
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Projeto de lei 154/2022, de autoria do vereador, foi aprovada, em segunda discussão, na reunião ordinária desta segunda-feira (24)
Vereador Gustavo Pompeo (Avante)
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A Câmara aprovou, em segunda discussão, na 53ª reunião ordinária de 2022, nesta segunda-feira (24), projeto de lei para a implantação de faixas de retenção e recuo exclusivas para motocicletas nos semáforos de Piracicaba. A autoria do projeto de lei 154/2022 é do vereador Gustavo Pompeo (Avante).
"Um dos principais objetivos do projeto é coibir a permanência de motociclistas entre os automóveis, os famosos 'corredores', auxiliando na redução do número de acidentes envolvendo esse público, pois são mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é segurança viária", aponta o parlamentar.
"Distanciando motos dos carros, diminuirão também as manobras arriscadas na ultrapassagem quando da abertura do semáforo, além de permitir aos motoristas melhor visibilidade no trânsito, valorizando a efetiva prioridade à segurança", completa o vereador, que preside, na Câmara, o Fórum de Educação para o Trânsito.
A propositura havia recebido parecer contrário da CLJR (Comissão de Legislação Justiça e Redação), que foi rejeitado por unanimidade pelos vereadores durante a 34ª reunião ordinária de 2022, realizada em agosto. O projeto de lei foi aprovado na reunião ordinária realizada no dia 10 de outubro quando o plenário aprovou a emenda nº 1 ao PL 154/2022, de autoria de Gustavo Pompeo e rejeitou o parecer contrário à emenda, emitido pela CLJR.
A emenda nº 1 dá nova redação ao artigo 1º e seu parágrafo único do PL 154/2022. O parecer contrário à emenda pontua que a propositura inicial é inconstitucional por vício de iniciativa, sendo assim, "também o é a emenda que versa sobre mesma matéria".
Discussão
Na discussão da propositura, durante a reunião ordinária do dia 10 de outubro, Gustavo Pompeo esclareceu que a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi atualizada e as novas normas não foram citadas no projeto de lei apresentado originalmente. “Eu apresentei o primeiro projeto, estava diferente da resolução nova, então, só foi feito uma correção no texto” afirmou.
O vereador frisou que entende o parecer contrário da CLJR, respeita os advogados da Câmara, no entanto, precisa propor o PL porque não há dificuldade de implementar, não gerou gastos e foi usado um contrato já existente para pintar a sinalização no chão.
Na justificativa de voto, o vereador Acácio Godoy (PP) declarou que o parecer contrário da CLJR tecnicamente está correto, mas no mérito o projeto não podia ser derrubado por essa questão técnico jurídica. “Não foi a primeira vez e não vai ser a última que nós vamos tecnicamente entender que juridicamente o parecer contrário está correto e politicamente, no mundo real, nós vamos votar contrário ao parecer”, afirmou. Segundo ele, existem decisões que tecnicamente não pertencem aos vereadores e que não geram custo algum ao prefeito, mas tecnicamente os parlamentares não podem tomar. “Não tem ninguém mais perto do anseio dos moradores, dos cidadãos de Piracicaba do que o vereador. A gente é que ouve a realidade de alguns segmentos, a realidade do bairro e a realidade de alguns assuntos. Entendo tecnicamente e juridicamente o parecer contrário mas vou votar pelo mérito do projeto”, justificou.
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Vereador participa da inauguração de unidade de rede de farmácias
Vereadora se reúne com o secretário de Cidadania e Parcerias
Vereadora discute demandas com a secretária de Assistência Social
Vereador cobra solução para a iluminação da avenida Antônio Franco de Lima
Vereador pede limpeza de praça no Jardim Parque Jupiá
Vereador visita EE Attilio Vidal Lafrata no Costa Rica com técnicos da Semuttran
Vereadores de Piracicaba tomam posse como membros do Parlamento Metropolitano
Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador