EM PIRACICABA (SP) 01 DE JULHO DE 2025

Imaflora receberá moção de aplausos pelos seus 30 anos de atuação

Moção de aplausos ao Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola foi aprovada na noite desta segunda-feira (30), na 38ª Reunião Ordinária da Câmara




Toque na imagem para aumentar

Silvia Morales é autora da moção 151/2025, aprovada na noite desta segunda-feira (30), na 38ª Reunião Ordinária

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)


O Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) será homenageado com uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Piracicaba pelos seus 30 anos de atuação. A homenagem visa reconhecer a excelência das ações da instituição, voltadas à produção florestal e agropecuária, conciliadas com a conservação e a valorização da sociobiodiversidade, as boas práticas no uso da terra e a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, ações que extrapolam a abrangência do território de Piracicaba.

A propositura, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade é Sua", foi aprovada na noite desta segunda-feira (30), durante a 38ª Reunião Ordinária de 2025.

O texto da moção destaca que o Instituto foi fundado e é sediado em Piracicaba e, há 30 anos, "está presente em campo e nos fóruns globais, criando vasto repertório de conhecimentos sobre produção florestal e agropecuária, sociobiodiversidade, uso da terra e mudanças climáticas".

A moção 151/2025 aponta que a instituição goza de credibilidade técnica, "o que lhe permite não só dialogar com diversos segmentos da sociedade, mas principalmente articular setores, fomentando cadeias florestais e agropecuárias responsáveis, de baixas emissões e da sociobiodiversidade".

A propositura reforça a busca do Imaflora por soluções que considerem a agenda climática, parcerias estratégicas, pesquisa aplicada, inteligência de dados, trabalho de campo e políticas inovadoras, "gerando real impacto positivo na vida das pessoas que ajudam a movimentar a economia conservando o meio ambiente".

Silvia Morales também pontua na propositura que a atuação do Instituto está organizada em três eixos estratégicos: uso da terra e mudanças climáticas, com estudos e políticas para reduzir emissões de gases de efeito estufa; cadeias florestais e agropecuárias responsáveis, com foco em soluções de certificação florestal e agrícola; e cadeias da sociobiodiversidade e atuação territorial, focado em apoiar comunidades extrativistas e indígenas na Amazônia, promovendo cadeias produtivas sustentáveis e comércio justo.

A moção igualmente salienta o lançamento, em 2023, do Centro de Cultura e Aprendizagem Imaflora (Cacui), que funciona como "um espaço de formação, troca de conhecimentos e disseminação de práticas sustentáveis, voltado para comunidades, produtores rurais, técnicos e outros atores envolvidos na gestão responsável dos recursos naturais".

A vereadora ainda destaca a atuação do Imaflora em Piracicaba, principalmente junto ao Observatório Cidadão de Piracicaba, "uma rede de organizações da sociedade civil que tem como missão fornecer instrumentos para a sociedade compreender e participar dos processos decisórios locais e contribuir com o aprimoramento das políticas públicas na cidade".

A data e o local de entrega da honraria ainda serão divulgados.

Legislativo Silvia Maria Morales

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas