
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Proposta da vereadora Rai de Almeida (PT) prevê divulgação periódica de estatísticas e padronização de dados municipais sobre o tema
Rai de Almeida (PT)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)O Projeto de Lei nº 92/2025, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), com substitutivo da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, foi aprovado em segunda discussão na 13ª Reunião Extraordinária de 2025, realizada na noite desta segunda-feira (30). A proposta institui, no município de Piracicaba, a campanha de registro e divulgação dos índices de violência contra a mulher.
O projeto propõe, como medida principal, a criação de uma campanha voltada à elaboração e publicação periódica de estatísticas sobre os atendimentos realizados pela rede de proteção à mulher. O substitutivo define que a campanha deve incluir todos os dados relacionados a qualquer forma de violência contra a mulher, com codificação própria e padronizada para todas as secretarias municipais e demais órgãos. Os dados serão extraídos das bases das Secretarias Municipais, com periodicidade máxima de doze meses e metodologia padronizada. As informações coletadas deverão ser centralizadas e disponibilizadas ao público, por meio digital, no site da Prefeitura.
Segundo a autora, o objetivo do projeto é garantir o acesso público a dados sistematizados que possibilitem avaliar a situação da violência contra a mulher no município. A vereadora argumenta que a proposta serve como um marco para reflexão, educação e conscientização sobre os perigos da violência de gênero, além de subsidiar a formulação de políticas públicas mais eficazes.
“Quando nós tratamos e instituímos uma campanha dessa natureza e dando publicidade para esses números, faz com que também a população se sensibilize, mas também os governantes de plantão passam a ser sensibilizados e com isso instituir políticas públicas pelo combate à violência contra a mulher”, declarou Rai de Almeida após a aprovação do projeto de lei em primeira discussão, durante a 38ª Reunião Ordinária de 2025, nesta segunda-feira (30).
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II
Requerimento pergunta quando se iniciará o fornecimento de carteirinha para PCDs
Câmara aprova projeto que regulamenta abstenção de voto em plenário
Requerimento questiona situação da dívida ativa municipal