
Vereador defende ampliação de efetivos da Guarda Civil Municipal
Projeto de resolução 3/2025, da Mesa Diretora, foi aprovado durante a reunião ordinária desta quinta-feira (27)
Projeto de Resolução 3/2025, da Mesa Diretora, foi aprovado na reunião de quinta-feira (27))
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou o projeto de resolução 3/2025, de autoria da Mesa Diretora, que trata do uso de veículos e das diárias de viagens no âmbito do Legislativo municipal. A proposta foi aprovada por 7 votos a 4, durante a 8ª Reunião Ordinária, na noite desta quinta-feiar (27), e recebeu parecer o Substitutivo 1 da da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) e da Comissão de Finanças e Orçamento. O projeto revoga a Resolução 3/2017.
Uma das principais mudanças estabelecidas pela nova resolução é a permissão para que os veículos locados pela Câmara possam ser dirigidos por vereadores e assessores parlamentares, desde que seja assinado um termo de designação e responsabilidade. A medida altera a prática anterior, que exigia motoristas do quadro efetivo para a condução de todos os veículos do Legislativo.
Outro ponto importante é a regulamentação das diárias de viagens. Os servidores que viajarem a serviço da Câmara, em veículos oficiais, terão direito ao recebimento de diária, conforme valores definidos em Ato da Presidência. Os vereadores também poderão receber a diária quando estiverem representando oficialmente a Casa, com designação expressa da Presidência.
Entre as regras para concessão, a resolução estabelece que não haverá pagamento de diária para viagens de distância inferior a 80 km de Piracicaba, salvo em casos que demandem permanência fora do município no horário habitual das refeições; para viagens dentro do Estado de São Paulo com pernoite, a diária será paga em dobro; para viagens fora do Estado, a diária será paga em dobro, com acréscimo de 30%; cada gabinete poderá realizar até quatro viagens mensais com pagamento de até oito diárias; caso ultrapasse o limite de quatro viagens, o gabinete poderá solicitar o carro, mas não terá o pagamento de diária; e o uso de veículos nos finais de semana, feriados ou para outros estados necessitará de autorização expressa da Presidência.
Outro aspecto abordado na resolução é a prestação de contas das viagens. O relatório de viagem deverá ser publicado no site oficial da Câmara e entregue em até 48 horas após o retorno, acompanhado de documentos comprobatórios, quando houver. A falta de entrega dentro do prazo resultará na perda do direito à diária.
O Substitutivo 1 também traz disposições sobre a responsabilidade pelos veículos, determinando que condutores responderão por eventuais danos e multas após processo administrativo. Além disso, proíbe o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco no interior dos automóveis.
A resolução também prevê a regulamentação de detalhes operacionais por meio de Ato da Presidência, incluindo formulários e requerimentos necessários para solicitação e controle do uso dos veículos e das diárias.
Vereador defende ampliação de efetivos da Guarda Civil Municipal
Vereador destaca regulamentação da cobrança do justo valor na Reurb-E
Câmara repudia projeto de deputado que prevê uso de animais em circos
Lei complementar concede isenção de IPTU para CEAGESP
Vereador apresenta demandas sobre obras e serviços públicos
Vereador pergunta quando reforma no PSF do Santa Fé será concluída
Vereador cobra detalhes de investimentos e ações contra falta d'água
Vereador sugere regular horário de funcionamento de ferros-velhos
Vereadora debate políticas ambientais e representatividade feminina
Vereador reforça proposta para Conselho Tutelar não ter desfalques
Moção pede inclusão de escolas estaduais em programa de climatização
Vereador cobra soluções para acúmulo de podas no município
Vereador questiona atualização de dados no Portal da Transparência
Requerimento quer número de casos de Covid, dengue, zika e chikungunya
Vereadora pede informações sobre o Plano Municipal de Cultura