EM PIRACICABA (SP) 19 DE ABRIL DE 2021

Conscientização sobre doença de parkinson é tema de live

Presidente da “Colibri” Associação Brasil Parkinson - Núcleo Piracicaba, Silvia Simões foi entrevistada pelo Parlamento Aberto.




Toque na imagem para aumentar




A live no perfil do Instagram do Parlamento Aberto recebeu nesta segunda-feira (19) a presidente da “Colibri” Associação Brasil Parkinson - Núcleo Piracicaba, Silvia Simões, que falou da importância sobre a conscientização da doença que é degenerativa e progressiva.

Conhecido como “Mês da Tulipa Vermelha”, abril é reconhecido como o da conscientização sobre a doença de parkinson, que tem objetivo de difundir tratamentos e ações que promovam a qualidade de vida para quem convive com o diagnóstico, além de lutar contra o preconceito.

Fundada em 1992, Associação Brasil Parkinson - Núcleo Piracicaba é mais conhecida pelo apelido de “Colibri” que faz referência ao pássaro, conhecido popularmente também como beija-flor. “Diferentemente das outras aves, o colibri se mantém no ar pelo tremular das asas, embora se saiba que esse não é o único sintoma conhecido do parkinson”, diz Silvia.

De acordo com a presidente da associação, a série de atividades promovidas pela Colibri, como acompanhamento de profissionais da fonoaudiologia e fisioterapia, formam um tratamento complementar extremamente necessário. “O parkinson tem um tratamento medicamentoso que é prescrito por neurologista, mas que necessita de outros tratamentos interdisciplinares”, informa.

Além dos métodos conhecidos, uma iniciativa une cultura e saúde ao promover atividades artísticas e recreativas como forma de tratamento.  Esse é o caso das oficinas de musicoterapia com o coral “Tremendas Vozes”, que realiza exercícios vocais e integração social.

A fisioterapeuta Izabel Baraldi, voluntária da associação desde sua criação em 92, é quem promove as atividades de recuperação motoras. De acordo com Izabel, os tratamentos realizados por meio da fisioterapia neurofuncional são resultados de pesquisas advindas da Europa.

“Hoje nós temos uma versão em português de uma diretriz europeia da fisioterapia na doença de parkinson, feito por 20 associações de fisioterapia do continente europeu, que nos dão um norte para trabalhar em cima do que as pesquisas científicas tem mostrado”, reforça.

Izabel Baraldi explica que o parkinson atinge cinco estágios e que o trabalho da Colibri é desenvolvido para cada paciente, de maneira individual. “Os pacientes são avaliados por classificação de funcionalidade (CIF), que considera a parte estrutural como músculo e articulações, mas também a funcionalidade para que sejam feitos os tratamentos”, explica.

PANDEMIA - Silvia Simões conta que muitas frentes de trabalho do Núcleo Piracicaba precisaram ser paralisadas por conta da pandemia, como caso do curso de pintura. “Nós começamos esse curso de pintura e artesanato, mas precisamos parar por enquanto, mas pretendemos retomar, pois são atividades importantes para o tratamento, além de promover integração social necessária”, enfatiza.

Para dar continuidade aos trabalhos, a Associação Brasil Parkinson tem trabalhado de maneira remota pelo aplicativo Whatsapp, porém também realiza aulas on-line via plataformas como Zoom e Google Meet, que são elaboradas para promover interatividade entre os alunos.

SERVIÇO - A “Colibri” Associação Brasil Parkinson – Núcleo Piracicaba fica na rua Saldanha Marinho, 2295, Centro. Infos.: (19) 3426-0787.

ACESSE O CONTEÚDO

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do WhatsApp neste link.

Cultura Educação Saúde Parlamento Aberto

Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas