EM PIRACICABA (SP) 25 DE ABRIL DE 2023

Curso ensina a armazenar alimentos por mais tempo

Vereador Paulo Camolesi acompanhou palestra nesta quarta-feira




Toque na imagem para aumentar

Paulo Camolesi esteve no curso nesta quarta-feira

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Um curso para manter alimentos armazenados por mais tempo foi ministrado na tarde desta quarta-feira (26) na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no bairro Alto. O vereador Paulo Camolesi (PDT) destacou o valor das orientações para momentos de dificuldades financeiras, em que guardar mantimentos comprados a preço baixo pode ajudar na economia doméstica.

As técnicas de conservação foram ensinadas por Arnaldo de Almeida Junior, que usou itens que as pessoas já têm a fim de mostrar que as dicas não geram custo. "São coisas que temos em casa, como fita crepe, vela, papel toalha, álcool e garrafas de refrigerante que já foram utilizadas. Cada uma pode guardar o alimento por um período de sete, oito anos para uma eventual necessidade", afirmou.

Arnaldo citou como exemplo sua irmã, que, com a técnica, não precisou fazer compras no supermercado por um ano e usou o dinheiro poupado para ampliar a casa. "Minha irmã sempre acreditou no armazenamento. Temos de aproveitar o momento das vacas gordas para, quando for o de vacas magras, termos o alimento armazenado", comparou, em referência a uma passagem bíblica.

A técnica ensinada por Arnaldo inicia-se com o reaproveitamento de garrafas pet, preferencialmente de cor verde para minimizar a entrada de luz, as quais devem ser lavadas, esterilizadas com álcool 70º ou superior e secas. O palestrante usou arroz para mostrar como o alimento deve ser armazenado: em camadas intercaladas com dentes de alho, que tem ação antibacteriana.

Uma vez preenchida, Arnaldo certificou se a garrafa estava rígida, com o maior volume de arroz possível, para diminuir a quantidade de ar no interior. O fechamento foi feito com a tampa, vedada com parafina, fita crepe ou veda-rosca. O palestrante garantiu que a técnica conserva o alimento "por cinco anos, no mínimo".

Paulo Camolesi disse que ter recebido as instruções sobre armazenagem, anos atrás, o ajudou em momentos de dificuldades financeiras, em que aproveitava promoções para estocar alimentos básicos e garantir arroz e feijão para ele, a esposa e sete filhos. O vereador trouxe ao curso duas garrafas que mantém em casa, com grãos de café e feijão estocados há mais de quatro anos.

"Tive jornal por 16 anos e uma vez fiz uma matéria sobre armazenamento de grãos, aprendi no curso e levei para casa. E, num momento de muita dificuldade na família, achamos uma promoção de arroz bom: compramos 15 pacotes e armazenamos. Tínhamos o arroz e o feijão e não passamos fome. Quando tem essa prevenção, não precisa sair correndo comprar", comentou.

Legislativo Paulo Camolesi

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas