Rua no Parque dos Laranjais recebe nome de “Manoel Lino da Silva”
Câmara vai homenagear coordenador de plano de agricultura irrigada
Moção de aplausos 136/2020, de autoria de Nancy Thame (PV), foi aprovada nesta segunda-feira (14).
A Câmara de Vereadores de Piracicaba irá homenagear o professor Durval Dourado Neto, coordenador do Plano de Ação Imediata da Agricultura Irrigada no Brasil para o período 2020-2023. A moção de aplausos 136/2020, de autoria da vereadora Nancy Thame (PV), foi aprovada durante a 41ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (14).
Executado pelo Grupo de Políticas Públicas da Esalq/USP, o plano de agricultura irrigada é considerado como um dos pilares centrais que podem alavancar o aumento da produção agrícola no Brasil, contribuindo ainda mais para suprir a crescente demanda mundial de alimentos.
O professor Durval Dourado Neto é diretor da Esalq/USP e coordenador do GPP, pesquisador respeitado tecnicamente na temática de agricultura irrigada, coordenou e liderou a execução desse plano, destinado ao desenvolvimento agrícola do país e que foi recentemente lançado.
O estudo é uma iniciativa que foi demandada pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), com apoio financeiro da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e apoio técnico da Agência Nacional de Águas (ANA).
Esse plano tem como objetivo mensurar o potencial de adoção da agricultura irrigada no território brasileiro e elaborar material técnico para subsidiar um plano de ação imediata, com proposição de medidas que apoiem o desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil.
O material servirá de subsídio para que o Governo Federal possa tomar decisões para apoiar o desenvolvimento agropecuário do País, também disponibilizando uma ferramenta (plataforma) para que toda a sociedade possa usar os dados gerados no estudo em prol da agricultura irrigada.
CURRÍCULO - Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1981-1984), Durval Neto é mestre em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Esalq (1986-1989), doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1989-1992) e pós-doutor em física do solo e modelagem em agricultura junto à Universidade da Califórnia (1993-1995).
Livre-Docente (1999) em Fitotecnia junto ao Departamento de Produção Vegetal da USP, é professor associado (2000-2006) e pesquisador científico do CNPq, professor colaborador da Fundação Getúlio Vargas, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (1998-2002, 2008-2010 e 2014-2017), chefe do Departamento de Produção Vegetal (2002-2006 e 2008-2012), professor titular (desde 2006) do Departamento de Produção Vegetal, vice-diretor da Esalq (Quadriênio 2015-2018) e diretor da Esalq (Quadriênio 2019-2022). Tem experiência nacional, em 24 estados da Federação, e internacional, com atuação em 51 países.
Notícias relacionadas
Câmara aprova "Programa de Oficinas Culturais e Esportivas"
Vereador aponta impactos após a extinção da EMDHAP
Câmara rejeita parecer contrário a PL que altera prêmio-assiduidade
Câmara aprova projeto que institui o Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Vereador pede informações sobre atendimento na USF Gran Park/Vida Nova
Requerimento pede detalhes sobre elaboração de respostas da Prefeitura
Câmara aprova moção de aplausos para liderança religiosa
Propositura pede detalhes sobre contratos de oftalmologia no município
Requerimento pede informações sobre ação judicial envolvendo o Semae
Moção celebra quatro décadas de empresa do setor metal-mecânico
Requerimentos solicitam dados sobre contratos entre Prefeitura e FIPE
Tribuna Popular: orador critica dificuldades enfrentadas por autistas
Câmara aprova ampliação de transporte para pessoas com deficiência
Orçamento de Piracicaba: Câmara debate propostas e emendas para 2025