Vereador solicita melhorias na rua Santa Catarina
Câmara entrega Título de Cidadão Piracicabano ao criador da banda Opus
Homenagem ao músico Benedito de Souza Antônio, o Souza, é de autoria dos vereadores Cássio Fala Pira e Silvia Morales; solenidade acontece nesta terça-feira (29)
Câmara entrega Título de Cidadão Piracicabano ao criador da banda Opus
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A Câmara Municipal de Piracicaba concede o Título de Cidadão Piracicabano ao músico Benedito de Souza Antônio, o Souza, por iniciativa dos vereadores Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira e Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua. A homenagem é assegurada no projeto de decreto legislativo 7/2024, aprovada pela Câmara na 28ª Reunião Ordinária. A reunião solene para a entrega da honraria acontece nesta terça-feira (29), às 19h00, nas dependências do salão nobre Helly de Campos Melges, prédio principal da Câmara, rua Alferes José Caetano, 834, centro.
Natural do município de Araraquara (SP), o músico trompetista é o fundador da banda Opus, que em 2024 completa 50 anos de fundação. É casado com Maria Aparecida há 58 anos e pai de cinco filhos. Vindo de uma família composta por cinco irmãos, ele trabalhou na Companhia Paulista de Estradas de Ferro até 1958, período em que começou a estudar música, com a pianista da orquestra onde o pai, Geraldo Antonio, fazia parte.
Estudou também acordeom. Passou a se dedicar ao trompete, então conhecido como piston. Teve como professor o maestro Olavo Felipe, quando o então prefeito de Araraquara, Pereira Lima, formou uma bandinha para meninos. Teve a chance de se apresentar, em 1959, no Carnaval da sua cidade.
Já tocando em orquestra, Souza apresentou-se em vários bailes. Ingressou depois no conjunto “Brasiliam Boyes”, até integrar a Policia Militar no ano de 1968, quando foi para a escola de formação de soldados em Campinas, até ser transferido para Piracicaba, onde se aposentou (há 28 anos) como segundo-sargento.
Em Piracicaba, foi influenciado a seguir na música pelo colega de farda, Benedito Capaldi. Aqui, fez parte da banda “RG Sons” e, em 1973, montou o “Conjunto Musical Opus”, que se apresentou pela primeira vez em junho do ano seguinte, no Clube Atlético Piracicabano.
Notícias relacionadas
Escola do Legislativo realiza oficina sobre acessibilidade e inclusão
Lei municipal reforça segurança de estabelecimentos noturnos
Com 53,61% dos votos, Hélio Zanatta é o prefeito eleito de Piracicaba
Caso Bonetti: os ritos do processo criminal no Século 19
Projeto de wi-fi na praça José Bonifácio é aprovado em 2ª discussão
Reunião pública no dia 12 discutirá água e saneamento público
Moção de apelo pede revisão da transferência da Cadme para o Postão
Programa de reinserção de dependentes passa em segunda discussão
Vereadora cobra adesão do município ao Sistema de Segurança Alimentar
Moção apela ao secretário de Segurança por cessão de armas para GCM
Em primeiro no Ideb, Escola Honorato Faustino recebe moção de aplausos
TV Câmara Piracicaba transmite ao vivo apuração do 2º turno de 2024
Audiência Pública discute podas de árvores em Piracicaba
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária