EM PIRACICABA (SP) 01 DE DEZEMBRO DE 2022

Documentário "Esquecendo Flora" é tema do Câmara Convida

Produção piracicabana conta a história de Flora Maria Blumer, escrava em 1881 e alforriada pela missionária Martha Watts




Toque na imagem para aumentar

Programa é apresentado no plenário municipal "Francisco Antônio Coelho"

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O documentário “Esquecendo Flora” será o tema do “Câmara Convida” a ser apresentado no início da tarde desta sexta-feira (2), a partir do meio-dia na TV Câmara, com a participação da produtora Beatriz Ferraz.

O longa-metragem dirigido por Beto Oliveira foi lançado no último dia 25 no “Nhô Cine”, espaço localizado dentro da Biblioteca Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, em Piracicaba (SP).

A trama conta a história de Flora Maria Blumer de Toledo, mulher negra, nascida escravizada e alforriada por Marta Watts em 1881. “À época a segregação entre brancos e negros era muito forte, tanto que existiam igrejas para as duas raças”, conta Beatriz.

Especula-se que Flora havia nascido no Estado do Rio de Janeiro (RJ). Vendida, veio parar em Porto Feliz (SP) e, posteriormente, comprada por Martha Watts, que a alforriou em Piracicaba.

Além de educadora, Martha Watts era abolicionista e admitiu Flora como membro em uma igreja protestante no Brasil. “Nós estamos pesquisando o passado de Flora desde 2019 e percebemos um certo ‘apagão’ nessa história. Por ter sido negra e escrava, ninguém tinha interesse em preservar a memória dela, que chegou a ser conhecida como ‘Tia Flora no colégio Piracicabano”, acrescenta Beatriz.

No programa, a convidada citou os depoimentos de Alexandra Lohas, Adelino Ademir José, Antonio Filogênio Junior, Carlos Carvalho Cavalheiro, Giovanna Fenili Calabria, Joana D´arc Oliveira, Joceli Lazier, Luis Fernando Amstalden, Maria Helena Machado, Oswaldo Elias de Almeida e Rafael Gonçalves, que foram ouvidos pela produção da obra, que tem duração de uma hora e quarenta minutos.

Em entrevista ao Jornal de Piracicaba, na data de 21 de novembro deste ano, o diretor Beto Oliveira disse que a pesquisa do filme “é um reflexo de uma época onde as pessoas negras apareciam em registros de compra e venda, registros policiais, cartas de alforria e certidão de morte. Os documentos limitados não refletem a complexidade de uma pessoa como Flora, que teve uma presença revolucionária forte na cidade. ”

Por enquanto não há perspectiva de o trabalho ser disponibilizado nas redes sociais e a exibição se deu apenas para um grupo de convidados. “Ainda não está liberado para divulgação, mas, em breve, todos se encantarão com a história de Flora”, adianta Beatriz.

O Câmara Convida é uma produção da TV Câmara, por meio do Departamento de Comunicação Social. É exibido na emissora legislativa às sextas-feiras, com início às 12h, e reapresentado aos sábados, às 22h, e aos domingos, às 15h.

A emissora é sintonizada na frequência de 11.3 UHF, além dos canais 4 da Net e 9 da Vivo Fibra. Haverá transmissão simultânea pelos perfis do Legislativo no Facebook/camarapiracicaba e no YouTube. A apresentação desta edição é do jornalista Marcelo Bandeira.

Legislativo

Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas