
Vereadores participam de ato público pelos 150 anos da ponte Irmãos Rebouças
Segunda reunião ordinária foi realizada nesta quarta-feira (23)
Fórum reuniu artistas, produtores culturais e representantes de companhias de teatro e cinema
Crédito: Assessoria parlamentarNa noite desta quarta-feira (23), a sala B da Câmara Municipal de Piracicaba recebeu a segunda reunião ordinária do Fórum Plurianual em Defesa da Cultura, instituído pelo Decreto Legislativo nº 69/2024, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua".
O encontro reuniu artistas, produtores culturais e representantes de companhias de teatro e cinema, que trouxeram pautas relevantes para o setor. Sob coordenação de Jhoão Scarpa, integrante do Mandato Coletivo, foi realizada a leitura e aprovação do regimento interno do Fórum.
Entre os temas discutidos, voltou à pauta a necessidade de alterações na composição do Comcult (Conselho Municipal de Política Cultural) e a realização de eleições diretas para a escolha dos representantes da sociedade civil — questão já levantada na primeira reunião do Fórum, em janeiro.
A minuta do projeto de lei com as propostas de mudança foi entregue em fevereiro ao secretário de Cultura, Carlos Beltrame. Segundo Scarpa, após reunião com o secretário, foi informado que a Prefeitura está elaborando o projeto, que em breve será enviado à Câmara com algumas modificações.
Outro ponto abordado foram as dificuldades enfrentadas por artistas para reservar espaços públicos para apresentações e ensaios. O tema já havia sido tratado em reunião extraordinária no início de abril, resultando no envio de um ofício à Secretaria de Cultura. A resposta do Executivo foi projetada e lida durante o encontro, e dois servidores do Teatro Municipal Dr. Losso Netto presentes esclareceram dúvidas dos participantes.
Como encaminhamento, o Fórum decidiu enviar um novo ofício à secretaria com reivindicações adicionais. “Entre as demandas que iremos destacar estão a reforma e modernização dos equipamentos do Teatro Dr. Losso Netto, a aquisição de ferramentas adequadas para o trabalho dos servidores da Cultura e a criação de novas políticas públicas para valorização dos artistas locais", afirmou Jhoão Scarpa.
Também foi criado um Grupo de Trabalho (GT) com participantes do Fórum, que irá analisar a plataforma de credenciamento de artistas utilizada pela Prefeitura e propor melhorias ao sistema.
Vereadores participam de ato público pelos 150 anos da ponte Irmãos Rebouças
Artistas serão homenageados no Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia
Audiência abre espaço para público cobrar Executivo por agilidade em processos
Câmara aprova denominação do refeitório como “Madalena Leite – vereadora”
Coletivo Black será homenageado com moção de aplausos
Exposição na Câmara traz artigos feitos por trabalhadores da assistência social
Regularização de imóveis é tema de audiência pública nesta terça (13), na Câmara
Escola do Legislativo apresenta demonstrativo de atividades realizadas em abril
Projeto de lei homenageia ex-prefeito em denominação de escola municipal
Câmara inclui o Dia Municipal do Samba no calendário oficial da cidade
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Vereadora questiona estratégias para melhoria na gestão de recursos hídricos