
Vereadora propõe Semana de Conscientização dobre a Doença Falciforme
Professor Noedi Monteiro apresentou demandas a Carlos Beltrame, com apoio da vereadora Rai de Almeida
A vereadora Rai de Almeida (PT) esteve nessa quarta-feira (26) em reunião com Carlos Beltrame – secretário de cultura do município – e Bruna Togni – da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial. Na ocasião, a vereadora Rai esteve acompanhando o professor Noedi Monteiro, que apresentou ao secretário uma série de propostas e demandas acerca das datas, marcos e localidades piracicabanas que estão na história da comunidade negra do município, do estado e – por consequência – do país. Dentre essas propostas estão, por exemplo, o reconhecimento à memória de Benedicta Custódio – a “Dita da Ponte” – mulher negra e figura histórica cuja casa, marco do bairro Piracicamirim, foi desapropriada e demolida para a construção da rotatória e parte da avenida Alberto Vollet Sachs.
“O professor Noedi Monteiro é uma grande referência no campo da história e da cultura negra de nossa cidade e – por que não dizer – de nosso país. O professor é profundo conhecedor da história de nossas raízes e exerce papel fundamental na luta pelo registro e reconhecimento da imensa contribuição – cultural e social – do povo negro para Piracicaba”, disse Rai. “O professor Noedi tem nos auxiliado também a pensar e a propor projetos e leis que contribuam para o registro de toda essa história e reconhecimento oficial da importância dessa ancestralidade para todos e todas nós”, afirmou a vereadora.
O secretário Carlos Beltrame, por sua vez, afirmou ser sempre um privilégio poder ouvir e aprender com o professor Noedi. “Eu ficaria horas ouvindo o professor Noedi e aprendendo mais sobre toda essa história que o professor conhece tão bem”. Nesse sentido, Carlos Beltrame registrou as demandas e propostas apresentadas pelo professor Noedi Monteiro e afirmou que irá dar encaminhamento a elas no sentido de tentar atender as solicitações apresentadas.
A vereadora Rai também reforçou que seu mandato segue sempre pronto a auxiliar e a contribuir com essas e outras demandas e propostas que reconheçam, registrem e valorizem as lutas, a tradição, a força e a presença do povo negro, dos povos originários e demais grupos étnicos e sociais que construíram e constroem a cultura de nossa cidade, estado e país.
Vereadora propõe Semana de Conscientização dobre a Doença Falciforme
Requerimento cobra informações sobre estrutura dos Jogos Comunitários
Requerimento solicita mapeamento de produtores da agricultura familiar
Câmara aprova moção de repúdio a projeto sobre uso seguro de drogas
Câmara vota a criação de Fórum Permanente de Saúde Integral
Fórum de Tecnologia discute proteção da criança no ambiente digital
Críticas ao atendimento na saúde dominam debates entre vereadores
Vereador reúne-se com o secretário municipal de Cultura
Vereadora critica respostas sobre a política de arborização
Unidos contra o pedágio, vereadores aderem a Frente Parlamentar
Cortes no orçamento pela administração são alvos de questionamento
Vereadora pede reunião com Executivo sobre políticas para mulheres
Retirada da lei de marcos da população negra mobiliza vereadores
Audiência tem pedido por transparência na regulação de vagas na saúde
Piracicaba ficou quatro meses com qualidade do ar insalubre em 2024