
Câmara emite nota de pesar pela morte do monsenhor Jorge Simão
Espaço no hall do Salão Nobre traz a história do político, que ocupou a presidência do Legislativo em Piracicaba e se tornou o primeiro presidente civil da República
Político é patrono do prédio principal da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Patrono do prédio principal da Câmara de Vereadores de Piracicaba, onde exerceu funções legislativas, o político ituano Prudente de Moraes Barros (1841-1902) tem sua história e legado lembrados em um memorial, criado pela equipe do Departamento de Documentação e Transparência. O espaço fica no hall do Salão Nobre Helly de Campos Melges.
Segundo o diretor do Departamento de Documentação e Transparência, Bruno Didoné de Oliveira, a mesma legislação da Câmara que estabeleceu a denominação para o atual prédio principal da Câmara como Edifício Prudente de Moraes, também prevê que a Casa destine um espaço à memória do político. "Este espaço nunca existiu de fato, mas apenas um quadro com uma pintura de Prudente de Moraes", informa. Localizado na rua Alferes José Caetano, 834, Centro, o prédio foi inaugurado há 45 anos, em 1º de agosto, quando o presidente era Antonio Messias Galdino, hoje servidor da Casa.
Oliveira comenta que a intenção da equipe do departamento foi a de criar um espaço que valorizasse a história de Prudente como político, mas com especial atenção em sua atuação como vereador e presidente da Câmara de Piracicaba. "Afinal, é a partir de seu trabalho na cidade como político e advogado, que Prudente conquista outras posições, como deputado provincial, deputado geral, governador de São Paulo, senador e presidente da República", completa.
Além de Oliveira, a equipe responsável pela concepção do Memorial Prudente de Moraes é composta pela arquivista Giovanna Fenili Calabria e as estagiarias Gabriella Barretto, Eduarda Moretti, Bianca Andrade, Laura Lima e Vitória Melega. O trabalho envolveu pesquisas sobre os fatos mais importantes, que deram origem a uma linha do tempo, a inclusão de fotografias e projeto de iluminação. Além disso, o Museu Prudente de Moraes cedeu à Câmara três peças de seu mobiliário, para a ambientação do espaço: duas cadeiras e uma escrivaninha.
A intenção dos pesquisadores é que a área sirva para que mais pessoas conheçam a história de Prudente de Moraes, já que o principal referencial é museu que leva seu nome (onde residiu e advogou). “Embora estejamos com as atividades do Salão Nobre da Câmara suspensas, este é um local que recebe público espontâneo diversificado, para as solenidades e reuniões, como também para as ações do Conheça o Legislativo, voltadas aos estudantes. Assim, a Câmara reforça um dos pilares do programa Parlamento Aberto, que é a educação para a cidadania”, completa Oliveira.
A suspensão das atividades no Salão Nobre ocorre por força do ato da presidência 6/2020, publicado como forma de prevenção ao contágio do novo coronavírus. Segundo Oliveira, neste período o departamento poderá receber visitas agendadas, desde que respeitados os 40% de ocupação do espaço, as regras de distanciamento social e medidas sanitárias, como uso obrigatório de máscara e álcool em gel. Os contatos para agendamento são (19) 3043-7130 e documentacao@camarapiracicaba.sp.gov.br.
Também este mês, que marca o aniversário de Prudente de Moraes (nascido em 4 de outubro de 1841), a equipe do Departamento de Documentação e Transparência criou uma exposição virtual, que pode ser acessada neste link ou pela página inicial do site da Câmara.
PRUDENTE – Depois de concluir o curso de ciências jurídicas na Faculdade do Largo São Francisco (hoje ligada à USP, a Universidade de São Paulo), Prudente de Moraes montou seu escritório de advocacia na rua Santo Antonio, 641, Centro de Piracicaba, onde morava com a família.
Sua atuação política se dá com a filiação ao Partido Liberal, pelo qual concorreu ao cargo de vereador em 1864. Ele recebeu 420 votos e tomou posse no ano seguinte, quando assumiu a presidência da Câmara, por ser o mais votado. Ocupou o primeiro mandato em 1868, período em que acumulou funções executivas e de juiz de direito. Já a segunda legislatura na cidade ocorreu entre 1877 e 1880.
Prudente de Moraes morreu em 3 de dezembro de 1902, aos 61 anos, sendo sepultado no Cemitério da Saudade. O mausoléu Prudente de Moraes O mausoléu também contém os restos mortais de sua esposa, Adelaide de Moraes Barros, e das filhas Júlia, Maria Thereza e Maria Jovita. No túmulo ao lado, estão os restos mortais de seu irmão, Manoel Moraes Barros, e mais familiares.
Câmara emite nota de pesar pela morte do monsenhor Jorge Simão
Câmara destina doações para vítimas das chuvas no Litoral
Estudantes 'escolhem lado' em discussão simulada de projeto de lei
Presidente da Câmara participa da formatura de médicos residentes
Câmara arrecada doações para vítimas da chuva no Litoral
Cartunista Erasmo Spadotto receberá Título de Cidadão Piracicabano
Câmara de Anhembi apresenta demanda para reativação de linha de ônibus
Obra de contenção obstrui parcialmente entrada principal da Câmara
Câmara recebe visita de idealizadora do "Paradas pro Sucesso"
Entidades discutem calendário de atividades alusivas ao "8 de março"
Câmara recebe visita de desembargador do Tribunal de Justiça do SP
10º BPM/I celebra 47º aniversário em cerimônia na Praça José Bonifácio
Governador entrega viaturas para a Defesa Civil de cidades da RMP
Wagnão aborda necessidade de destravar teto de contratação dos médicos
Deputado estadual visita Câmara e coloca mandato à disposição