
“A Sema não funciona”, reclama vereador na tribuna da Câmara
Publicações foram encontradas em arquivo da Prefeitura e devolvidas ao Legislativo, em solenidade na manhã desta quinta-feira (12).
Solenidade de doação aconteceu na manhã desta quinta-feira (12)
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A Câmara Municipal de Piracicaba recebeu 10 livros históricos do Município, que foram encontrados no acervo Arquivo Público durante uma reforma que está sendo realizada no local. A entrega ocorreu em solenidade na manhã desta quinta-feira (12), com a presença do presidente do Legislativo, Gilmar Rotta (PP) e o secretário municipal de Administração, Dorival José Maistro.
Foram doados um livro referente ao “Imposto de Indústria e Profissões”, datado de 1898; dois livros sobre “Receita e Despesa”, referentes aos períodos de 1906 a 1907 e 1907 a 1908; um livro do “Balancete de Receita e Despesa”, do ano de 1904; e seis livros sobre a “Receita do Município”, correspondentes aos anos de 1923 a 1924, 1925, 1927 a 1928, 1929, 1930 e 1931.
Gilmar Rotta destacou a estrutura da Câmara em receber o material que está sendo doado pela Prefeitura, já que, desde 2019, quando assumiu pela primeira vez como presidente da Casa, passou a estruturar o que hoje se define como Setor de Gestão de Documentação e Arquivo. “É importante que possamos preservar a história, porque sem história não há futuro”, disse.
Chefiado pela arquivista Giovanna Calabria, o setor é responsável por promover a gestão de documentos produzidos e recebidos pelo Legislativo, além de planejar, implementar e coordenar atividades de preservação do acervo, e ainda propor medidas e procedimentos de segurança para tratamento de documentos, dados e informações sigilosos e pessoais.
Com a doação para a Câmara, inicialmente a documentação fica em um procedimento de quarentena, com o objetivo de eliminar eventuais traças que, se guardadas junto a outros documentos, podem gerar uma contaminação.
“Cada documento que se encontra é um pedaço da memória que se resgata e a gente só vai saber direitinho o que recebemos quando a gente ler tudo”, explica Giovanna, além do armazenamento, ou de uma eventual necessidade de restauração do documento, a equipe do setor faz leitura, define o índice, transcreve o conteúdo e, por fim, ainda digitaliza.
ARQUIVO PÚBLICO - “Na busca da reorganização do Arquivo Público, nos deparamos com diversos exemplares da nossa cidade, o que nos assustou um pouco porque são históricos e estavam uma situação bastante precária”, disse Maistro, ao destacar que, dentre eles, havia documentos pertencentes à Câmara e que agora foram devolvidos ao Legislativo.
Desde o início desta nova gestão municipal, em janeiro de 2020, foi instaurada a CPAD (Comissão Permanente de Avaliação de Documentos), com o objetivo de encontrar soluções que garantam a eficiência da gestão pública no manuseio e arquivo de documentos e processos.
A chefe do Setor de Arquivo da Prefeitura, Valéria Dias da Silva, relatou a situação em que a equipe da atual gestão encontrou os documentos. “Esses livros surgiram de um aglomerado de materiais que estavam no chão, com papelão, madeira e cadeiras quebradas em cima”, disse. Ela informou que ainda estão verificados outros 250 livros. “O que doados para a Câmara é apenas uma amostra do que a gente tem de História”, disse.
A solenidade de doação contou com a participação do vice-presidente da Câmara, vereador Acácio Godoy (PP), da 1ª-secretária da Mesa Diretora, Ana Pavão (PL), do líder de governo Josef Borges (Solidariedade), e do secretário municipal de Finanças, Artur Costa Santos. A doação dos livros da Prefeitura para a Câmara foi instituída pelo decreto 19.091, 2022, assinado pelo prefeito Luciano Almeida (União Brasil).
“A Sema não funciona”, reclama vereador na tribuna da Câmara
Caixa d'água com 'vazamento gigante' traz riscos a escola no Vida Nova
Falta de médicos e insumos são problemas graves na Saúde, diz vereador
Recuperação de acesso a Santana é destaque na fala de vereador
Piracicabanos receberão moção por concurso estadual de Karaokê
Câmara aprova mais verba para reforma do Museu Prudente de Moraes
Parlamentar defende prerrogativa dos vereadores
Vereador denuncia situação de estradas: “secretaria desastrosa”
Piracicaba terá o Março Lilás, de prevenção ao câncer de Colo de Útero
Tiro de Guerra de Piracicaba se prepara para receber inspeção estadual
Audiência pública debaterá sobre cobrança de IPTU na Zona Rural
Irmandade Divino Espírito Santo será homenageada
"Neste frio, café das crianças foi leite e maçã", denuncia vereador
Guarda Civil terá trabalho reconhecido pelo combate à criminalidade
Unimep receberá congratulações por apoio à causa animal