
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
A Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia se reuniu hoje, na análise de projetos sobre o universo escolar, controle em licitações e denominações
Comissão de Educação foca novas denominações, inclusão e transparência
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Na manhã desta sexta-feira (16), às 10 horas, na sala "Walter Ferreira da Silva", segundo andar, sala B, prédio anexo da Câmara, a Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia se reuniu para deliberar sobre quatro projetos de lei, que deram entrada na Câmara ainda no ano de 2023 e que já receberam pareceres favoráveis da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), a exemplo do projeto 204/2023, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que dispõe sobre a substituição de sirenes e alarmes utilizados como sinalizadores de início e término de aulas, de provas e de período de recreio nos estabelecimentos da rede pública e privada de ensino no município de Piracicaba.
Sob a presidência da vereadora Rai de Almeida (PT), seguido por Antonio Sérgio Rosa Oliveira, o Sérgio da Van (PL), relator e, Fabricio Polezi (sem partido) - membro, os integrantes da Comissão também deram pareceres favoráveis ao projeto 209/2023, também de autoria do vereador André Bandeira, que dispõe sobre a transmissão, através das redes sociais, de todas as sessões públicas de licitação realizadas pelos órgãos da Administração Direta e Indireta do Município de Piracicaba.
Quanto às denominações de vias públicas, foram dados pareceres favoráveis ao projeto 161/2023, de autoria do vereador Ary Pedroso Jr. (Solidariedade), que denomina de "Flor de Lis Grisotto Blumer", a rua Seis, do loteamento Recanto dos Peixes, no bairro Novo Horizonte. E, o projeto 231/2023, de autoria do vereador Wagner Oliveira, o Wagnão (Cidadania), que denomina o Sistema de Lazer do loteamento Residencial Portal Água Branca, no bairro Água Branca.
Comissões
As comissões subsistem através das legislaturas, com o objetivo de analisar todas as matérias que tramitam na Casa de Lei. Os pareceres são definidos e os projetos seguem a tramitação até eventual apreciação em Plenário.
Compete à Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia emitir parecer sobre os processos referentes a educação, esportes, lazer, cultura, ensino, artes, pesquisa tecnológica e científica, patrimônio histórico e nomenclatura de vias, logradouros e próprios municipais.
O papel da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) é se manifestar sobre todos os assuntos entregues à sua apreciação, quanto ao seu aspecto constitucional e legal, a exemplo da denominação de vias e próprios municipais e quanto ao seu aspecto gramatical e lógico.
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Vereadora propõe Semana de Conscientização dobre a Doença Falciforme
Requerimento cobra informações sobre estrutura dos Jogos Comunitários
Requerimento solicita mapeamento de produtores da agricultura familiar
Câmara aprova moção de repúdio a projeto sobre uso seguro de drogas
Câmara vota a criação de Fórum Permanente de Saúde Integral
Fórum de Tecnologia discute proteção da criança no ambiente digital
Críticas ao atendimento na saúde dominam debates entre vereadores
Vereadora leva propostas da comunidade negra a secretário da Cultura
Vereadora critica respostas sobre a política de arborização
Unidos contra o pedágio, vereadores aderem a Frente Parlamentar
Cortes no orçamento pela administração são alvos de questionamento
Vereadora pede reunião com Executivo sobre políticas para mulheres
Retirada da lei de marcos da população negra mobiliza vereadores
Audiência tem pedido por transparência na regulação de vagas na saúde