EM PIRACICABA (SP) 05 DE OUTUBRO DE 2022

Com música e dança, "Grupo Amigas da Onça" é homenageado pela Câmara

Moção de aplausos de autoria de André Bandeira, que reconhece os 10 anos do grupo voltado à prevenção e apoio a pacientes com câncer, foi entregue nesta quarta (5)




Toque na imagem para aumentar

André Bandeira e as "Onças", como se intitulam as integrantes do grupo

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


"O câncer nos une e a amizade nos fortalece". É com esse slogan que o Grupo Amigas da Onça, formado no Cecan (Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba) por mulheres diagnosticadas, que fazem ou fizeram tratamento contra o câncer, ajuda a romper o estigma de que a doença não tem cura.

E para reconhecer a trajetória do Amigas da Onça, grupo que há 10 anos atua não apenas no suporte ao enfretamento ao câncer, mas também em sua prevenção, a Câmara Municipal de Piracicaba concedeu, na tarde desta quarta-feira (5), uma Moção de Aplausos em retribuição aos relevantes serviços prestados à sociedade.

Proposta pelo vereador André Bandeira, a cerimônia aconteceu no Salão Nobre "Helly de Campos Melges", e entregou às "Onças", como se autodenominam as integrantes do grupo, e à psicóloga do Cecan, Pedrilha de Goes Baggi, sua criadora, um quadro alusivo à moção 149/2022.  

Além deles, também participaram da solenidade os diretores do Cecan, Dr. Fernando Medina e Dra. Mary da Silva Thereza, parentes e amigos das onças e os vereadores Fabrício Polezi e Acácio Godoy.

"Queremos, de alguma forma, homenagear esse trabalho, essa dedicação de vocês. Que essa moção sirva de reconhecimento e incentivo para que vocês continuem trabalhando, se dedicando e valorizando o próximo, como vocês fazem no dia a dia", disse André Bandeira.

O grupo - cujo nome surgiu de uma brincadeira, o "amigo da onça", uma espécie de amigo secreto às avessas, promovida por Pedrilha de Goes Baggi, com o objetivo de fomentar a troca de experiências entre as pacientes do Cecan -, passou a se reunir com cada vez mais frequência e a realizar diversas atividades, sempre na busca por acolher e apoiar pacientes que recebiam o diagnóstico da doença. Hoje, o Amigas da Onça conta com cerca de 30 integrantes.

A música é também uma aliada do grupo que, desde 2016, anualmente, no Outubro Rosa, realiza apresentações e grava videoclipes com o intuito de levar a cada vez mais pessoas uma mensagem de força, esperança, superação e de prevenção. 

"Ninguém faz nada sozinho", disse Pedrilha ao receber o quadro alusivo à moção de aplausos. Ela agradeceu à equipe do Cecan pela confiança e por permiti-la "fazer algo diferente de um grupo convencional" que, atualmente, além dos encontros, também promove palestras de conscientização sobre o câncer em diversos espaços públicos e privados. 

Cultura de prevenção - Para a Dra. Mary da Silva Thereza, o "espírito jovem" é também um aliado no enfrentamento ao câncer: "agradeço pela alegria que elas proporcionam no dia a dia no Cecan, pela ajuda que nos dão com os outros pacientes que lá estão, e agradeço também pela convivência nestes últimos 10 anos, tanto com a Pedrilha quanto com as demais integrantes, que levam na alegria a possibilidade de amparar o próximo, que é o que elas fazem". 

"O câncer de mama, no Cecan, corresponde a 30% de todos os casos de cânceres femininos. Nestes dois anos, infelizmente, devido à pandemia, hoje nós estamos recebendo os pacientes mais avançados e mais difíceis de serem curados", alertou Fernando Medina.

O diretor do Cecan, no entanto, lembrou que, "com grupos como o "Amigos da Onça" e outros programas, levando às grandes e pequenas empresas da cidade palestras sobre prevenção. Estamos trazendo para Piracicaba, sem dúvida nenhuma, uma cultura de prevenção. E isso tem melhorado os nossos resultados de uma maneira muito grande". 

Emocionada, Beatriz Zambom, a "Onça Bia", lembrou que o "câncer mata", sim, assim como outras doenças e condições também o fazem, mas que ele, no entanto, "não é sinônimo de morte", e frisou a importância do autoexame para a detecção precoce da doença, em especial, do câncer de mama:

"É de arrepiar quando chegamos em palestra, como ocorreu no ano passado, em uma empresa com 70 mulheres em que apenas 10 delas disseram fazer o autoexame. 10, apenas, conhecem o seu próprio corpo. Em um momento em que todo mundo quer uma sobrancelha perfeita, cílios perfeitos, unhas magníficas, no entanto, esquecem de olhar para o próprio corpo", ponderou.

O ponto alto da cerimônia ficou para o encerramento, quando as cerca de 20 "onças" presentes cantaram e dançaram uma música de autoria do grupo, lançada neste ano, e que traz em seu refrão uma mensagem de paz e companheirismo: "quando não souber o que pedir, peça tranquilidade. Quando não souber o que doar, doe sua amizade". 

André Bandeira Homenagem

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas