EM PIRACICABA (SP) 27 DE JANEIRO DE 2023

Câmara recebe visita de idealizadora do "Paradas pro Sucesso"

Juliana Previtalli, médica cardiologista à frente do projeto antitabagismo, foi recebida na Câmara nesta sexta (27) e apresentou novos projetos previstos para 2023




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A Câmara Municipal de Piracicaba recebeu, na tarde desta sexta-feira (27), a visita da médica cardiologista Juliana Previtalli, idealizadora, ao lado de Luís Fernando Dutra, do projeto antitabagismo “Paradas pro Sucesso”, iniciado em 2020.

Ela foi recebida pelo presidente do Legislativo piracicabano, Wagner Oliveira (Cidadania), o Wagnão, pela vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua!”, pelo membro do Mandato Coletivo, Pablo Carajol, e pelo assessor especial da presidência, Eliel de Souza.

Durante a conversa, que aconteceu na Sala de Reuniões da Presidência, a médica falou sobre as diversas atividades atualmente abrangidas pelo projeto, a exemplo de concursos multiculturais, shows e vídeos que buscam incentivar o combate ao tabagismo.

Ela também falou sobre novas ações a serem incorporadas e desenvolvidas pelo "Paradas pro Sucesso", como uma competição esportiva - uma corrida a ser realizada em ruas, avenidas e cartões-postais da cidade-, com o intuito de sensibilizar as pessoas sobre os benefícios de abandonar o cigarro.

“Estamos nesta reunião, hoje, para mostrar o que já temos realizado desde o início do projeto e o que gostaríamos de aumentar [em termos de atuação], buscando uma parceria também com a Câmara”, disse Juliana.

Desafios para o tratamento - De acordo com a médica, um dos grandes desafios do projeto é ampliar o acesso da população ao tratamento contra o vício no cigarro dentro das unidades públicas de saúde, já que a oferta desse serviço não é imperativa, mas sim de livre adesão pelos médicos da rede pública.

“A nossa frustração é que nós fazemos alertas, campanhas de divulgação e de conscientização mas, quando as pessoas buscam o tratamento em algumas unidades de saúde, ele não é oferecido. Essa é uma realidade. O programa antitabagismo existe, em nível Federal, um programa muito bonito e organizado, que tem tudo pronto, mas para ele acontecer, o médico ou responsável por uma unidade de saúde precisa fazer um curso de capacitação e se cadastrar, por livre iniciativa, para oferecer o tratamento antitabagismo à população”, explicou Juliana Previtalli.

Wagnão ponderou que uma conversa com representantes da secretaria municipal da Saúde possa ajudar a fomentar e buscar estratégias visando uma maior adesão dos profissionais à capacitação e oferta do tratamento antitabagismo na rede pública de saúde.

O vereador também defendeu que a recomposição salarial dos médicos contratados pelo município, cujos proventos são limitados pelo subsídio do prefeito, atualmente de cerca de R$ 15 mil, é igualmente indispensável para ampliar o número de profissionais dispostos a assumir uma vaga na rede municipal.

Mostra Cultural – Durante o encontro, Juliana Previtalli também falou sobre o concurso multicultural “Paradas pro Sucesso”, neste ano em sua terceira edição, que busca estimular estudantes do ensino médio a debaterem a problemática do tabagismo por meio da submissão de trabalhos nas modalidades desenhos, vídeos e frases. 

Os inscritos concorrem a prêmios como bolsas de estudos, cursos e vouchers em livrarias. Os trabalhos mais bem colocados são expostos em um Mostra Cultural que, neste ano, será realizada no saguão do teatro municipal “Dr. Losso Netto”, no segundo semestre.

A título de sugestão, Wagnão propôs que a mostra, além de acontecer no teatro, seja também itinerante, e possa ser igualmente realizada nos varejões e feiras municipais que acontecem em centros comunitários da cidade. “Buscaremos uma conversa com o Executivo, são sugestões a serem encaminhadas, mas a ideia é aproveitar ainda mais esses espaços de contato direto com as famílias”, disse.

Corrida e caminhada Paradas pro Sucesso – Ainda durante o encontro foi discutida a possibilidade de um apoio institucional da Câmara Municipal de Piracicaba ao evento esportivo proposto por Juliana Previtalli e demais voluntários do projeto, a "Corrida e Caminhada Paradas Pro Sucesso".

"É uma forma de convidarmos o cidadão piracicabano a participar não apenas de uma prática esportiva, mas também de buscar uma convivência harmoniosa em sociedade e reflexiva sobre os males do tabagismo", falou a médica.

Wagnão se disse interessado pelo projeto e informou que encaminhará a proposta para análise do corpo técnico e jurídico da Casa.

Câmara Cidadania Wagner Oliveira Silvia Maria Morales

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas