EM PIRACICABA (SP) 21 DE JULHO DE 2021

Discussões temáticas miram o setor agrícola de Piracicaba

Hortas urbanas, gestão de resíduos, incentivo ao consumo de alimentos dos produtores locais e a importância do tema da agricultura são temas avaliados por Rai de Almeida




Toque na imagem para aumentar

Discussões temáticas miram o setor agrícola de Piracicaba

Crédito: Assessoria parlamentar


Em reunião na manhã de segunda-feira (19), a vereadora Rai de Almeida (PT) e a titular da Sema (secretária municipal de Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame, puderam tratar dos desafios que a cidade enfrenta no setor agrícola, no debate sobre propostas e perspectivas para a área. Na pauta das discussões, discorreram sobre lutas e os desafios da vida pública, considerando aquelas adicionais, decorrentes da jornada das mulheres no ambiente político, cujo espaço é de maioria masculina.

Nancy Thame explanou sobre a construção do plano de governo da Secretaria, com seus três eixos principais (abastecimento alimentar, produção agropecuária, obras e serviços rurais). Também comentou sobre as dificuldades estruturais da Sema, desde a falta de funcionários para atender as demandas até a escassez de recursos tecnológicos básicos. Destacou ainda que a palavra de ordem na Secretaria é atuar na ”essência”, considerando o alimento, e que a partir dela, os programas e ações estão sendo estruturados.

A vereadora Rai levantou demandas acerca de alguns varejões da cidade, como o do Parque Piracicaba e o Central – apontando a necessidade de pintura, limpeza e condições estruturais que eles estão exigindo. Sobre essas questões, Nancy afirmou que estão sendo feitos levantamentos e providenciados as respectivas manutenções. Segundo a secretária, muitos varejões da cidade sofrem constantemente com furtos em suas instalações, o que vem sendo um grande desafio na manutenção desses espaços.

O tema das mulheres na agricultura familiar e na agroecologia também foi outro ponto de pauta desse encontro – sendo enfatizada a importância do fortalecimento dos pequenos agricultores locais, de políticas públicas para apoio e incentivo para eles, com especial atenção também à inclusão de mulheres – pois muitas são as que provêm financeiramente a família e se encontram em situação de vulnerabilidade social, especialmente em tempos de pandemia.

As hortas urbanas, a gestão de resíduos, o incentivo ao consumo de alimentos dos produtores locais e a importância do tema da agricultura para uma cidade como Piracicaba também foram debatidos pela vereadora e a secretária – que encaminharam, como proposta final dessa primeira reunião, a possibilidade de novos encontros e reuniões para delineamento dos temas abordados e das demandas levantadas pela parlamentar.

Zona Rural Rai de Almeida

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas