EM PIRACICABA (SP) 14 DE OUTUBRO DE 2020

Câmara cria Memorial Prudente de Moraes

Espaço no hall do Salão Nobre traz a história do político, que ocupou a presidência do Legislativo em Piracicaba e se tornou o primeiro presidente civil da República




Toque na imagem para aumentar

Político é patrono do prédio principal da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Patrono do prédio principal da Câmara de Vereadores de Piracicaba, onde exerceu funções legislativas, o político ituano Prudente de Moraes Barros (1841-1902) tem sua história e legado lembrados em um memorial, criado pela equipe do Departamento de Documentação e Transparência. O espaço fica no hall do Salão Nobre Helly de Campos Melges. 

Segundo o diretor do Departamento de Documentação e Transparência, Bruno Didoné de Oliveira, a mesma legislação da Câmara que estabeleceu a denominação para o atual prédio principal da Câmara como Edifício Prudente de Moraes, também prevê que a Casa destine um espaço à memória do político. "Este espaço nunca existiu de fato, mas apenas um quadro com uma pintura de Prudente de Moraes", informa. Localizado na rua Alferes José Caetano, 834, Centro, o prédio foi inaugurado há 45 anos, em 1º de agosto, quando o presidente era Antonio Messias Galdino, hoje servidor da Casa. 

Oliveira comenta que a intenção da equipe do departamento foi a de criar um espaço que valorizasse a história de Prudente como político, mas com especial atenção em sua atuação como vereador e presidente da Câmara de Piracicaba. "Afinal, é a partir de seu trabalho na cidade como político e advogado, que Prudente conquista outras posições, como deputado provincial, deputado geral, governador de São Paulo, senador e presidente da República", completa.

Além de Oliveira, a equipe responsável pela concepção do Memorial Prudente de Moraes é composta pela arquivista Giovanna Fenili Calabria e as estagiarias Gabriella Barretto, Eduarda Moretti, Bianca Andrade, Laura Lima e Vitória Melega. O trabalho envolveu pesquisas sobre os fatos mais importantes, que deram origem a uma linha do tempo, a inclusão de fotografias e projeto de iluminação. Além disso, o Museu Prudente de Moraes cedeu à Câmara três peças de seu mobiliário, para a ambientação do espaço: duas cadeiras e uma escrivaninha. 

A intenção dos pesquisadores é que a área sirva para que mais pessoas conheçam a história de Prudente de Moraes, já que o principal referencial é museu que leva seu nome (onde residiu e advogou). “Embora estejamos com as atividades do Salão Nobre da Câmara suspensas, este é um local que recebe público espontâneo diversificado, para as solenidades e reuniões, como também para as ações do Conheça o Legislativo, voltadas aos estudantes. Assim, a Câmara reforça um dos pilares do programa Parlamento Aberto, que é a educação para a cidadania”, completa Oliveira.

A suspensão das atividades no Salão Nobre ocorre por força do ato da presidência 6/2020, publicado como forma de prevenção ao contágio do novo coronavírus. Segundo Oliveira, neste período o departamento poderá receber visitas agendadas, desde que respeitados os 40% de ocupação do espaço, as regras de distanciamento social e medidas sanitárias, como uso obrigatório de máscara e álcool em gel. Os contatos para agendamento são (19) 3043-7130 e documentacao@camarapiracicaba.sp.gov.br. 

Também este mês, que marca o aniversário de Prudente de Moraes (nascido em 4 de outubro de 1841), a equipe do Departamento de Documentação e Transparência criou uma exposição virtual, que pode ser acessada neste link ou pela página inicial do site da Câmara.

PRUDENTE – Depois de concluir o curso de ciências jurídicas na Faculdade do Largo São Francisco (hoje ligada à USP, a Universidade de São Paulo), Prudente de Moraes montou seu escritório de advocacia na rua Santo Antonio, 641, Centro de Piracicaba, onde morava com a família.

Sua atuação política se dá com a filiação ao Partido Liberal, pelo qual concorreu ao cargo de vereador em 1864. Ele recebeu 420 votos e tomou posse no ano seguinte, quando assumiu a presidência da Câmara, por ser o mais votado. Ocupou o primeiro mandato em 1868, período em que acumulou funções executivas e de juiz de direito. Já a segunda legislatura na cidade ocorreu entre 1877 e 1880. 

Prudente de Moraes morreu em 3 de dezembro de 1902, aos 61 anos, sendo sepultado no Cemitério da Saudade. O mausoléu Prudente de Moraes O mausoléu também contém os restos mortais de sua esposa, Adelaide de Moraes Barros, e das filhas Júlia, Maria Thereza e Maria Jovita. No túmulo ao lado, estão os restos mortais de seu irmão, Manoel Moraes Barros, e mais familiares.

Câmara Exposição

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas