EM PIRACICABA (SP) 03 DE ABRIL DE 2025

Câmara exalta legado de Benedito Giannetti pelo amor ao automobilismo

O título de "Piracicabanus Praeclarus" proposto por Trevisan Jr. e Ary Pedroso Jr. foi entregue ao empresário, que recebeu a honraria ao lado de familiares e amigos




Toque na imagem para aumentar

Homenagem reconheceu atuação como esportista, empreendedor e piloto de autocross

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




A Câmara Municipal de Piracicaba concedeu o título de "Piracicabanus Praeclarus" ao empresário do ramo automobilístico, Benedito Giannetti Júnior. A honraria foi proposta pelos vereadores Ary Pedroso Jr. (PL) e Laércio Trevisan Jr. (PL), por meio do projeto de decreto legislativo 48/2025. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (2), às 19h30, no salão nobre Helly de Campos Melges, mediante a presença de familiares, amigos, autoridades e representantes de entidades que registraram a satisfação de contemplar o legado do esportista pela sua dedicação ao automobilismo.

O evento teve transmissão ao vivo pela TV Câmara, na frequência 11.3 UHF da TV digital aberta, além dos canais por assinatura 4 da Net / Claro e 9 da Vivo Fibra. Houve transmissão simultânea nos perfis da Câmara no Facebook, YouTube, além do site camarapiracicaba.sp.gov.br

A homenagem reconhece a trajetória de Giannetti Júnior, também conhecido como Dito Giannetti, que se destaca também como esportista, empreendedor e piloto de Autocross. Natural de Piracicaba, ele é o criador e fundador do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), importante complexo automobilístico do Brasil, inaugurado em 1989. O local abriga provas regionais, estaduais e nacionais, contribuindo para a formação de pilotos e a promoção do esporte.

Como piloto, Dito Giannetti foi nove vezes vencedor das 100 Milhas de Piracicaba. Além disso, conquistou títulos como o Campeonato Brasileiro e foi seis vezes campeão paulista de Autocross.

O ECPA, idealizado por ele, está localizado na rodovia Luiz de Queiroz - Km 149 em uma área de 300.000 metros quadrados de construção. O autódromo do ECPA conta com traçado de 2.100 metros de sentido horário e elevado nível técnico, o circuito possui nove curvas e quatro retas, tendo subidas e descidas, com capacidade para 10 mil espectadores. O complexo passou recentemente por recapeamento, aprimorando ainda mais suas condições para competições.

Ao longo dos anos, Benedito Giannetti Júnior e o ECPA receberam diversas homenagens da Câmara Municipal, incluindo moções de aplausos e votos de congratulação.

SOLENIDADE - Abrindo o ciclo de saudações, o vereador Fábio Silva (Republicanos) falou da alegria de fazer parte da homenagem, numa mistura de sentimentos que "faz parte de minha vida, de minha história de transformação", disse o parlamentar ao considerar a trajetória de Giannetti, de pessoas que "são um presente de Deus".

O vice-presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Jorge Aversa Jr. parabenizou os vereadores Trevisan Jr. e Ary Pedroso Jr. pela concessão do título mais importante da Casa de Leis, para contemplar Giannetti, com destaque ao seu exemplo de pai de família, empresário que eleva o nome de Piracicaba para todo o Brasil.

O juiz estadual aposentado, Ettore Geraldo Avolio enalteceu a trajetória do empresário e citou um versículo bíblico, onde o texto divino nos mostra que onde está o tesouro do homem, aí está o seu coração. "Você é só coração", concluiu Avolio, considerando a dedicação do empresário frente à sua família, aos amigos e por tudo o que fez e faz para Piracicaba.

O presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Youssef, falou dos valores que Giannetti nutre em sua formação, com reflexo na família, nos feitos esportivos e em todas as ações que elevam o nome da cidade.

O delegado seccional da Polícia Civil, Américo Rissato, falou dos "amigos de verdade, que ficam em nossas vidas, pelos lugares onde a gente passa", considerando os seus mais de sete anos em que permanece em Piracicaba, quando chegou aqui pensando em ficar apenas seis meses na corporação policial.

O juiz da Primeira Vara da Fazenda Pública de Piracicaba, Wander Rossetti, falou da alegria especial de participar da solenidade, além de considerar a amizade e o carinho com que Giannetti nutre com as pessoas. Rossetti também considerou os desafios do empresário, no início dos anos 90, de construir um autódromo em Piracicaba.

O vereador autor da homenagem, Ary Pedroso Jr. falou da satisfação da maior honraria que a Câmara pode entregar para alguém, no título de cidadania a quem é de fora e de Piracicabanus Praeclarus para quem nasceu aqui. "Você faz a diferença para a nossa cidade, para os seus amigos, para a sua família", concluiu Pedroso Jr. ao considerar o exemplo que Giannetti deixa a seus familiares.  O parlamentar também destacou o legado do empresário pelo setor social, esporte e no automobilismo, que eleva o nome da cidade pelo Brasil.

