto prazo, com a LDO, que define as prioridades de aplicação dos recursos, e com a LOA, que apresenta as ações que serão investidas de acordo com a arrecadação projetada.
ORÇAMENTO - A previsão orçamentária para 2022 é de R$ 2.079.664,00 – 11% a mais do que foi estimado para 2021. Conforme já justificado pelo secretário de Finanças, Artur Santos, em audiência pública na Câmara sobre as metas fiscais do segundo quadrimestre de 2021, a alta se dá por conta da forte inflação no País, o que acaba puxando a arrecadação. No entanto, a situação preocupa diante dos custos.
O orçamento é composto, em maior parte, por 73,27% de recursos da Prefeitura (sendo que as áreas de saúde e educação acumulam 58,43%, incluindo o Fundo Municipal de Saúde, com 9,52%), depois seguido por 24,64% das receitas e despesas de autarquias, empresas e fundações municipais, e 2,09% que é o repasse à Câmara.
Os trabalhos da audiência também serão transmitidos pela TV Câmara, nos canais 11.3 em TV aberta (sinal digital) 4 da Claro/NET e 9 da Vivo/Fibra, com retransmissão no Facebook, Youtube e site oficial www.camarapiracicaba.sp.gov.br.
Câmara apoia ações de combate ao abuso sexual de criança e adolescente
Campanha contra a pedofilia é apresentada a cônsul americano
Papel do assistente social frente a retrocessos é tema de palestra
Audiência convoca secretário de Saúde e lista 12 pontos a esclarecer
Ao Primeiro Tempo, vereador destaca atividades parlamentares
Conselho do Idoso passa a fiscalizar recursos do fundo da entidade
Câmara aprova PLC que cria o Domicílio Eletrônico Tributário
Requerimento foca reciclagem e trabalho de cooperativas
Parlamentar questiona execução do Plano de Emplacamentos de Vias
Cantata de Páscoa promovida por igreja motiva Voto de Congratulações
Escola municipal solicita apoio para manutenção de horta
Valores destinados a programas de educação ambiental são questionados
'Já vi grandes irem às ruas e os das ruas se levantarem', diz vereador
Demandas de escolas são apresentadas na 17ª ordinária
Profissionais da enfermagem são enaltecidos em discurso