
Alunos do Senac participam do Conheça o Legislativo, nesta quarta (2)
Projeto de resolução 3/2025, da Mesa Diretora, foi aprovado durante a reunião ordinária desta quinta-feira (27)
Projeto de Resolução 3/2025, da Mesa Diretora, foi aprovado na reunião de quinta-feira (27))
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou o projeto de resolução 3/2025, de autoria da Mesa Diretora, que trata do uso de veículos e das diárias de viagens no âmbito do Legislativo municipal. A proposta foi aprovada por 7 votos a 4, durante a 8ª Reunião Ordinária, na noite desta quinta-feiar (27), e recebeu parecer o Substitutivo 1 da da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) e da Comissão de Finanças e Orçamento. O projeto revoga a Resolução 3/2017.
Uma das principais mudanças estabelecidas pela nova resolução é a permissão para que os veículos locados pela Câmara possam ser dirigidos por vereadores e assessores parlamentares, desde que seja assinado um termo de designação e responsabilidade. A medida altera a prática anterior, que exigia motoristas do quadro efetivo para a condução de todos os veículos do Legislativo.
Outro ponto importante é a regulamentação das diárias de viagens. Os servidores que viajarem a serviço da Câmara, em veículos oficiais, terão direito ao recebimento de diária, conforme valores definidos em Ato da Presidência. Os vereadores também poderão receber a diária quando estiverem representando oficialmente a Casa, com designação expressa da Presidência.
Entre as regras para concessão, a resolução estabelece que não haverá pagamento de diária para viagens de distância inferior a 80 km de Piracicaba, salvo em casos que demandem permanência fora do município no horário habitual das refeições; para viagens dentro do Estado de São Paulo com pernoite, a diária será paga em dobro; para viagens fora do Estado, a diária será paga em dobro, com acréscimo de 30%; cada gabinete poderá realizar até quatro viagens mensais com pagamento de até oito diárias; caso ultrapasse o limite de quatro viagens, o gabinete poderá solicitar o carro, mas não terá o pagamento de diária; e o uso de veículos nos finais de semana, feriados ou para outros estados necessitará de autorização expressa da Presidência.
Outro aspecto abordado na resolução é a prestação de contas das viagens. O relatório de viagem deverá ser publicado no site oficial da Câmara e entregue em até 48 horas após o retorno, acompanhado de documentos comprobatórios, quando houver. A falta de entrega dentro do prazo resultará na perda do direito à diária.
O Substitutivo 1 também traz disposições sobre a responsabilidade pelos veículos, determinando que condutores responderão por eventuais danos e multas após processo administrativo. Além disso, proíbe o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco no interior dos automóveis.
A resolução também prevê a regulamentação de detalhes operacionais por meio de Ato da Presidência, incluindo formulários e requerimentos necessários para solicitação e controle do uso dos veículos e das diárias.
Alunos do Senac participam do Conheça o Legislativo, nesta quarta (2)
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II
Requerimento pergunta quando se iniciará o fornecimento de carteirinha para PCDs
Câmara aprova projeto que regulamenta abstenção de voto em plenário