Academia recebe voto de congratulações por 10 anos de fundação
Câmara entrega Título de Cidadão Piracicabano ao criador da banda Opus
Homenagem ao músico Benedito de Souza Antônio, o Souza, é de autoria dos vereadores Cássio Fala Pira e Silvia Morales; solenidade acontece nesta terça-feira (29)
Câmara entrega Título de Cidadão Piracicabano ao criador da banda Opus
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A Câmara Municipal de Piracicaba concede o Título de Cidadão Piracicabano ao músico Benedito de Souza Antônio, o Souza, por iniciativa dos vereadores Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira e Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua. A homenagem é assegurada no projeto de decreto legislativo 7/2024, aprovada pela Câmara na 28ª Reunião Ordinária. A reunião solene para a entrega da honraria acontece nesta terça-feira (29), às 19h00, nas dependências do salão nobre Helly de Campos Melges, prédio principal da Câmara, rua Alferes José Caetano, 834, centro.
Natural do município de Araraquara (SP), o músico trompetista é o fundador da banda Opus, que em 2024 completa 50 anos de fundação. É casado com Maria Aparecida há 58 anos e pai de cinco filhos. Vindo de uma família composta por cinco irmãos, ele trabalhou na Companhia Paulista de Estradas de Ferro até 1958, período em que começou a estudar música, com a pianista da orquestra onde o pai, Geraldo Antonio, fazia parte.
Estudou também acordeom. Passou a se dedicar ao trompete, então conhecido como piston. Teve como professor o maestro Olavo Felipe, quando o então prefeito de Araraquara, Pereira Lima, formou uma bandinha para meninos. Teve a chance de se apresentar, em 1959, no Carnaval da sua cidade.
Já tocando em orquestra, Souza apresentou-se em vários bailes. Ingressou depois no conjunto “Brasiliam Boyes”, até integrar a Policia Militar no ano de 1968, quando foi para a escola de formação de soldados em Campinas, até ser transferido para Piracicaba, onde se aposentou (há 28 anos) como segundo-sargento.
Em Piracicaba, foi influenciado a seguir na música pelo colega de farda, Benedito Capaldi. Aqui, fez parte da banda “RG Sons” e, em 1973, montou o “Conjunto Musical Opus”, que se apresentou pela primeira vez em junho do ano seguinte, no Clube Atlético Piracicabano.
Notícias relacionadas
PDL concede Título de "Piracicabanus Praeclarus" à Valdiza Capranico
Jornalista Luciana Paula recebe Medalha de Mérito nesta quarta (4)
Alteração do Protocolo de Intenções com a Ares-PCJ passa em 2ª votação
Cerest recebe moção de aplausos pelos 20 anos de atuação
Mandato Coletivo participa da 2ª Conferência do Meio Ambiente
Câmara aprova mudança nos prazos de votação do PPA e da LDO
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Escola do Legislativo promove debate sobre "O silêncio dos homens"
Moradora do Bosques do Lenheiro receberá o Título de Líder Comunitária
Em extra, LOA 2025 vai à primeira votação com 14 emendas
Fórum Permanente avalia atividades e projeta novas ações para 2025
A história de Teresa Tonon e o conflito entre acaso e destino
Câmara aprova, em segunda discussão, atualizações na LDO 2025
Vereador solicita explicações sobre paralisação de obra no São Jorge