
Audiência pública discute regularização fundiária e edificações irregulares
Quatro projetos que tratam dos temas receberam pareceres favoráveis e dois foram contrários; duas moções de apelo voltadas a esses públicos foram consideradas aptas
Projeto que trata dos Conselhos de Escola e matéria sobre jornada de servidores municipais receberam pareceres contrários
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) analisou, em reunião nesta quinta-feira (15), proposituras que tratam de questões voltadas para os direitos das crianças e adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência. Participaram da reunião o presidente da comissão, vereador Gustavo Pompeo (Avante), e o relator, vereador Renan Paes (PL). Eles contaram com a assessoria da Procuradoria Legislativa da Câmara.
Receberam pareceres favoráveis o projeto de lei nº 93/2025, de autoria do vereador Edson Bertaia (MDB), que dispõe sobre a proibição de apresentações artísticas, eventos e materiais educativos com conteúdo sexual ou inadequado a crianças e adolescentes em espaços públicos do município; e o PL nº 102/2025, do mesmo autor, que determina a afixação da Carta de Direitos da Criança e do Adolescente nas escolas da rede pública municipal.
Também receberam pareceres favoráveis da CLJR o PL nº 104/2025, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PRD), que institui outubro como o Mês de Combate à Poliomielite e à Síndrome Pós-Poliomielite no Calendário Oficial de Eventos do Município; e ainda o PL nº 105/2025, do mesmo autor, que cria a campanha de fortalecimento da saúde mental e do enfrentamento à violência psicológica entre mulheres (Wollying).
Já o PL nº 103/2025, de autoria do vereador Edson Bertaia, recebeu parecer contrário da comissão. A matéria propõe a instituição da Política Municipal de Valorização dos Conselhos de Escola no município. Nesse caso, a CLJR seguiu a nota técnica elaborada pela Procuradoria Legislativa, que apontou que o município não tem competência para legislar sobre o tema, iniciativa que cabe apenas à União, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Também com parecer contrário ficou o PL nº 106/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, que autoriza a Prefeitura a estabelecer jornada reduzida de trabalho para os servidores municipais que tiverem filhos com deficiência, acometidos por moléstia grave ou com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A nota técnica da Procuradoria Legislativa, seguida pela CLJR, colocou que a medida é de competência exclusiva do Poder Executivo.
Legalidade - “O intuito dos projetos é positivo e é muito importante o município discutir essas questões”, explicou o presidente da CLJR, Gustavo Pompeo. “Mas um deles, infelizmente, é competência da União e nem o prefeito e nem a Câmara Municipal poderiam fazer a alteração. O outro, como é uma proposta para todos os servidores, há a necessidade de vir pelo Poder Executivo”.
Na reunião desta quinta-feira (15), a comissão ainda considerou aptas duas moções de apelo. A moção nº 92/2025, de autoria do vereador Relinho, é direcionada à Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”) para que não haja a paralisação das atividades de Equoterapia. Já a moção nº 99/2025, de autoria do vereador Thiago Ribeiro, apela ao deputado estadual Alex Madureira (PL) para interceder junto ao Governo do Estado para que promova a revisão e adequação do modelo de agendamento de serviços da unidade do Poupatempo de Piracicaba para garantir o pleno acesso de idosos, em consonância com o Estatuto do Idoso.
Na reunião desta quinta-feira (15), outras quatro moções de aplausos foram consideradas aptas, três projetos de decreto legislativo para a concessão de honrarias e um projeto de lei para denominação de espaço público receberam pareceres favoráveis.
Audiência pública discute regularização fundiária e edificações irregulares
"Maio Amarelo": vereador participa de ação educativa no distrito Uninorte
Escolas estaduais de Piracicaba são saudadas por adotarem modelo cívico-militar
Vereador quer informações sobre possível uso de solo irregular em área verde
Requerimento questiona possível construção irregular em APP no Pq Conceição II
Moção repudia decreto italiano que limita obtenção de cidadania por descendência
Câmara aprova moção de aplausos ao Grupo Nariz de Plantão
Câmara aprova moção que homenageia clínica por 5 anos de fundação
Centenário de multinacional é lembrado em moção de aplausos
Vereador se reúne com nova diretoria da Societá Italiana
Projeto de lei homenageia ex-prefeito em denominação de escola municipal
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
CLJR emite 12 pareceres favoráveis e quatro contrários
Vereador, em reunião, apresenta demandas ao secretário municipal de Obras
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba