EM PIRACICABA (SP) 20 DE JUNHO DE 2024

Câmara Convida entrevista o professor Antonio Filogenio de Paula Jr.

Filósofo destacou o lançamento do livro “Jornadas com Amadou Hampaté Bâ: Diálogos Africa-Brasil”, que acontece neste sábado (22)




Toque na imagem para aumentar

Câmara Convida vai ao ar nesta sexta-feira (21), a partir das 13 horas, na T V Câmara

Crédito: Samuca Miazaki


Nesta sexta-feira (21), a partir das 13h, a TV Câmara Piracicaba transmitirá entrevista com o professor Antonio Filogenio de Paula Júnior no programa Câmara Convida. Conduzida pelo jornalista Erich Vallim Vicente, a entrevista destaca o lançamento do livro “Jornadas com Amadou Hampaté Bâ: Diálogos África-Brasil”, escrito em parceria com o pesquisador marfinense Aboua Kumassi Koffi Blaise. 

O livro será lançado neste sábado (22), a partir das 15h, na Biblioteca Municipal, em Piracicaba, e é resultado de um projeto contemplado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural). A obra conjunta de dois autores de diferentes continentes se inspirana rica tradição oral africana, especialmente na obra do intelectual Amadou Hampaté Bâ. 

A primeira parte é oriunda da pesquisa de mestrado em educação de Antonio Filogenio de Paula Junior defendida em 2014 na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) com o título “Educação e oralidade no oeste africano pela representação de Amadou Hampaté Bâ”. 

Já a segunda parte é advinda da pesquisa de doutorado em literatura brasileira de Aboua Kumassi Koffi Blaise defendida em 2012 na Universidade de São Paulo (USP), com o título “Macunaíma / Kaydara: dois espelhos face a face – Ler Macunaíma sem rir”. 

Na entrevista, Antonio Filogenio de Paula Júnior destacou os aspectos da oralidade que constitui o que denominou como “África profunda” e como o ensino da cultura afro-brasileira carrega os elementos da oralidade a partir do que “corpo-memória”, ou seja, a cultura trazida pelos escravizados que foram traficados para a América colonial. 

“Esse escravizado veio para cá com sua memória cultural”, exemplifica, “e isso está expresso em diversos aspectos da cultura, como a capoeira, a espiritualidade, a comida, e isso é parte do processo educacional”, aponta o professor. 

A TV Câmara é sintonizada pelo canal 11.3 em sinal aberto digital, canal 4 da Claro/Net e canal 9 da Vivo/Fibra. Além disso, a entrevista será retransmitida pelas redes sociais da Câmara no Facebook e no YouTube (TV Câmara Piracicaba).

Câmara

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas