
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Vereador André Bandeira (PSDB) solicita informações ao Executivo sobre a possível contratação de profissionais de diferentes áreas da saúde
André Bandeira (PSDB)
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A oferta de profissionais de educação física, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais na rede municipal de saúde motivou o requerimento 1058/2021, de autoria o vereador André Bandeira (PSDB). A propositura foi aprovada durante a 50ª reunião ordinária de 2021, nesta segunda-feira (6).
De acordo com André Bandeira, a indicação 3381/2021 foi enviada ao Executivo em setembro com a solicitação desses profissionais. No documento, o vereador fez as seguintes considerações: “Em 2018, quase 800 mil brasileiros morreram por causas evitáveis, segundo dados do portal Datasus, do Ministério da Saúde. Muitas dessas vidas poderiam ter sido salvas com maior atenção à saúde coletiva. Prevenção em saúde envolve muitos conceitos, da atividade física individual e adoção de hábitos saudáveis a programas públicos amplos e investimentos tanto na área de saúde como em esportes.”
Bandeira também destacou que em Piracicaba existe o “Projeto Piracicaba Saudável” para atividades relacionadas à prevenção em saúde, desenvolvidas por profissionais das Secretarias de Saúde e de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). “Ocorre que é necessário melhorar e aumentar o foco na prevenção e na promoção da saúde”, declarou.
Em resposta à indicação, o Executivo informou que “a solicitação é muito pertinente à Secretaria de Saúde”, já que a mesma condiz com a proposta de trabalho dos NAFS (Núcleos de Apoio à Saúde da Família), que hoje não mais é contemplado pela portaria atual da atenção básica. Porém, se há interesse do município, pode-se considerar a mesma proposta de trabalho dos NAFS, nos moldes de matriciamento às equipes de atenção primária. A prefeitura também informou que para isso, neste momento, o município esbarra na LC 173/2020 do governo federal, não podendo criar novos cargos ou realizar novos concursos públicos e que este é um projeto que pode ser pensado para os anos subsequentes.
No requerimento, André Bandeira pontua que “já estamos no final do ano e que a partir do ano que vem já será possível realizar novos concursos” e também que políticas públicas como a solicitada na indicação não são realizadas do dia para a noite, mas sim com planejamento antecipado.
O vereador questiona como a prefeitura pretende realizar tal ação e se o município tem interesse em investir em prevenção de doenças e fortalecer o cuidado integral e ações de promoção da saúde através da contratação de profissionais de educação física, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais em cada unidade de saúde da rede. Bandeira também questiona se a prefeitura pretende realizar projeto para os próximos anos.
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II
Requerimento pergunta quando se iniciará o fornecimento de carteirinha para PCDs
Câmara aprova projeto que regulamenta abstenção de voto em plenário
Requerimento questiona situação da dívida ativa municipal