
Projeto regulamenta a prestação de assistência religiosa nos hospitais
Abril passa a ser, anualmente, o mês de realização da campanha no município, conforme projeto de lei do vereador Marco Bicheiro, aprovado em segunda discussão
Projeto de lei de Marco Bicheiro foi aprovado em segunda discussão nesta quinta-feira
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em segunda discussão, nesta quinta-feira (23), durante a 28ª Reunião Ordinária, o projeto de lei 80/2025, pelo qual abril se torna o "Mês de Conscientização e Prevenção à Hipertensão Arterial", com a campanha passando a integrar o calendário oficial de eventos da cidade. O texto ainda depende da sanção do prefeito para virar lei.
A proposta partiu do vereador Marco Bicheiro (PSDB), que também é médico. "A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado", diz o parlamentar, na justificativa do projeto de lei.
Marco Bicheiro lista os sintomas da hipertensão arterial. "Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta. Entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial."
Entre as principais causas da condição, estão obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento. "O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até dez anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados, também colabora para o surgimento da hipertensão", diz o vereador.
"A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal e prática de atividade física regular, além de não fumar e de moderar o consumo de álcool", conclui Marco Bicheiro.
Projeto regulamenta a prestação de assistência religiosa nos hospitais
Presidente do XV de Piracicaba visita Câmara e discute apoio ao esporte
Vereador contesta abandono da antiga Unimep
Câmara vota projetos de remanejamentos orçamentários
Vereador destaca lei que garante transmissão do vivo das licitações
Requerimento questiona concretagem feita em raízes de árvores
Coronel da reserva receberá Medalha de Mérito Legislativo
Vereador prestigia mostra e destaca ciência e tecnologia na educação
Vereador destaca reunião para criação de associação de skatistas
Vereadora destaca importância histórica dos depoimentos sobre ‘8 de Janeiro’
Requerimento cobra posição oficial do governador sobre pedágio na SP-304
Vereador apresenta calendário das plenárias do orçamento participativo
Vereador cobra detalhes sobre contratos de terceirização da saúde
Câmara aprova moção de aplausos a jovem campeão de jiu-jitsu
Moção homenageia time amador por título na Série Prata da Super Liga