'É um orgulho ter servido a minha cidade', diz vereador
Câmara leva experiência local à Semana de Governo Aberto
Vereador Acácio Godoy, vice-presidente da Casa, apresentou ações que fortaleceram papel do Legislativo junto à população.
Painel da Semana de Governo Aberto foi realizado na tarde desta quinta-feira
As transformações da Câmara ao longo dos últimos anos foram compartilhadas pelo vice-presidente da Casa, Acácio Godoy (PP), em evento da Semana de Governo Aberto, na tarde desta quinta-feira (19). Realizado remotamente, via videoconferência, o painel teve como mediador Rogério Vieira dos Reis, coordenador-geral de Governo Aberto e Transparência da Controladoria-Geral da União.
Com o tema “Estado Aberto: avanços e desafios para Executivo, Legislativo e Judiciário”, o evento trouxe as experiências de diferentes esferas de governo e poder. Além de Acácio Godoy, participaram Marina Rebelo, ouvidora-geral do Estado de Santa Catarina; Dayse Starling Motta, juíza auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça; e Manoel Galdino, diretor-executivo da Transparência Brasil.
Acácio Godoy traçou uma cronologia dos fatos que marcaram a Câmara na última década, a partir do aumento dos subsídios dos vereadores em 2011 e da repercussão gerada na cidade. Diante do que classificou como “convulsão social”, ele, que assumiu em 2020 seu primeiro mandato parlamentar e desde então é vice-presidente do Legislativo, recordou a reação da Casa, à época.
“Acabamos reagindo de uma maneira truculenta e fechamos as portas à população. Num dos episódios, a Câmara mandou retirar um servidor durante a leitura bíblica, foi o ápice de uma atitude autoritária e antidemocrática, que repercutiu na mídia. Veio um momento em que passamos a barrar manifestações no plenário, colocamos um vidro separando o público, que acompanhava as sessões, dos vereadores. Para a Tribuna Popular, passamos a fazer exigências pesadas, burocráticas, para que uma pessoa conseguisse usar. Começamos a blindar as sessões com a Polícia e a Guarda Municipal”, relatou.
A mudança, disse Acácio Godoy, veio com a Mesa Diretora que assumiu em 2017. “Conhecemos o programa de Parlamento Aberto e começamos a fazer mudanças, retirando o vidro e com discussões públicas. Fizemos um mapeamento para aderir ao Parlamento Aberto que uniu todos os departamentos da Casa. Abrimos diálogo com entidades civis, ONGs, lideranças comunitárias.”
O ingresso no Parlamento Aberto foi precedido por consulta pública. “Fizemos palestras e eventos preparatórios falando de transparência, oficinas nas escolas para orientar sobre a consulta pública. No processo de mapeamento, tivemos uma grande abertura com a sociedade civil”, ressaltou o vereador, que em seguida falou do programa na prática.
“Passamos a explicar ao cidadão setor por setor da Câmara, para que entendesse como funcionava. Houve a ampliação do uso da Tribuna Popular e demos destaque às nossas licitações, e isso gerou à Câmara mídia espontânea positiva”, disse Acácio Godoy, acrescentando que “um programa desse aporte não avança sem a adesão de todos os departamentos; os servidores se conscientizaram, participaram e aderiram aos cursos”.
As ações do “Câmara Inclusiva” também foram destacadas pelo vice-presidente da Câmara. “Chamamos nove entidades e o Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência para o debate, implantamos tradução em libras na TV Câmara e em vídeos institucionais. Fizemos reformas para tornar o prédio acessível a qualquer pessoa e passamos a fazer a educação do público interno da Casa para que os servidores soubessem comunicar-se com pessoas com deficiência.”
Rogério Reis elogiou que a Câmara tenha transformado a crise pela qual passou “em oportunidade para implantar o Governo Aberto”. Acácio Godoy enfatizou a participação do Legislativo piracicabano no 5° Plano de Ação Nacional para o Governo Aberto como coordenadora das ações. “Isso é uma vitória, uma mudança de paradigma.”
Notícias relacionadas
Vereador entrega voto de congratulações para alunos de academia
Vereador defende criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública
'Afro Black Day' integrará calendário oficial de eventos do município
Guilherme Melo e Thadeu Campos são reconhecidos por trajetória musical
Requerimentos questionam demora em cirurgias de joelho
Requerimento cobra Executivo dos prazos para obra de creche no Tatuapé
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Voto de congratulações a músico é aprovado
Vereador critica falta de deputados piracicabanos em Brasília
Câmara aprova 11 votos de congratulações na 70° Reunião Ordinária
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Vereador solicita informações sobre atendimentos em postos de saúde
Orçamento de Piracicaba: Câmara debate propostas e emendas para 2025
Audiência pública discute emendas ao Orçamento de 2025