
Pastoral da Criança recebe homenagem por 35 anos de atuação
Representantes do Conselho de Entidades Sindicais de Piracicaba se reuniram com a mesa diretora da Câmara na manhã desta segunda-feira (3)
Reunião com membros da Mesa Diretora aconteceu na manhã desta segunda-feira (3)
Crédito: Gustavo Annunciato - MTB 58.557Em reunião com a mesa diretora da Câmara Municipal de Piracicaba, na manhã desta segunda-feira (3), representantes do Conespi (Conselho de Entidades Sindicais de Piracicaba) pediram para que a Câmara articule uma reunião com o prefeito Luciano Almeida (Democratas), para debater o reajuste da tarifa da passagem de ônibus, que passou de R$ 4,90 para R$ 5,60. O decreto municipal que aumentou a tarifa de ônibus em 16,7% passa a valer a partir desta terça-feira (4).
Em ofício entregue ao presidente da Câmara, o Conespi destaca que não há nenhuma solicitação de reajuste por parte da empresa que hoje presta o serviço de transporte público em Piracicaba e afirma que o aumento da tarifa foi uma "decisão unilateral" do prefeito Luciano Almeida. “Em Piracicaba o transporte coletivo é um serviço público com concessão ao setor privado. Porém, a prefeitura não pode querer ter custo zero, onerando seus usuários”, afirma o Conselho, em trecho do ofício.
O Conselho também questiona o motivo do aumento da passagem de ônibus já que a prefeitura lançou edital de licitação para contratar uma nova empresa para concessão do transporte público, cujas propostas serão abertas no dia 24 de janeiro. “Buscamos a Câmara para que seja feita uma intervenção junto ao Executivo, para o prefeito recuar pelo menos até o final de processo de licitação, quando conheceremos a nova empresa de transporte coletivo”, declarou o vice-presidente do Conespi e presidente do Sindicato dos Bancários, José Antônio Fernandes Paiva.
O vice-presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Piracicaba, Roberto Previde, afirmou que o aumento na tarifa foi “desproporcional” com os aumentos da categoria e prejudicará o trabalhador, o consumidor e os comerciantes.
Os reajustes nas tarifas do transporte público, dos serviços de água e esgoto e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) são realizados exclusivamente pelo Poder Executivo e não passam por deliberação da Câmara.
MESA DIRETORA – O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (Cidadania), declarou que buscará diálogo com a secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco Oliveira, e marcar uma reunião com o prefeito Luciano Almeida, para encontrar uma solução que não onere os usuários do transporte público. "Estamos há dois anos em uma pandemia, o índice do desemprego na cidade está altíssimo. O aumento da tarifa de água, o aumento do IPTU e, agora, o aumento da tarifa do transporte público vai refletir na mesa do trabalhador”, afirmou.
O vereador Acácio Godoy (PP), vice-presidente da Câmara, apoiou o diálogo entre a prefeitura, Câmara e representantes dos sindicatos. “Não tem que repassar mais nada ao trabalhador, a empresa não pediu o reajuste”, disse.
Thiago Ribeiro (PSC), suplente da vice-presidência, afirmou ser “preocupante” o fato de que a empresa contratada para prestar serviços de transporte público não ter solicitado o reajuste da tarifa.
Já a primeira-secretária, Ana Pavão (PL), agradeceu os sindicalistas por terem procurado a Câmara e afirmou que a Mesa Diretora da Câmara tem todas as condições para buscar o diálogo neste processo.
Pastoral da Criança recebe homenagem por 35 anos de atuação
Município recebe ambulância para o atendimento do SITSS
Moção apoia projetos federais sobre piso salarial do farmacêutico
Caixa d'água com 'vazamento gigante' traz riscos a escola no Vida Nova
Câmara aprova mais verba para reforma do Museu Prudente de Moraes
Câmara aprova moção de aplausos a Royce do Cavaco
Piracicaba terá o Março Lilás, de prevenção ao câncer de Colo de Útero
Audiência pública debaterá sobre cobrança de IPTU na Zona Rural
Atleta surdo será homenageado por destaque no futebol
Após reivindicação, vereador elenca demandas atendidas
Ação de guardas civis no salvamento de idosa ganha destaque na Câmara
Município recebe três ambulâncias para reforçar estrutura do Samu
Câmara autoriza Prefeitura a doar área para o Estado implantar a DDM
Câmara vota audiência pública sobre cobrança de IPTU na zona rural
Comissão de Educação dá parecer favorável a medalha para Mendes Thame