Em discurso, vereador agradece por três mandatos
Comissão de Agricultura pauta discussões no desenvolvimento rural
Presidida por Nancy Thame, Gilmar Rotta (relator) e Trevisan Jr. (membro), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural se reuniu hoje (19)
Comissão de Agricultura pauta discussões no desenvolvimento rural
Crédito: Rafael Henrique da SilvaA Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, integrada por Nancy Thame (PSDB) - presidente, Gilmar Rotta (MDB) - relator e Trevisan Jr. (PR) - membro, na manhã desta quarta-feira (19), às 10h00 utilizou as dependências da sala "Euclides Buzetto", terceiro andar do prédio anexo para realizar a primeira reunião após a reformulação das comissões internas da Câmara, que aconteceu no início de fevereiro, para o biênio 2019-2020.
Na oportunidade foi analisado minuta de propostas elencadas pela vereadora Nancy Thame, na avaliação de proposituras que devem ganhar o respaldo da Comissão de Agricultura, em projetos novos e outros que serão reapresentados em plenário, visando o papel da Câmara no reforço à criação de políticas públicas que possam fomentar o setor rural.
Os vereadores também reiteraram o papel da Comissão de Agricultura na elaboração de pareceres sobre a organização do setor rural sustentável, em política de cooperativismo e condições sociais no meio rural, migrações rural-urbanas, estímulos fiscais, financeiros e creditícios à agricultura.
Além de incluir a pesquisa e experimentação agrícola, política e planejamento, desenvolvimento tecnológico da agropecuária, extensão rural, eletrificação rural, insumos, saneamento rural, padronização e inspeção de produtos vegetais e animais, fiscalização do uso de defensivos agrotóxicos , e usu ou posse temporária de terra, contratos agrários, regularização de terras rurais, compreendendo sua ocupação e alienação, além de pareceres sobre a concessão de áreas públicas.
O Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável, decorrente do decreto legislativo 37/2017, de autoria dos vereadores NancY Thame e Paulo Serra (CID) também foi avaliado na reunião.
Os vereadores também evidenciaram o papel de instituições e organismos como a Cati (Casa de Agricultura de Piracicaba), Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Regional), Crea (Conselho Regional de Engenharia Arquitetura Agronomia), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil-Piracicaba), Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Fatec, Terra Mater - Rede Guandu e outras representações que participaram do Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável, em discussões sobre a regularização fundiária, com reflexo no Plano Diretor de Desenvolvimento Rural.
Também avaliaram o montante de R$ 45 mil reservados na LDO-2019 (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para captação e apoio aos produtores, o que implica na aferição sobre o andamento destes recursos, junto à Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento).
Nancy Thame também pontuou ações da Escola do Legislativo, desde o ano de 2017, na discussão de várias temáticas: Pensando o Território (Marcos Sorrentino, Natalia Gebrin e Marcos Valentini), Plano Diretor (diversas palestras da área), Desenvolvimento da Agricultura Sustentável em Piracicaba (Afonso Peche), Compras Governamentais: Aplicação dos Benefícios Legais para Micro e Pequenas Empresas e Fornecimento de Alimentos da Agricultura Familiar para o Poder Público (Sebrae) e Participação da Semana do Meio Ambiente, com foco na Agricultura Familiar (Esalq).
A parlamentar também relacionou decreto legislativo, sobre a Semana de Conscientizção da Alergia Alimentar, sendo que a discussão do tema suscitou na disposição de novamente reapresentar o projeto na Câmara, em nome da Comissão de Agricultura, na defesa de um programa de segurança alimentar e nutricional nas instituições educacionais públicas e privadas do sistema municipal de ensino de Piracicaba.
A realização do Seminário de Agricultura e Produção Orgânica, realizado em 2018 também foi outro evento destacado pelos parlamentares, que também consideraram o teor dos requerimentos 510/2018, sobre IPTU rural e o de número 539/2017, sobre o fornecimento de alimentos do município para reforçar a merenda escolar. Além de considerarem a passagem do Dia do Agrônomo, por força do projeto de decreto legislativo 54/2017.
Os vereadores finalizaram os trabalhos da Comissão de Agricultura analizando ações e propostas que passam pelo apoio ao Seminário de Agricultura e Produção Orgânica; organização de lei municipal ou projeto de decreto legislativo sobre a alergia alimentar; o Dia Nacional da Agrologia (3/10); o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, que terá o apoio do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), na revisão do Plano Diretor, além de avaliar a regularização fundiária.
As propostas de trabalho também contemplam o evento da Esalq Show, que ocorrerá em outubro, na discussão temática sobre a Agricultura Familiar e Pequenos Produtores Rurais.
O vereador Gilmar Rotta reiterou o papel da Câmara em parcerias com a Esalq e outras instituições no fomento a projetos que contemplem as demandas da zona rural.
O vereador Laércio Trevisan Jr. que também preside a Comissão de Estudos do Semae, que avalia problemas de abastecimento em Piracicaba não pôde participar da reunião.
Notícias relacionadas
Associação dos Engenheiros e Arquitetos receberá moção de aplausos
Vereador entrega moção a professor e pesquisador da Esalq
Medalha de mérito destaca empresa referencial na América Latina
Ativistas pela preservação do Rio Piracicaba são homenageados
Quatro votos de congratulações são aprovados na 76° Reunião Ordinária
Autor de livro com história do XV de Piracicaba recebe moção da Câmara
Vereador destaca segurança pública e ações de combate ao narcotráfico
Santa Teresinha: Câmara aprova inclusão de festas no calendário
Requerimento pede informações sobre contratos de asfalto e concreto
Vereador tece críticas com ‘resumo’ do atual governo
Câmara aplaude escritor por lançamento de livro em homenagem ao XV
Requerimento cobra melhorias de rua no Mario Dedini
Grupo Vocal Celeste Porvir é homenageado pelos 10 anos de trajetória
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025