Solenidade contempla médicos com o Título de Cidadão Piracicabano
Câmara entrega Título de Cidadão Piracicabano ao criador da banda Opus
Homenagem ao músico Benedito de Souza Antônio, o Souza, é de autoria dos vereadores Cássio Fala Pira e Silvia Morales; solenidade acontece nesta terça-feira (29)
Câmara entrega Título de Cidadão Piracicabano ao criador da banda Opus
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A Câmara Municipal de Piracicaba concede o Título de Cidadão Piracicabano ao músico Benedito de Souza Antônio, o Souza, por iniciativa dos vereadores Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira e Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua. A homenagem é assegurada no projeto de decreto legislativo 7/2024, aprovada pela Câmara na 28ª Reunião Ordinária. A reunião solene para a entrega da honraria acontece nesta terça-feira (29), às 19h00, nas dependências do salão nobre Helly de Campos Melges, prédio principal da Câmara, rua Alferes José Caetano, 834, centro.
Natural do município de Araraquara (SP), o músico trompetista é o fundador da banda Opus, que em 2024 completa 50 anos de fundação. É casado com Maria Aparecida há 58 anos e pai de cinco filhos. Vindo de uma família composta por cinco irmãos, ele trabalhou na Companhia Paulista de Estradas de Ferro até 1958, período em que começou a estudar música, com a pianista da orquestra onde o pai, Geraldo Antonio, fazia parte.
Estudou também acordeom. Passou a se dedicar ao trompete, então conhecido como piston. Teve como professor o maestro Olavo Felipe, quando o então prefeito de Araraquara, Pereira Lima, formou uma bandinha para meninos. Teve a chance de se apresentar, em 1959, no Carnaval da sua cidade.
Já tocando em orquestra, Souza apresentou-se em vários bailes. Ingressou depois no conjunto “Brasiliam Boyes”, até integrar a Policia Militar no ano de 1968, quando foi para a escola de formação de soldados em Campinas, até ser transferido para Piracicaba, onde se aposentou (há 28 anos) como segundo-sargento.
Em Piracicaba, foi influenciado a seguir na música pelo colega de farda, Benedito Capaldi. Aqui, fez parte da banda “RG Sons” e, em 1973, montou o “Conjunto Musical Opus”, que se apresentou pela primeira vez em junho do ano seguinte, no Clube Atlético Piracicabano.
Notícias relacionadas
Câmara aprova projeto que reconhece a fibromialgia como deficiência
Escola do Legislativo traz palestra e lançamento de livro nesta terça
Em solenidade, vereador entrega título de Empreendedor do Município
Câmara vota projeto que reconhece a fibromialgia como deficiência
Crime e dança: o caso dos italianos Albertin, Bagno e Mazzeo
Vereador homenageia vencedora do Miss Mirim Piracicaba
Vereador critica recursos municipais para a iluminação de Natal
Sete honrarias foram aprovadas pela Câmara na 75° Reunião Ordinária
Câmara aprova cinco projetos para denominações de espaços públicos
Câmara aprova lista de vítimas do desabamento do ‘Edifício Comurba’
Câmara de Piracicaba aprova orçamento de R$ 3,3 bilhões para 2025
Empresa piracicabana está entre as melhores fornecedoras da Embraer
Jornalista Luciana Paula recebe Medalha de Mérito Legislativo
Feira "Eureka!" é reconhecida com Votos de Congratulações