
Aprovadas em plenário, presidente da Câmara promulga três leis
Acácio Godoy falou do tema na tribuna, durante reunião ordinária nesta segunda-feira
Acácio Godoy falou do tema na tribuna, durante reunião ordinária nesta segunda-feira
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)O vereador Acácio Godoy (Avante) defendeu a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública para concentrar as ações de fiscalização e prevenção em Piracicaba. Ao fazer uso da tribuna, durante a 76ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (9), o parlamentar refletiu sobre as dificuldades hoje enfrentadas por corporações que atuam na área, como a Guarda Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros.
"Não é a primeira vez que vou trazer essa pauta para cá. Piracicaba já teve e merece ter novamente uma Secretaria de Segurança Pública. Eu sei que, quando falamos de segurança pública, imaginamos o policiamento ostensivo, mas ele não é apenas isso. Trata-se também de educação, assim como o Proerd", comentou Acácio Godoy, listando, na sequência, os problemas que Piracicaba enfrenta na segurança pública.
"Nos últimos meses, debatemos a carência de viaturas, a falta de reposição de recursos humanos, o armamento defasado. E o trabalho de fiscalização deixa muito a desejar: hoje teríamos que dar uma formação especial aos guardas civis para que, fora do horário comercial, possam ir a lugares com barulho excessivo para atuar na lei do silêncio. Nossos guardas não têm essa formação e não podem ir lá [nesses estabelecimentos que descumprem a lei]. Esses barulhos acontecem de madrugada. E, quando o policial chega lá, eles reduzem o volume. O policial é feito de bobo, fica indo e voltando e não tem autoridade para autuar e apreender equipamentos. Muitas vezes, quem faz essa baderna é lugar regularizado."
Acácio Godoy também mostrou preocupação com a estrutura para combate a incêndios e desastres. "Temos hoje plano de contingência para nossos hospitais e escolas? Temos planos de resposta rápida? Acho que nem temos as plantas das escolas para a polícia atuar de forma efetiva. Esses casos vêm à tona quando acontecem, mas são assuntos que precisamos dar destaque e prioridade na cidade. Acho importante darmos um tratamento específico para a segurança pública", concluiu.
Aprovadas em plenário, presidente da Câmara promulga três leis
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Audiência pública, nesta terça, discute obras paralisadas no Mário Dedini
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
Vereador discute estação elevatória no Itaperu
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
Vereador mira projeto para incentivar inclusão no mercado de trabalho
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereador reforça pedidos de melhorias em área de lazer do Santa Rosa
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Ações contra a pedofilia aproximam vereadores
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp