EM PIRACICABA (SP) 18 DE MARÇO DE 2025

Câmara Municipal aprova moção de repúdio a desfile de escola de samba

Vereador Renan Paes (PL) critica representação de Dom Pedro II em desfile da Acadêmicos do Tucuruvi




Toque na imagem para aumentar

Vereador Renan Paes (PL)

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)


A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 12ª Reunião Ordinária de 2025, realizada na noite desta segunda-feira (17), a moção de repúdio 41/2025, de autoria do vereador Renan Paes (PL). A propositura manifesta repúdio ao enredo apresentado pela Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi durante o desfile do Carnaval de São Paulo deste ano.

Na justificativa, o vereador afirma que “a escola demonstrou seu ódio à história do Brasil, fazendo menção ao Imperador Dom Pedro II decapitado, com sua cabeça sendo carregada por um indígena”. Ele classifica a representação como um “ataque às nossas figuras históricas”, que cria “um anacronismo violento ao associar indígenas a um ato que jamais ocorreu na trajetória do Imperador”. O autor também defende que Dom Pedro II “falava Tupi-Guarani e era um verdadeiro amigo e protetor dos seus súditos nativos, sendo inclusive o primeiro a criar uma legislação em favor dos indígenas”.

A moção será encaminhada à diretoria da Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, tanto para sua sede quanto para o endereço eletrônico cadastrado no site oficial da entidade, para que a escola de samba “saiba do posicionamento contrário dos piracicabanos, que repudia essa incitação ao ódio”.

Legislativo Renan Paes

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas