
Vereador reforça pedido à Prefeitura para pavimentação no Ondinhas
PL 251/2024 prevê às pessoas com fibromialgia benefícios e proteções legais conferidas às pessoas com deficiência
Projeto de lei 251/2024, de autoria de André Bandeira, foi aprovado em primeira discussão na 76ª Reunião Ordinária, na noite desta segunda-feira (9)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na noite desta segunda-feira (9), em primeira discussão, projeto de lei que reconhece no município a fibromialgia como deficiência.
“A fibromialgia é uma condição crônica caracterizada por dor muscular generalizada, fadiga extrema, distúrbios do sono e outros sintomas debilitantes, que afetam profundamente a qualidade de vida dos indivíduos que a padecem. Embora essa síndrome seja amplamente reconhecida pela comunidade médica e inclua uma série de manifestações incapacitantes, ainda há grande desconhecimento sobre a gravidade e os impactos que ela causa no dia a dia dos afetados”, traz o vereador André Bandeira (PSDB), autor da propositura, na justificativa do projeto.
O projeto de lei 251/2024 estabelece que as pessoas diagnosticadas com fibromialgia terão direito aos benefícios e às proteções legais conferidas às pessoas com deficiência, e também prevê a elas garantia de atendimento adequado, “incluindo acesso a serviços de saúde especializados, tratamentos multidisciplinares e medicamentos necessários para o controle da síndrome”.
O texto aprovado na 76ª Reunião Ordinária ainda determina que instituições públicas e privadas do município deverão adotar medidas para garantir acessibilidade e inclusão das pessoas com fibromialgia, “oferecendo condições adequadas para sua participação plena na sociedade”.
Ary Pedroso Jr. (PL) elogiou a proposta de André Bandeira, e também destacou um projeto de lei, de sua autoria, aprovado em 2022 e já convertido em lei, que garante às pessoas com fibromialgia, no âmbito do município, direito a documento de identificação específico.
Rai de Almeida (PT), ao justificar seu voto favorável à aprovação do texto, defendeu que discussões semelhantes sejam encampadas pela Casa a fim de também garantir tratamento e olhar mais adequados a pessoas com Alzheimer, Parkinson e diabetes.
“A medicina já reconhece, mas o espaço político demora para reconhecer a doença, o doente, e reconhecer direitos. Essas pessoas existem, estão sofrendo e esse é o nosso papel, de trazer essa realidade para dezenas de pessoas”, disse Acácio Godoy (Avante) ao justificar seu voto.
“A ideia agora é trazer mais visibilidade a essas pessoas e que precisam desse reconhecimento e dessa atenção, de um atendimento na saúde com a devida prioridade”, destacou o autor da propositura.
O projeto precisa ainda ser aprovado em mais uma discussão pela Casa para, na sequência, seguir para apreciação pelo Executivo.
Outras proposituras - Além do projeto de 251/2024, foram também aprovados outros 8 projetos de lei em primeira discussão, dos quais sete tratam de instituição de datas no Calendário Oficial de Eventos do Município e denominação de via pública, e o projeto de lei 71/2023, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que determina a instalação de armários individuais para os alunos nas escolas municipais públicas e privadas.
Foram ainda aprovados outros 7 projetos de lei, já em em segunda discussão; doze requerimentos; o projeto de decreto legislativo 52/2024, que Concede “Título de Líder Comunitária” à Senhora Maria das Dores Silva; a moção 217/2024, de aplausos ao professor Pedro Henrique Santin Brancalion; e o projeto de resolução 12/2024, da Mesa Diretora, que consolida a denominação dos espaços físicos da Câmara Municipal de Piracicaba.
No início do Primeiro Expediente houve a entrega da moção 214/24, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), de aplausos ao escritor Vitor Prates pelo lançamento do livro “Destemido e Valente - 1913-2023”, sobre a história do XV de Piracicaba.
As reuniões ordinárias da Câmara acontecem às segundas e quintas-feiras, a partir das 19 horas, e são transmitidas, ao vivo, pela TV Câmara e pelas redes sociais da Casa. As sessões legislativas são igualmente transmitidas ao vivo, a partir das 20 horas, na Rádio Educativa FM (105,9).
Vereador reforça pedido à Prefeitura para pavimentação no Ondinhas
Vereador usa tribuna para falar sobre projeto da Escola do Legislativo
Requerimento cobra asfaltamento da estrada Ondinhas
Câmara volta a analisar projeto sobre instalação de armário para aluno
Vereadora fala de ações realizadas pela Procuradoria da Mulher
Um tiro no Bairro Alto: sangue e ciúmes na Piracicaba do Século 19
Vereador divulga trabalho do Lar Escola Coração de Maria
Três votos de congratulações são aprovados na 6° Reunião Ordinária
Audiência pública vai debater segurança infantil no ambiente digital
Em requerimento, vereador cobra solução para déficit de vaga em creche
Vereador afirma que haverá negociação de dívidas fiscais
Vereador sugere farmácia para a UBS do Parque Piracicaba
Vereador pede mudança dos pelotões Escolar e Ciclístico para o centro
"Programa Saúde da Família está desestruturado", afirma vereadora
Vereadores demonstram preocupação com casos de dengue