EM PIRACICABA (SP) 27 DE OUTUBRO DE 2011

Centro Social e Varejão do Vila Fátima ganha denominação

Conforme iniciativa do vereador Bruno Prata (PSDB), autor da lei municipal 7042/11, o Centro Social e Varejão do Vila Fátima, localizado na Avenida Marechal Costa e (...)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Conforme iniciativa do vereador Bruno Prata (PSDB), autor da lei municipal 7042/11, o Centro Social e Varejão do Vila Fátima, localizado na Avenida Marechal Costa e Silva, 464 foi denominado de Maria do Carmo Zem da Silva, em ato solene para o descerramento de placa, na tarde de ontem (26/10/11), às 18h30, que contou com a participação de autoridades, líderes comunitários, além de amigos e familiares da ex-líder comunitária. O novo espaço social foi entregue em janeiro deste ano. O equipamento beneficia os moradores em reuniões sociais e educativas, além de proporcionar local seguro para a realização de cursos gratuítos. O espaço também funciona como varejão, oferecendo frutas, verduras e legumes de boa qualidade.

Na oportunidade, o vereador Bruno Prata destacou a imensa alegria da comunidade local na conquista da obra. O parlamentar também ressaltou o legado da líder comunitária frente às demandas do bairro. Em toda a sua vida, Maria do Carmo trabalhou junto aos necessitados e suas ações sempre foram para fazer o bem não importando a quem. Foi uma ótima mãe e esposa, estando sempre presente junto aos seus familiares. "Era uma pessoa que via além do muro de seu quintal, em dedicação ao próximo", disse.

O atual presidente do Centro Comunitário, Edinelson Castelo falou da luta incansável de Maria do Carmo pelo Vila Fátima, em conquistas sociais visando a melhora da qualidade de vida dos moradores. O vereador Dirceu Alves da Silva (PPS) parabenizou a iniciativa de Bruno Prata na denominação do espaço público, além de considerar a qualidade das edificações dispensadas na construção do barracão. O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, José Aparecido Longatto (PSDB) também enfatizou a trajetória de luta da ex-líder comunitária, além de ressaltar as condições privilegiadas em que a comunidade local recebeu o espaço público, que propicia a realização de eventos, como festas de casamentos, aniversários e outras atividades sociais.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio lembrou dos mais de 20 locais novos inaugurados pela atual administração que procuram contemplar toda uma comunidade em prestação de serviços sociais. Já o secretário municipal de Agricultura a Abastecimento, Waldemar Guimenes destacou o lugar estratégico em que foi construído o Varejão do Vila Fátima, agregando mais valores e fortalecimento da organização dos moradores da região. Júlio Cesar Zem da Silva falou em nome dos familiares de Maria do Carmo.


Maria do Carmo Zem da Silva

A piracicabana Maria do Carmo foi uma incansável batalhadora pelo seu bairro. Ao longo de nove anos à frente da Associação de Moradores do Vila Fátima, obteve muitas vitórias. A eleição para o cargo, já foi uma delas. Maria do Carmo encabeçou uma chapa só de mulheres que, quebrando preconceitos, foi a vencedora. Outra de suas lutas populares foi ganha em favor das crianças e adolescentes, com a construção da Escola Estadual "João Chiarini". Também com o trabalho dela, as ruas de terras ganharam asfalto, sinalização, lombadas e o número de linhas de ônibus para atender ao bairro aumentou. Seu trabalho rendeu bons frutos de organização social, com participação ativa das mulheres da comunidade. Maria do Carmo foi presidente, durante toda sua vida tever o olhar voltado para os mais necessitados, Casada desde os 22 anos, foi ótima mãe e esposa, sempre presente junto à comunidade e familiares.

Dentre as consquistas sociais destacam-se a construção da Escola Estadual "João Chiarini", pois até o momento utilizavam salas da Escola Municipal "Antonio Rodrigues Domingues",quando era apenas Creche da Vila Fátima. Conquistou parte do asfalto nos finais das ruas que eram de terra, tais como Rua Cajamar, Rua Amadeu Castanho, Rua Benedito José Anastácio, Rua Caetano Carmignani e Rua Julis Rimet.

A líder comunitária também lutou por mais linhas de ônibus, sinalização de ruas, como lombadas, placas, inscrição nos jogos Comunitários, reforma da creche, ginástica feminina, organização da comunidade e participação ativa das mulheres.  Em toda a sua vida trabalhou junto aos necessitados e suas ações sempre foram para fazer o bem não importando a quem. Foi uma ótima mãe, esposa estando presente junto aos seus familiares. Casou-se em 16 de setembro de 1972, com Sebastião Barbosa da Silva e teve três filhos, Julio, Celso e Giovana.


Martim Vieira Mtb 21.939
Fotos: Fabrice Desmonts Mtb 22.946


 

Legislativo Bruno Prata

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas