Rua no Parque dos Laranjais recebe nome de “Manoel Lino da Silva”
Comissão de Educação dá parecer favorável a 10 proposituras
Foram avaliados 5 decretos, 4 projetos e uma resolução; proposituras contemplam iniciativas de Rai de Almeida, Trevisan Jr, Thiago Ribeiro, Fabricio Polezi e Josef Borges
Comissão de Educação dá parecer favorável a 10 proposituras
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Na manhã desta sexta-feira (1º), às 10 horas, na sala "Walter Ferreira da Silva", segundo andar, sala B, prédio anexo da Câmara, a Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia se reuniu para deliberar sobre 10 proposituras, que receberam pareceres favoráveis a exemplo do projeto de resolução 1/2024, de autoria da Mesa Diretora, presidida por Wagner Oliveira, o Wagnão (Cidadania), Alessandra Bellucci, primeira secretária e José Antonio Pereira, o Zezinho Pereira (União Brasil), segundo secretário. O projeto altera a resolução 01/2023, sobre as normas e procedimentos do Departamento de Cerimonial da Câmara, no estabelecimento de critérios para a concessão de títulos e Medalha de Mérito Legislativo, a ser entregue a cidadão quando em exercício de cargo político em qualquer das esferas públicas.
Sob a presidência da vereadora Rai de Almeida (PT), seguido por Antonio Sérgio Rosa Oliveira, o Sérgio da Van (PL), relator e, Fabricio Polezi (sem partido) - membro, os integrantes da Comissão também deram pareceres favoráveis ao projeto de lei 24/2024, de autoria do vereador Josef Borges (Solidariedade), que institui no "Dia Municipal da Dança", no calendário oficial do município.
Além das iniciativas do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), no projeto de lei (10/2024), na criação do "Dia Municipal dos Veteranos das Forças de Segurança Pública", a também ser inserido no calendário oficial do município. E, o projeto de lei 12/2024, que institui o "Projeto Pela Paz no Trânsito", a ser implantado anualmente durante a Semana Nacional de Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 23 de setembro.
A Comissão também avaliou três iniciativas do vereador Thiago Ribeiro (Podemos), no projeto de decreto legislativo 2/2024, que concede o Título de Cidadão Piracicabano ao Padre Maciel José da Silva. No PDL 3/2024, na concessão da medalha de Mérito Legislativo à Embracon (Administradora de Consórcios). E, no PDL 01/2024, na concessão do Título de Cidadão Piracicabano ao Pároco Andrès Alejandro Furlan.
Também foram avaliadas as proposituras do vereador Fabrício Polezi (PL), no projeto de decreto legislativo 5/2024, de Título de Cidadão Piracicabano ao Padre Aramis Bastos da Silva, natural do município de Bandeirantes, Estado do Paraná. E, o projeto de lei 22/2024, que institui o Programa Movimentação Cultural em Piracicaba, com o objetivo principal de atender a população através da realização de ações formativas no âmbito das artes e cultura.
A Comissão também deu parecer favorável ao projeto de decreto legislativo 4/2024, de autoria da vereador Rai de Almeida (PT), que altera o decreto legislativo 38/2020, que institui na Câmara o "Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia", acrescentando dispositivo ao decreto legislativo 32/2015, que unifica as comemorações de categoria por similaridade. A defesa é pela ampliação dos integrantes do Fórum, que atuarão no levantamento de indicadores para entender o que se chama de Ecossistema de Tecnologia e Inovação, onde um grupo do Fórum vai debruçar sobre o assunto.
Comissões
As comissões subsistem através das legislaturas, com o objetivo de analisar todas as matérias que tramitam na Casa de Lei. Os pareceres são definidos e os projetos seguem a tramitação até eventual apreciação em Plenário.
Compete à Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia emitir parecer sobre os processos referentes a educação, esportes, lazer, cultura, ensino, artes, pesquisa tecnológica e científica, patrimônio histórico e nomenclatura de vias, logradouros e próprios municipais.
O papel da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) é se manifestar sobre todos os assuntos entregues à sua apreciação, quanto ao seu aspecto constitucional e legal, a exemplo da denominação de vias e próprios municipais e quanto ao seu aspecto gramatical e lógico.
Notícias relacionadas
Criação de Fórum em Defesa da Cultura recebe parecer conjunto
Carlos ABC recebe Título de Piracicabanus Praeclarus nesta sexta-feira
Câmara enaltece ativismo e contempla mulheres em projetos e serviços
Vereadora critica corte de gastos e ajuste fiscal
Câmara apela por Censo de Segurança Alimentar e Nutricional
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Projeto de lei presta homenagem a integrante do Movimento Negro
Licitação para compra de material didático é tema de requerimento
Reestruturação dos serviços de saúde será tema de audiência pública
Vereador comenta sobre episódios de violência nas escolas
Vereadora participa de Levante Feminista em Brasília
Reunião Pública vai debater água e saneamento público
Projeto prevê divulgação de serviços aos idosos no site da prefeitura
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba