
Câmara discute ampliação de assentos para obesos em estabelecimentos
Balanço de 2021 foi apresentado nesta segunda-feira (20)
Reunião da Escola do Legislativo
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Em um ano atípico, com a pandemia da Covid-19, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba teve que se adequar à nova realidade e os resultados foram os mais satisfatórios possíveis. O número de participantes praticamente dobrou em relação ao ano passado, com as atividades sendo realizadas exclusivamente on-line em 2021.
Em 2020, foram 3.347 inscritos e em 2021 esse número saltou para 6.874. Quanto aos participantes, foram 3.021 em 2020 e 6.202 participantes este ano. A atividade que contou com o maior público foi a oficina "Libras para atendimento na área da polícia", com 1.124 participantes. Este ano, foram emitidos 3.389 certificados, 84 atividades foram realizadas e 94 encontros.
Os dados foram apresentados em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (20), na Escola do Legislativo. O principal desafio no início da pandemia ano foi adaptar a Escola à nova realidade, já que as atividades eram realizadas somente presencialmente. Foi iniciado o processo de transição para as atividades on-line e em 2020 todas as atividades já foram realizadas exclusivamente on-line, por meio da plataforma Zoom e com transmissão pelo Youtube. Em 2021 todas as atividades foram exclusivamente on-line.
Outro dado apresentado na reunião de hoje foi sobre as horas totais das atividades, que somaram 212 horas e 30 minutos de cursos e palestras ministrados em 2021. Além disso, seis novas instituições firmaram parceria com a Escola do Legislativo este ano e outros 155 profissionais foram credenciados para palestras e cursos.
A diretora da escola, a vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, afirmou que o sucesso está no perfil agregador da escola, que faz com que cada vez mais pessoas queiram participar dos encontros e também como palestrantes. "Todos nós gostamos do que fazemos, e isso é um dos nossos diferenciais para hoje sermos referência para outras Escolas do Legislativo", disse.
O vereador Pedro Kawai (PSDB), coordenador da Escola do Legislativo, destacou o fato da Escola ser apartidária. "Não é o vereador, não tem partido, a escola é institucional, é da Casa. Esse é o segredo do sucesso", afirmou. Ele também lembrou do desafio para o próximo ano, que será o de manter o crescimento dos participantes em um modo híbrido, já que as atividades voltarão a ser presenciais, on-line e presenciais com transmissão via Youtube. "Pode ser que, em um primeiro momento, o número de participantes caia, mas acredito que será um processo natural, de adaptação", afirmou.
Participaram também da reunião os conselheiros Josué Adam Lazier, Heliani Berlato e Bruno Didoné. Josué Adam Lazier destacou que a transição para o on-line foi fundamental para o aumento do número de participantes e parabenizou o comprometimento de toda a equipe que trabalha na Escola do Legislativo.
Heliani Berlato também ressaltou o sucesso do on-line, em 2021. "Com o comprometimento de todos, 2022 também será um sucesso", disse. Bruno Didoné comentou que no pior momento, no mais desafiador da pandemia, a Escola do Legislativo conseguiu superar as expectativas. "Acredito também que o fato da Escola ser da instituição, apartidária, é um diferencial", disse.
O vereador Josef Borges (Solidariedade), também conselheiro da escola, não pode participar da reunião e justificou sua ausência. A escola do Legislativo conta com o apoio da servidora Érica Cruz Dinis, secretária, e dos estagiários Ana Júlia de Faria, Leila Ortolani e Rafael do Nascimento Silva, que também participaram da reunião e foram os responsáveis pela elaboração do balanço das atividades.
Câmara discute ampliação de assentos para obesos em estabelecimentos
Vereador encaminha demandas do bairro Monte Alegre
Vereadora participa do 1º Fórum “Violência Política de Gênero”
Dia Mundial da Água: vereadora defende ampliação de políticas públicas
Delegada da Mulher de Capivari será homenageada na Câmara
Contratação de assessoria pela Prefeitura sem licitação é questionada
Vereador questiona contratação de prestador de serviço pela Prefeitura
Lombada na rua Campos Salles, no centro, é solicitada
Campo e vestiário do Mário Dedini estão em situação precária
Desenhista será homenageado por mostra artística no Instituto Formar
Requerimento questiona inserção de slogan em carros da prefeitura
Líder do Ministério Infantil da IEQ será congratulada pela Câmara
Diretor de escola do Jardim Gilda receberá Voto de Congratulações
Falta de manutenção em campos e quadras de areia motiva requerimento
Laboratório municipal é denominado de ‘Dr. Wilson Roberto Barros’