
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Hortas urbanas, gestão de resíduos, incentivo ao consumo de alimentos dos produtores locais e a importância do tema da agricultura são temas avaliados por Rai de Almeida
Discussões temáticas miram o setor agrícola de Piracicaba
Crédito: Assessoria parlamentarEm reunião na manhã de segunda-feira (19), a vereadora Rai de Almeida (PT) e a titular da Sema (secretária municipal de Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame, puderam tratar dos desafios que a cidade enfrenta no setor agrícola, no debate sobre propostas e perspectivas para a área. Na pauta das discussões, discorreram sobre lutas e os desafios da vida pública, considerando aquelas adicionais, decorrentes da jornada das mulheres no ambiente político, cujo espaço é de maioria masculina.
Nancy Thame explanou sobre a construção do plano de governo da Secretaria, com seus três eixos principais (abastecimento alimentar, produção agropecuária, obras e serviços rurais). Também comentou sobre as dificuldades estruturais da Sema, desde a falta de funcionários para atender as demandas até a escassez de recursos tecnológicos básicos. Destacou ainda que a palavra de ordem na Secretaria é atuar na ”essência”, considerando o alimento, e que a partir dela, os programas e ações estão sendo estruturados.
A vereadora Rai levantou demandas acerca de alguns varejões da cidade, como o do Parque Piracicaba e o Central – apontando a necessidade de pintura, limpeza e condições estruturais que eles estão exigindo. Sobre essas questões, Nancy afirmou que estão sendo feitos levantamentos e providenciados as respectivas manutenções. Segundo a secretária, muitos varejões da cidade sofrem constantemente com furtos em suas instalações, o que vem sendo um grande desafio na manutenção desses espaços.
O tema das mulheres na agricultura familiar e na agroecologia também foi outro ponto de pauta desse encontro – sendo enfatizada a importância do fortalecimento dos pequenos agricultores locais, de políticas públicas para apoio e incentivo para eles, com especial atenção também à inclusão de mulheres – pois muitas são as que provêm financeiramente a família e se encontram em situação de vulnerabilidade social, especialmente em tempos de pandemia.
As hortas urbanas, a gestão de resíduos, o incentivo ao consumo de alimentos dos produtores locais e a importância do tema da agricultura para uma cidade como Piracicaba também foram debatidos pela vereadora e a secretária – que encaminharam, como proposta final dessa primeira reunião, a possibilidade de novos encontros e reuniões para delineamento dos temas abordados e das demandas levantadas pela parlamentar.
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Câmara aprova homenagens a personalidades e instituições da cidade
Programa 'EducaTrilha na Escola' será homenageado pelos 10 anos de atividades
Na Tribuna, vereadora destaca diretrizes aprovadas na Conferência de Saúde
Reunião será suspensa em agosto para debate sobre o apoio à Amamentação Negra
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
PL que autoriza remanejamento de verbas para entidades é aprovado na Câmara
Projeto de lei cria campanha para monitorar violência contra a mulher
Câmara aprova projeto que remaneja verbas do orçamento municipal
Câmara aprova reajuste salarial para cargos de comando da Guarda Civil Municipal
Câmara realiza extras para votar créditos de R$ 64 mi e LDO 2026
Em comunicado, Câmara anuncia reunião extraordinária para votar PL 136/2025
Vereadora aponta falta de participação popular em Plano de Arborização
Projeto de saúde bucal a vítimas de violência é destaque em reunião da Rede