Encontro entre Presidente da Câmara e prefeito aborda falta de água
Câmara aprova projeto que reconhece a fibromialgia como deficiência
PL 251/2024 prevê às pessoas com fibromialgia benefícios e proteções legais conferidas às pessoas com deficiência
Projeto de lei 251/2024, de autoria de André Bandeira, foi aprovado em primeira discussão na 76ª Reunião Ordinária, na noite desta segunda-feira (9)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na noite desta segunda-feira (9), em primeira discussão, projeto de lei que reconhece no município a fibromialgia como deficiência.
“A fibromialgia é uma condição crônica caracterizada por dor muscular generalizada, fadiga extrema, distúrbios do sono e outros sintomas debilitantes, que afetam profundamente a qualidade de vida dos indivíduos que a padecem. Embora essa síndrome seja amplamente reconhecida pela comunidade médica e inclua uma série de manifestações incapacitantes, ainda há grande desconhecimento sobre a gravidade e os impactos que ela causa no dia a dia dos afetados”, traz o vereador André Bandeira (PSDB), autor da propositura, na justificativa do projeto.
O projeto de lei 251/2024 estabelece que as pessoas diagnosticadas com fibromialgia terão direito aos benefícios e às proteções legais conferidas às pessoas com deficiência, e também prevê a elas garantia de atendimento adequado, “incluindo acesso a serviços de saúde especializados, tratamentos multidisciplinares e medicamentos necessários para o controle da síndrome”.
O texto aprovado na 76ª Reunião Ordinária ainda determina que instituições públicas e privadas do município deverão adotar medidas para garantir acessibilidade e inclusão das pessoas com fibromialgia, “oferecendo condições adequadas para sua participação plena na sociedade”.
Ary Pedroso Jr. (PL) elogiou a proposta de André Bandeira, e também destacou um projeto de lei, de sua autoria, aprovado em 2022 e já convertido em lei, que garante às pessoas com fibromialgia, no âmbito do município, direito a documento de identificação específico.
Rai de Almeida (PT), ao justificar seu voto favorável à aprovação do texto, defendeu que discussões semelhantes sejam encampadas pela Casa a fim de também garantir tratamento e olhar mais adequados a pessoas com Alzheimer, Parkinson e diabetes.
“A medicina já reconhece, mas o espaço político demora para reconhecer a doença, o doente, e reconhecer direitos. Essas pessoas existem, estão sofrendo e esse é o nosso papel, de trazer essa realidade para dezenas de pessoas”, disse Acácio Godoy (Avante) ao justificar seu voto.
“A ideia agora é trazer mais visibilidade a essas pessoas e que precisam desse reconhecimento e dessa atenção, de um atendimento na saúde com a devida prioridade”, destacou o autor da propositura.
O projeto precisa ainda ser aprovado em mais uma discussão pela Casa para, na sequência, seguir para apreciação pelo Executivo.
Outras proposituras - Além do projeto de 251/2024, foram também aprovados outros 8 projetos de lei em primeira discussão, dos quais sete tratam de instituição de datas no Calendário Oficial de Eventos do Município e denominação de via pública, e o projeto de lei 71/2023, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que determina a instalação de armários individuais para os alunos nas escolas municipais públicas e privadas.
Foram ainda aprovados outros 7 projetos de lei, já em em segunda discussão; doze requerimentos; o projeto de decreto legislativo 52/2024, que Concede “Título de Líder Comunitária” à Senhora Maria das Dores Silva; a moção 217/2024, de aplausos ao professor Pedro Henrique Santin Brancalion; e o projeto de resolução 12/2024, da Mesa Diretora, que consolida a denominação dos espaços físicos da Câmara Municipal de Piracicaba.
No início do Primeiro Expediente houve a entrega da moção 214/24, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), de aplausos ao escritor Vitor Prates pelo lançamento do livro “Destemido e Valente - 1913-2023”, sobre a história do XV de Piracicaba.
As reuniões ordinárias da Câmara acontecem às segundas e quintas-feiras, a partir das 19 horas, e são transmitidas, ao vivo, pela TV Câmara e pelas redes sociais da Casa. As sessões legislativas são igualmente transmitidas ao vivo, a partir das 20 horas, na Rádio Educativa FM (105,9).
Notícias relacionadas
Vereadores participam de solenidade pelos 49 anos do 10º BPM/I
Nas margens do tempo (e do rio): memórias da Fundação de Piracicaba
Presidente da Câmara enfatiza o apoio às ações dos vereadores
Câmara realiza integração entre vereadores e funcionários
Parlamentares reafirmam novas gestões e crescimento de Piracicaba
Gabinete de Crise foca decreto de emergência para a falta de água
Câmara aprova reformas administrativas do Semae e da Prefeitura
Câmara terá reunião extra para votar reformas administrativas
Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade
Cerimônia na Câmara marca posse do prefeito, vice e de 23 vereadores
Relinho é eleito presidente da Câmara para o biênio 2025-2026
Novo estúdio da TV Câmara visa ampliar produções audiovisuais da Casa
Câmara sedia diplomação de vereadores, prefeito e vice eleitos em 2024
Câmara aprova resolução que consolida denominações de espaços físicos