
Câmara celebra o Dia Nacional dos Metalúrgicos
Vereador Paulo Camolesi acompanhou palestra nesta quarta-feira
Paulo Camolesi esteve no curso nesta quarta-feira
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Um curso para manter alimentos armazenados por mais tempo foi ministrado na tarde desta quarta-feira (26) na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no bairro Alto. O vereador Paulo Camolesi (PDT) destacou o valor das orientações para momentos de dificuldades financeiras, em que guardar mantimentos comprados a preço baixo pode ajudar na economia doméstica.
As técnicas de conservação foram ensinadas por Arnaldo de Almeida Junior, que usou itens que as pessoas já têm a fim de mostrar que as dicas não geram custo. "São coisas que temos em casa, como fita crepe, vela, papel toalha, álcool e garrafas de refrigerante que já foram utilizadas. Cada uma pode guardar o alimento por um período de sete, oito anos para uma eventual necessidade", afirmou.
Arnaldo citou como exemplo sua irmã, que, com a técnica, não precisou fazer compras no supermercado por um ano e usou o dinheiro poupado para ampliar a casa. "Minha irmã sempre acreditou no armazenamento. Temos de aproveitar o momento das vacas gordas para, quando for o de vacas magras, termos o alimento armazenado", comparou, em referência a uma passagem bíblica.
A técnica ensinada por Arnaldo inicia-se com o reaproveitamento de garrafas pet, preferencialmente de cor verde para minimizar a entrada de luz, as quais devem ser lavadas, esterilizadas com álcool 70º ou superior e secas. O palestrante usou arroz para mostrar como o alimento deve ser armazenado: em camadas intercaladas com dentes de alho, que tem ação antibacteriana.
Uma vez preenchida, Arnaldo certificou se a garrafa estava rígida, com o maior volume de arroz possível, para diminuir a quantidade de ar no interior. O fechamento foi feito com a tampa, vedada com parafina, fita crepe ou veda-rosca. O palestrante garantiu que a técnica conserva o alimento "por cinco anos, no mínimo".
Paulo Camolesi disse que ter recebido as instruções sobre armazenagem, anos atrás, o ajudou em momentos de dificuldades financeiras, em que aproveitava promoções para estocar alimentos básicos e garantir arroz e feijão para ele, a esposa e sete filhos. O vereador trouxe ao curso duas garrafas que mantém em casa, com grãos de café e feijão estocados há mais de quatro anos.
"Tive jornal por 16 anos e uma vez fiz uma matéria sobre armazenamento de grãos, aprendi no curso e levei para casa. E, num momento de muita dificuldade na família, achamos uma promoção de arroz bom: compramos 15 pacotes e armazenamos. Tínhamos o arroz e o feijão e não passamos fome. Quando tem essa prevenção, não precisa sair correndo comprar", comentou.
Câmara celebra o Dia Nacional dos Metalúrgicos
PLC que busca acelerar análise de projetos urbanísticos vai a votação
Proposta veda eventos com conteúdo impróprio em espaços públicos
Câmara recebe alunos da E.E. Barão do Rio Branco
Câmara realiza reunião solene em homenagem ao Dia do Escoteiro
Vereador solicita placa de denominação no bairro Chicó
Vereador participa de solenidade no Tiro de Guerra Piracicaba
Palestra da defensoria pública abordará direitos dos alunos com deficiência
Vereador solicita vaga para pessoa com deficiência na Galeria Villa Estação
Moção de aplausos celebra os 40 anos da 'Corrida Corta Mato', na Esalq
Vereador aponta falta de funcionários e de materiais essenciais em USF
Requerimento cobra normalização do atendimento via telefone do 156
Vereador reforça compromisso com política pública voltada ao autismo
Em entrevista, vereador destaca atuação em defesa da Rua do Porto
Requerimento questiona entrega de uniformes escolares a alunos da rede