O presidente da reunião solene, Trevisan Jr. saudou a formação da mesa de honra e, enfatizou o caráter da homenagem em contemplar alguém ilustre, no setor esportivo, além de considerar a importância de alguém ser reconhecido pela Casa de Leis, onde passou Prudente de Morais, o primeiro presidente civil do Brasil, que foi intendente da cidade e deu nome à Piracicaba, que possui uma das Câmaras mais antigas do país, suplantando o Congresso Nacional, o que reflete na relevância das pessoas homenageadas por aqui.
Trevisan também falou da felicidade em propor a honraria à Giannetti, como cidadão ilustre da cidade e uma pessoa reconhecida em todo o Brasil, no campo esportivo. "A bondade no coração faz parte da vida de uma pessoa", disse.

Danny Guiannetti, em representação à toda família, ocupou a tribuna de honra para prestar uma homenagem ao seu pai, na leitura de breves palavras destacando o companheirismo, amante do automobilismo, um realizar e não somente sonhador, em conquistas que sempre contou como respaldo de sua mãe, ao lado do pai. Além de registrar a sua paixão pelo automobilismo, onde há 25 anos atua com o pai, aprendendo muito sobre o automobilismo. 

"Muitos não acreditaram, mas você acreditou nos seus sonhos. Você acreditou que tudo poderia virar realidade, e que seria um local de turismo para a cidade de Piracicaba, um dos complexos automobilístico mais importantes do Brasil e hoje você deixa a sua marca, o seu legado nesta cidade. Você plantou a semente, ela foi gerada em nosso coração, dos seus filhos, e está dando fruto na vida de seus netos, que são também apaixonados pelo automobilismo. Que Deus seja sempre sua força e sua direção e que muitos que não acreditam em seus sonhos, venha ter fé que pode ser realizado. Dito Giannetti, pai, você é um exemplo, nos ensinou que nunca devemos desistir de nossos sonhos. Esta frase fica guardada em nossos corações. A corrida, a paixão, o CPA minha vida, um sonho conquistado", concluiu Danny.

O homenageado da noite, Benedito Giannetti Jr. fez a leitura de discurso preparado para o momento, em agradecimento aos vereadores proponentes da homenagem, extensivo aos demais parlamentares. Também falou da beleza em ocupar a tribuna para falar daquilo que mais gosta de fazer na vida, pilotar, empreender e sonhar. Ainda relembrou o ano de 1961, juntamente com o irmão, no preparo de um carro de corrida para as ruas de Piracicaba. Também lembrou da década de 60, quando até a fórmula um andava por aqui, as chamadas "baratinhas", em meio a gordines, cincas, decavs e outras marcas de veículos. Também mencionou o tio Chico, Chico Land, primeiro piloto de fórmula um, brasileiro, que também correu aqui na cidade, com sua Ferrari. "Também participei disto em 64, correndo de kart pelas ruas de Piracicaba, com Emerson, Wilsinho e tantos outros que por aqui passaram.  

Guiannetti ainda fez uma retrospectiva após o ano de 69, quando deu um stop no automobilismo para constituir família e iniciar carreira acadêmica, quando se formou em Economia, pela Unimep. E, agradeceu a sua companheira pelos mais de 50 anos de estarem juntos. Além de considerar a retomada no automobilismo, na década de 70, pilotando kart, sendo que conheceu nos Estados Unidos o Autocross, quando começou a fabricar estes carros de corridas aqui em Piracicaba. 

Também destacou que ajudou a difundir o autocross no Brasil, conquistando o primeiro título de campeão paulista nesta modalidade; tricampeão brasileiro de autocros pela equipe Texaco de Competição - no mesmo número de filhos com que a vida o presenteou, no pódio de pai (Felipe, Camila e Danny).

Giannetti ainda citou que nos anos de 83 e 84 criou o Taquaral Recin Park, onde foi realizada a primeira 100 milhas de Piracicaba, sendo que em 88 comprou área em Tupi, de 300 mil metros quadrados, onde o CPPA começou a tornar realidade, inaugurado em 13 de agosto de 89. E, finalmente em 1990 as 100 milhas passou a ganhar uma casa definitiva, com competições ininterruptas, inserida no calendário oficial, na sua 36ª edição neste ano, em provas que reúnem pilotos do Brasil inteiro, "que conquistei por 10 vezes, como se fosse para homenagear cada um dos meus 10 maravilhosos netos. E se meus filhos me derem mais netos terei que continuar ganhando as 100 milhas", concluiu o homenageado, que ainda lembrou dos anos 97 e 98 quando participou com o seu amigo, Edu Saks, do Rally Internacional dos Sertões, considerado o maior rally das Américas.  

O empresário também referendou os anos 2000, com a inauguração do kartódromo, quando convenceu sua filha Danny a vir da Europa a ajudá-lo, onde a transição da terra para o asfalto foi concluída após 10 anos, com a inauguração oficial do maior complexo automobilístico do interior do estado de São Paulo. "E, fazendo do esporte clube piracicabano de automobilismo uma referência em todo o Brasil, onde hoje cedemos corridas, treinos, testes de gravações para comerciais, eventos corporativos e outras atividades. Enfim, uma vida de muitas disputas e vitórias, que muito me orgulha, onde hoje, nesta Casa de Leis, ser reconhecido pelo título de piracicabanus praeclarus, pelo que vivi, empreendi, conquistei. É mais que um símbolo de sucesso, é a consideração de uma vida, que foi criada pela família que criei, juntamente com minha esposa, a quem dedico esta homenagem", concluiu Benedito Giannetti Jr.          

     




    




 



Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Fabio Silva Homenagem

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas