EM PIRACICABA (SP) 24 DE JUNHO DE 2022

Com 125 anos de fundação, escola Sud Mennucci receberá homenagem

Moção de aplausos é de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PSC)




Toque na imagem para aumentar

Thiago Ribeiro (PSC)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Os 125 anos de fundação da Escola Estadual Sud Mennucci será reconhecido através da moção de aplausos 110/2022, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PSC). A propositura foi aprovada na noite desta quinta-feira (23), durante a 27ª reunião ordinária de 2022.

O texto da propositura destaca que a escola Sud Mennucci foi fundada em 1897 no centro da cidade como Escola Complementar de Piracicaba, voltada à formação de professores. Em 1912, Altino Arantes, Secretário Estadual do Interior, esteve em Piracicaba para receber a doação, feita pela Câmara Municipal, do terreno situado no loteamento da antiga Chácara Laport.

Em 5 de julho de 1913 foi lançada a primeira pá de concreto das fundações, com grande festa. A inauguração da sede nova da Escola Normal de Piracicaba ocorreu em 11 de agosto de 1917, quando a escola deixou o antigo prédio, onde se instala a Escola Complementar, na Rua do Rosário. Já contava 20 anos, havendo diplomado 16 turmas de professores primários e era tradicional pela qualidade do ensino e dos ex-alunos.

O texto também destaca que grandes personalidades na área de educação local foram alunos ou professores naquela unidade. Entre eles, o próprio patrono da unidade, Sud Menucci, filho de imigrantes italianos, formou-se professor e foi delegado de ensino em Campinas e Piracicaba. 

A escola tem um formato físico de convento e é composta de lindas arquiteturas, é reconhecida como uma das 10 maravilhas do Município, foi tombada como patrimônio histórico em 2002 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

 

 

Legislativo Thiago Ribeiro

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583 Daniela Teixeira - MTB 61.891

Notícias relacionadas