EM PIRACICABA (SP) 12 DE ABRIL DE 2024

Comissão de Educação cobra plano para aquisição de material didático

Comissão permanente da Casa destacou que ocorreram atrasos na distribuição dos livros didáticos nos últimos três anos




Toque na imagem para aumentar

Comissão quer reunião com secretário para debater planejamento para distribuição de material

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Piracicaba vai convidar o secretário municipal de Educação, Bruno Roza, para prestar esclarecimentos sobre os atrasos na distribuição do material didático para as escolas municipais, que tem se repetido nos últimos três anos. O tema foi levado à comissão pelo gabinete do vereador Paulo Camolesi (PSB), durante a reunião da comissão, que é composta pelos vereadores Rai de Almeida (PT), presidente, Antonio Sérgio Rosa de Oliveira (PRD), o Sérgio da Van, relator e Fabrício Polezi (PL), membro, nesta sexta-feira (12).

De acordo com o gabinete de Camolesi, os livros didáticos chegaram no segundo bimestre, no início do ano passado, e somente em março, neste ano. A preocupação é com os prejuízos ao planejamento do ano letivo pelos professores. A informação é que, até a chegada do material, uma escola improvisou o conteúdo em folhas de sulfite distribuídas aos alunos.

Sérgio da Van confirmou que o problema realmente ocorreu e destacou que, apesar do ano eleitoral, é preciso que a atual composição da Secretaria da Educação tome providências para fazer o planejamento da entrega para o início do próximo ano letivo, que será seguido pelo governo que vencer a eleição.

Polezi lembrou as dificuldades para as aquisições inerentes ao serviço público em função dos problemas burocráticos que envolvem as licitações e questionamentos judiciais, que levam ao atraso dos certames.

Para Rai de Almeida, existe um problema de planejamento da secretaria. “Muitos professores tiveram que tirar xerox do livro para começar a dar as aulas. Se não tem material, não tem como o professor trabalhar com as crianças e isso é um prejuízo para a formação”, avaliou. “A gente precisa fazer o apontamento para que em dezembro esse material já esteja disponibilizado. O poder público tem que se antecipar considerando que podem acontecer esses problemas”.

A comissão decidiu convidar o secretário para prestar esclarecimentos sobre o que ocorreu este ano, fazer a avaliação dos impactos causados pelo atraso do material e apresentar as estratégias de planejamento para a distribuição para o próximo ano letivo.

Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia Paulo Camolesi Rai de Almeida Fabricio Polezi Sergio da Van

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas