EM PIRACICABA (SP) 27 DE MARÇO DE 2025

Vereadora leva propostas da comunidade negra a secretário da Cultura

Professor Noedi Monteiro apresentou demandas a Carlos Beltrame, com apoio da vereadora Rai de Almeida




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


A vereadora Rai de Almeida (PT) esteve nessa quarta-feira (26) em reunião com Carlos Beltrame – secretário de cultura do município – e Bruna Togni – da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial. Na ocasião, a vereadora Rai esteve acompanhando o professor Noedi Monteiro, que apresentou ao secretário uma série de propostas e demandas acerca das datas, marcos e localidades piracicabanas que estão na história da comunidade negra do município, do estado e – por consequência – do país. Dentre essas propostas estão, por exemplo, o reconhecimento à memória de Benedicta Custódio – a “Dita da Ponte” – mulher negra e figura histórica cuja casa, marco do bairro Piracicamirim, foi desapropriada e demolida para a construção da rotatória e parte da avenida Alberto Vollet Sachs.  

“O professor Noedi Monteiro é uma grande referência no campo da história e da cultura negra de nossa cidade e – por que não dizer – de nosso país. O professor é profundo conhecedor da história de nossas raízes e exerce papel fundamental na luta pelo registro e reconhecimento da imensa contribuição – cultural e social – do povo negro para Piracicaba”, disse Rai. “O professor Noedi tem nos auxiliado também a pensar e a propor projetos e leis que contribuam para o registro de toda essa história e reconhecimento oficial da importância dessa ancestralidade para todos e todas nós”, afirmou a vereadora.

O secretário Carlos Beltrame, por sua vez, afirmou ser sempre um privilégio poder ouvir e aprender com o professor Noedi. “Eu ficaria horas ouvindo o professor Noedi e aprendendo mais sobre toda essa história que o professor conhece tão bem”. Nesse sentido, Carlos Beltrame registrou as demandas e propostas apresentadas pelo professor Noedi Monteiro e afirmou que irá dar encaminhamento a elas no sentido de tentar atender as solicitações apresentadas.

A vereadora Rai também reforçou que seu mandato segue sempre pronto a auxiliar e a contribuir com essas e outras demandas e propostas que reconheçam, registrem e valorizem as lutas, a tradição, a força e a presença do povo negro, dos povos originários e demais grupos étnicos e sociais que construíram e constroem a cultura de nossa cidade, estado e país. 

Cultura Rai de Almeida

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas