EM PIRACICABA (SP) 17 DE MARÇO DE 2016

Câmara apoia gratuidade de repelentes às gestantes

Iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), moção destaca projeto de lei do Senado Federal




Toque na imagem para aumentar

Proposta foi aprovada nesta quinta-feira durante reunião

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A Câmara de Vereadores de Piracicaba apoia o projeto de lei 72/2016, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que assegura gratuidade de repelentes às gestantes para prevenção do mosquito Aedes aegypti. A iniciativa é do vereador Pedro Kawai (PSDB), por meio da moção de apoio 60/2016, e foi aprovada pelo plenário na 13ª reunião ordinária, quinta-feira (17).

No documento, o parlamentar cita as doenças transmitidas pelo mosquito, entre elas, o Zika vírus. “Recém-chegada ao Brasil, a doença deixa todos em alerta, principalmente as grávidas, visto que foi relacionada recentemente com grande surto de microcefalia no País”, afirma Kawai. Segundo ele, a malformação encefálica de recém-nascidos tem relação com 90% dos casos de retardo mental, além de comprometimento da fala, audição, visão, baixo peso e convulsões. 

“Diante da progressão da infecção do Zika vírus, já sendo considerada como epidemia que se instaurou no território nacional, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomendou as gestantes o uso de repelentes”, ressaltou o vereador. Ele justificou, ainda, que o alto custo impossibilita a compra dos materiais pelas mulheres. “O aumento pela procura de repelentes em todas as farmácias do país foi considerado significativo, o que acarretou na elevação substancial do valor no mercado”, salientou. 

Pedro Kawai solicita que cópias da moção sejam encaminhadas ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB), e à senadora autora do projeto.

Legislativo Pedro Kawai

Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas