
Vereador pede intervenção da Prefeitura na região de Santa Teresinha
Espaço localizado no hall do Salão Nobre evidencia história do político que atuou como vereador e ex-presidente da Câmara
Vereadores descerram placa do Memorial, em solenidade nesta sexta
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A Câmara entregou na manhã desta sexta-feira (18) o Memorial Prudente de Moraes, criado pela equipe do Departamento de Documentação e Transparência, com o propósito de enaltecer o ex-vereador e ex-presidente da Casa, também conhecido por se tornar o primeiro presidente civil da República. O espaço fica no hall do Salão Nobre Helly de Campos Melges.
Em uma pequena solenidade, que respeitou as regras de distanciamento social, o presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (CID), lembrou que antes havia apenas um sofá e um quadro de Prudente de Moraes no espaço e que, nos dois mandatos de vereador, sempre ao subir as escadas para acesso ao local, era uma cena que lhe incomodava.
Ele lembrou que Prudente de Moraes é uma das figuras políticas mais importantes da cidade, tendo iniciado sua trajetória em Piracicaba, na Câmara, como vereador e presidente. “É o patrono da Câmara de Vereadores e se projetou como deputado provincial, deputado geral, governador paulista, senador, até chegar ao cargo de presidente da República. Era preciso valorizar essa história”, disse Gilmar.
O presidente disse ainda que a mudança teve praticamente custo zero para a Câmara. “Providenciamos as persianas e o material para revestir as paredes, enquanto a SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) nos cedeu parte do mobiliário, por meio do Museu Prudente de Moraes. A equipe do Departamento de Documentação e Transparência pensou em todo o conteúdo, como ainda nas informações sobre Prudente e fotografias”, explicou Gilmar, que, na sequência, fez o descerramento da placa de inauguração.
Para Gilmar, o caráter educativo é um dos pontos positivos do novo espaço, já que a Câmara recebe, diariamente, estudantes das escolas municipais e estaduais, por meio do programa Conheça o Legislativo. “Agora, o trajeto ficará mais didático. As crianças começam a visita no Marco Histórico da Cultura Negra, seguem para o Plenário Francisco Antonio Coelho e, antes de chegarem ao Salão Nobre, visitam o Memorial Prudente de Moraes”, destacou.
Segundo o diretor do Departamento de Documentação e Transparência, Bruno Didoné de Oliveira, o trabalho foi realizado pela arquivista Giovanna Fenili Calabria e as estagiarias Gabriella Barretto, Eduarda Moretti, Bianca Andrade, Laura Lima e Vitória Melega. “Com esse espaço, a Câmara reafirma sua preocupação com a educação para a cidadania, um dos pilares do programa Parlamento Aberto. Por estar próximo ao Salão Nobre, é um local de grande visibilidade, que recebe público espontâneo para as solenidades e reuniões, o que permitirá que muitas pessoas conheçam a história de Prudente”, menciona.
No ato também compareceram o vice-presidente Pedro Kawai (PSDB), as vereadoras Nancy Thame (PV) e Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PSL), além dos parlamentares André Bandeira (PSDB), Matheus Erler (PSDB) e Marcos Abdala (REP).
Também acompanharam os diretores dos departamentos da Casa: Filipe Vieira (Assuntos Jurídicos), Fábio Dionísio (Assuntos Legislativos), Mauro Rontani (Administração), Felipe Marchiori (TV Câmara), Luciano Júnior (Relações Públicas e de Cerimonial) e Valéria Rodrigues (Comunicação).
Bruno Didoné de Oliveira também apresentou três documentos que fazem parte do acervo do Departamento de Documentação e Transparência: um compilado de três documentos textuais e manuscritos, que permitem reconstituir parte da história do município, da fundação (em 1767) até a mudança de margem do rio (em 1784); a ata de posse de Prudente de Moraes para o primeiro mandato de vereador, assumido em 7 de janeiro de 1865; e o relatório entregue à Câmara em 1918, pelo então prefeito Fernando Febeliano da Costa, sobre os esforços do município para conter a epidemia da Gripe Espanhola.
Vereador pede intervenção da Prefeitura na região de Santa Teresinha
Câmara aprova moção de aplausos para a Escola Passo a Passo
Câmara aprova moção pelos 45 anos de empresa do setor imobiliário
Moção celebra os 125 anos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba
Moção reconhece atuação de escritório com 25 anos de história
Câmara aprova lei que oficializa evento de mulheres empreendedoras
Vereador acompanha ações para melhorar segurança na Laranjal Paulista
Câmara vota a criação de Fórum Permanente de Saúde Integral
Vereador cobra retomada urgente de obra na rua Rangel Pestana
Câmara cobra cumprimento de lei para uso do Elevar para fins de lazer
Moradores das proximidades de estação de esgoto reclamam do mau cheiro
Falta de materiais para curativos motiva requerimento ao Executivo
Frente Parlamentar contra pedágios na SP-304 é destaque em entrevista
Críticas ao atendimento na saúde dominam debates entre vereadores
Unidos contra o pedágio, vereadores aderem a Frente Parlamentar