
Câmara vota requerimentos sobre transporte, ecopontos e manutenção de espaços
Projeto de lei complementar que trata do assunto foi votado em segunda discussão; texto segue para sanção do Executivo
Análise e votação de texto ocorreram na 25ª reunião ordinária
A Câmara aprovou em segunda discussão nesta quinta-feira (15), na 26ª reunião ordinária, o projeto de lei complementar 9/2020, que dispõe sobre normas municipais de acessibilidade, apoio, proteção e assistência à pessoa com deficiência. A propositura também foi votada em primeira discussão na 25ª ordinária, na semana passada, e agora segue para sanção do Executivo.
O texto prevê que pessoas com fibromialgia poderão ter direito preferencial nas filas de atendimento, como ainda nas vagas de estacionamento nas áreas externas ou internas de edifícios, garagens e estacionamentos de uso público e privado, a exemplo do que acontece com idosos, gestantes, deficientes e ostomizados.
As alterações são propostas à lei complementar 197/2007, para que o artigo 4º desta legislação inclua a reserva aos fibromiálgicos de 2% do total das vagas, como acontece aos que possuem qualquer deficiência, mobilidade reduzida e ostomizados, sendo garantida no mínimo uma vaga próxima dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas com o símbolo internacional de acesso, de acordo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Segundo a justificativa da propositura, trata-se de uma sugestão da Abrafibro (Associação Brasileira dos Fibromiálgicos) e Anfibro (Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas), entidades que atuam na orientação e informação para melhorar a qualidade de vida e tratamento das pessoas com fibromialgia. "O projeto visa minimizar o sofrimento das pessoas com fibromialgia, incluindo-as nas filas preferenciais, já destinadas também aos idosos, gestantes e deficientes", diz o texto.
A fibromialgia é uma doença multifatorial, de causa ainda desconhecida e sem cura. É uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.
Câmara vota requerimentos sobre transporte, ecopontos e manutenção de espaços
Postão, no Centro, precisa de manutenção, diz vereador em requerimento
Câmara aprova criação de programa de incentivo ao primeiro emprego
Vereador destaca "Dia D" de vacinação contra a gripe, neste sábado (10)
Câmara aprova entrega de medalha a líder empresarial sul-coreano
Vereador questiona planejamento para revitalização do Zoológico
Câmara inclui o Dia Municipal do Samba no calendário oficial da cidade
Vereador questiona detalhes sobre viaturas e armamentos destinados à GCM
Atraso na emissão de alvarás de construção é questionado na Câmara
Contas de 2022 serão avaliadas em audiência pública no dia 21 de maio
Implantação de faixa livre pela direita desafoga pontos estratégicos da cidade
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Vereador defende recursos federais para dinamizar Piracicaba