
Vereador, em entrevista, destaca projetos de lei em tramitação na Casa
Vereadores deliberam sobre outras 34 proposituras durante a 25ª reunião ordinária
25ª reunião ordinária
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A Câmara Municipal de Piracicaba deliberou sobre 35 proposituras durante a 25ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (12). A pauta da Ordem do Dia contava com três projetos de lei, um projeto de decreto legislativo, um projeto de resolução, 11 moções e 17 requerimentos, além de uma moção de repúdio e outro requerimento apresentados em urgência. Todos foram aprovados.
No plenário, houve manifestações em torno da moção de repúdio 101/2025, de autoria conjunta de vereadores da Casa e aprovada em caráter de urgência. O documento repudia o "funkeiro Mc Ryan pelos atos irresponsáveis praticados no gramado do Estádio Municipal Barão da Serra Negra, gerando danos materiais e imateriais ao local". A vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, também apresentou, com urgência, o requerimento 452/2025, solicitando informações sobre o episódio. O requerimento foi aprovado e também teve repercussão no plenário.
Na madrugada deste sábado (10), o funkeiro Mc Ryan foi detido após realizar manobras conhecidas como "cavalo de pau" ou "zerinho" com sua Lamborghini no gramado do estádio, antes de realizar um show no local.
REPERCUSSÃO - Felipe Gema lamentou ter que mostrar o vídeo do ocorrido. Ele destacou a dificuldade de manter e melhorar as instalações do gramado, que não serve apenas ao futebol, mas também para eventos. "Os advogados do MC Ryan se prontificaram a ajudar na reparação do gramado, mas os valores ainda não foram definidos", disse o parlamentar.
A vereadora Rai de Almeida (PT) também se pronunciou. "Quando vi as imagens do cavalo de pau dado pelo MC Ryan, pensei que, além da atitude arrogante, foi de um desrespeito ao patrimônio e a sociedade piracicabana. Precisamos repudiar", disse.
Já o vereador Gustavo Pompeo (Avante) alertou que quando o campo é cedido, existe a corresponsabilidade. "Não podemos achar somente um culpado, mas todos os responsáveis sobre o ocorrido. Temos que evitar que outras ocorrências como essa aconteça", disse.
Pedro Kawai (PSDB) disse que o episódio foi lamentável. "Quero levantar a discussão sobre o comportamento de algumas celebridades. Acham que podem dar um cavalo de pau dentro de um estádio e achar isso normal. Infelizmente é uma celebridade dando péssimo exemplo. É essa a repulsa", disse.
Renan Paes (PL) corroborou com a fala de Kawai. "Espaço público tem que ser usado para bons exemplos. Nosso repúdio não é contra o funk, mas contra a depredação", afirmou.
Por fim, o vereador Laércio Trevisan Junior (PL) afirmou que "é bom deixar registrado o protesto contra o ato deste cidadão e que a realização de eventos no estádio seja revista pela diretoria".
REQUERIMENTOS - Entre os requerimentos que solicitam informações ao Executivo e que foram aprovados, três deles são de autoria do vereador Marco Bicheiro (PSDB). O requerimento 422/2025 solicita informações sobre a suspensão dos serviços de transporte público às pessoas com mobilidade reduzida, o 423/2025 é sobre a suspensão do auxílio com bolsa de estudos aos funcionários e servidores públicos e o 424/2025 questiona sobre indicações não respondidas.
Já o requerimento 425/2025 solicita informações sobre condições de funcionamento, autorização e documentação de estabelecimento comercial voltado ao atendimento de pets; e o 426/2025 questiona sobre empresa de comércio de equipamentos e serviços. Ambos são de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT). A vereadora também solicita dados sobre os cargos dos servidores públicos comissionados e efetivos por Secretaria e Autarquia no requerimento 427/2025 e pede informações sobre publicações no Diário Oficial do Município referentes ao cancelamento de licitações, contratos e a aplicação de sanções previstas em Lei, através do requerimento 429/2025. Por fim, Rai de Almeida, no requerimento 445/2025, solicita informações sobre a situação do Centro Comunitário do Bairro Sol Nascente.
O vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, solicita informações sobre a instalação de sistema de segurança com câmeras de monitoramento no Centro de Convivência Intergeracional no requerimento 428/2025 e no requerimento 430/2025
questiona sobre a manutenção do banheiro público localizado junto à Catedral, no centro de Piracicaba.
No requerimento 436/2025, o vereador Renan Paes (PL) solicita informações sobre um possível uso de solo irregular em área verde e no requerimento 437/2025 questiona sobre uma possível construção ilegal em APP (Área de Preservação Permanente), ambos no arque Conceição II.
A situação atual e a viabilidade de criar novos Ecopontos é tema do requerimento 440/2025, de autoria do vereador Edson Bertaia (MDB), e, no requerimento 443/2025, Laércio Trevisan Jr. (PL) solicita informações sobre o fechamento da Escola Municipal Professor Francisco Benedicto Libardi e os motivos de segurança alegados aos pais dos alunos.
Também foram deliberados o projeto de decreto legislativo 24/2025, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr, que institui o Dia dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária, e o Projeto de Resolução 5/2025, de autoria da vereadora Silvia Morales (PVB), do mandato coletivo A Cidade é Sua, sobre a denominação de Madalena Leite (ex-vereadora) o refeitório da Câmara Municipal de Piracicaba, com substitutivo da CLJR (Comissão de Legislação Justiça e Redação). Os dois também foram aprovados.
SEGUNDA DISCUSSÃO: Foi aprovado, em segunda discussão, o projeto de lei 1/2025 de autoria dos vereadores Thiago Ribeiro (PRD), Trevisan Jr., André Bandeira, Rerlison Rezende (PMDB), Zezinho Pereira (União Brasil, Silvia Morales (PV), Felipe Jorge Dario (Solidariedade), o Felipe Gema, sobre a denominação de Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Humberto de Campos – Prefeito Municipal - o prédio da Escola Municipal do bairro Nova Iguaçu.
Também em segunda discussão foi aprovado, com nova redação da CLJR, os projetos de lei 50/2025, que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de placa informativa contendo informações sobre inspeção nos elevadores dos prédios comerciais e residenciais, e o projeto de lei 51/2025, sobre a denominação de Francisco Eduardo Birollo a Rua 11, no Loteamento Residencial Canaã, bairro Campestre.
PRIMEIRO EXPEDIENTE - O vereador André Bandeira (PSDB) entregou a moção de aplausos 200/2024 em homenagem aos 40 anos de fundação da Oxipira Automação, Indústria e Comércio de Máquinas Industriais.
A Tribuna Popular foi utilizada por José Edvaldo Brito, que abordou o tema "A coragem de mudar a cidade".
Vereador, em entrevista, destaca projetos de lei em tramitação na Casa
Após solicitações, podas de árvores são realizadas no Parque São Matheus
Requerimento questiona manutenção em banheiro público no Centro
Vereador cobra informações sobre indicações não atendidas no bairro Maracanã
Câmara aprova moção que homenageia clínica por 5 anos de fundação
Moção apoia luta por reposição salarial dos servidores municipais
Vias do residencial Canaã recebem o nome de diácono evangélico
Vereadora solicita informações sobre situação de Centro Comunitário
Câmara aprova homenagens a fotógrafo, colégio e emissora de rádio
Vereador cobra providências para atendimento de hemodiálise na cidade
Vereador destaca os 75 anos do Sindicato dos Contabilistas
Coletivo Black será homenageado com moção de aplausos
Em requerimento, vereador questiona fechamento de escola municipal
Empresa será homenageada por oficina de mecânica para mulheres
Vereadora pede informações sobre empresa de comercio de equipamentos e serviços