
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Data foi escolhida por representar o início da safra e também o tripé da produção resultante da cana-de-açúcar
Projeto de lei é de autoria dos vereadores Josef Borges (Solidariedade) e Paulo Camolesi (PDT)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em primeira discussão, na 37ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (26), o projeto de lei nº 55/2023, de autoria dos vereadores Josef Borges (Solidariedade) e Paulo Camolesi (PDT), que institui no Calendário Oficial do Município o “Dia da Cultura da Cana-de-Açúcar”, a ser celebrado anualmente, em 3 de abril.
Na justificativa do projeto, os autores relatam que as primeiras mudas de cana-de-açúcar chegaram ao Brasil em 1520, trazidas da Índia. Desde então, está presente mais fortemente nas regiões Centro-Sul e Nordeste do País. “Em Piracicaba, é a principal cultura e a cidade é reconhecida internacionalmente como um dos polos sucroalcooleiros que une produção, pesquisa e tecnologia no setor”, salientam, no texto.
A justificativa traz ainda que, atualmente, a cana-de-açúcar representa quase 80% da produção agrícola do município, conforme dados da Fundação Seade. Diz ainda que o objetivo do projeto é valorizar a cultura, que produz cerca de quatro milhões de toneladas por ano. A data foi escolhida para marcar o início da safra, conforme dados da Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo).
A escolha do terceiro dia do mês foi definida porque número três representa o tripé do que é produzido a partir dessa planta milenar, que é o alimento, a energia (biocombustíveis e energia elétrica) e o desenvolvimento tecnológico, econômico e sustentável. Em abril, também é realizada uma festa com o tema da cana-de-açúcar no bairro Santa Rosa.
O evento ressalta a vocação daquela região, que tem a sede da Raízen, a maior produtora de cana-de-açúcar do mundo, a sede da Fatec (Faculdade de Tecnologia), que é pioneira no curso de biocombustíveis e também a sede do Parque Tecnológico de Piracicaba, que promove empresas de inovação do setor canavieiro e onde está instalado o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool). Também fica naquela região a Fazenda Areão, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), que é uma instituição renomada em agronomia e que é fundamental para a pesquisa e o aprimoramento do conhecimento sobre essa planta.
O projeto ainda será votado em segunda discussão.
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Vereador participa de reunião com parlamentares de Mogi Guaçu
Vereadora se reúne com o secretário de Cidadania e Parcerias
Vereadora discute demandas com a secretária de Assistência Social
Vereador pede limpeza de praça no Jardim Parque Jupiá
Vereador visita EE Attilio Vidal Lafrata no Costa Rica com técnicos da Semuttran
Vereadores de Piracicaba tomam posse como membros do Parlamento Metropolitano
Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)