
Câmara aprova reajuste de 5% aos servidores públicos municipais
Reunião ordinária tem início às 19h; para a sequência, estão convocadas até três sessões extraordinárias para que o projeto tenha a deliberação concluída na mesma noite
Noite de segunda-feira terá reunião ordinária e até três sessões extraordinárias para a votação do projeto de reposição inflacionária aos servidores
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba vota, em reuniões ordinária e extraordinárias nesta segunda-feira (7), o projeto de lei 66/2025, enviado pelo Executivo ao Legislativo, com a proposta de repor a inflação dos salários dos servidores públicos municipais em 5%, conforme deliberado em 27 de março em assembleia do sindicato da categoria.
Para que seja possível aprovar o texto em dois turnos na mesma noite e, imediatamente, encaminhá-lo para a sanção do prefeito Helinho Zanatta (PSD), o presidente da Câmara, Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, convocou até três sessões extraordinárias para a sequência da 18ª Reunião Ordinária, que tem início às 19h.
"A revisão ora proposta se destina a recompor a perda do poder aquisitivo dos servidores públicos municipais ao longo do período de março de 2024 a fevereiro de 2025, sendo tais perdas inflacionárias calculadas com base nos indicadores de preço (IPC-Fipe, INPC-IBGE, IPCA-IBGE) deste período e, embora a proposta inicial [apresentada pelo governo] tenha previsto uma recomposição menor, a revisão em parâmetros de 5%, aprovada em assembleia da categoria no último dia 27 de março, ainda reflete a recomposição do poder aquisitivo", afirmou o prefeito, na justificativa do projeto de lei.
Assim, com o projeto de lei 66/2025 sendo aprovado em duas discussões pelos vereadores, a incidência dos 5% será retroativa ao último dia 1º de março. O terceiro mês do ano é a data-base do funcionalismo municipal desde 2006, e a reposição inflacionária é extensiva aos servidores inativos e pensionistas.
A propositura é uma das 35 matérias que compõem a pauta da Ordem do Dia da 18ª Reunião Ordinária, junto com outros dois projetos de lei, dois projetos de decreto legislativo, um projeto de emenda à Lei Orgânica, quatro moções, 29 requerimentos e o parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara ao projeto de lei complementar 4/2025, que é de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) e visa estabelecer regramentos, em âmbito municipal, para a promoção da regularização fundiária de núcleos rurais.
As moções englobam três de aplausos e uma de apoio, a qual, de número 64/2025 e tendo como autora a vereadora Rai de Almeida (PT), endossa o projeto de lei federal 1.087/2025, que dispõe sobre a isenção do Imposto de Renda para contribuintes que recebem até R$ 5 mil, "medida que corrige a defasagem histórica da tabela e beneficia milhões de brasileiros".
Treze das 35 matérias da pauta são remanescentes da reunião ordinária da última quinta-feira (3), quando deixaram de ser deliberadas devido ao encerramento regimental da sessão. Uma das matérias que, portanto, estão novamente relacionadas para serem votadas pelos vereadores é o projeto de decreto legislativo 14/2025, apresentado por Gustavo Pompeo (Avante), que institui na Câmara a "Frente Parlamentar Contra a Instalação de Pedágio na SP-304".
Três oradores estão inscritos para a Tribuna Popular: Adriano Mendes Turini falará sobre o "Dia Mundial do Autismo"; Camila Colognesi Banzatto abordará o trabalho realizado pela Auma (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba) e sobre o transtorno do espectro autista; e Fernando Medina da Cunha trará convite aos vereadores para a inauguração do novo Parque Tecnológico do Cecan (Centro do Câncer) da Santa Casa de Piracicaba.
Os trabalhos legislativos podem ser acompanhados, ao vivo, a partir das 19h, pela TV Câmara (sintonizada nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube). A Rádio Educativa 105,9 FM inicia a cobertura às 20h.
Câmara aprova reajuste de 5% aos servidores públicos municipais
Reunião solene presta homenagem a catequistas e vicentinos
Vereador representa Mesa Diretora em congresso do TCE
Vereador destaca bandeira do esporte em entrevista à TV Câmara
Tribuna Popular: há 30 anos, a voz do povo no plenário da Câmara
Vereador visita novo espaço para funcionamento do Centro Pop
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Câmara vota instituição da Frente Contra o Pedágio nesta quinta (3)
Vereador pede melhorias para estacionamento no São Francisco/Taquaral
Vereador pede intervenção da Prefeitura na região de Santa Teresinha
Vereador destaca início da construção de dois viadutos na SP-304
Audiência discute segurança no trânsito e resposta rápida a acidentes
Vereador fortalece parceria para ações em defesa da saúde mental
Na tribuna, vereador discute incêndios em ecopontos e anistia